English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Site do Fies está em manutenção até o dia 18 de janeiro

Site do Fies está em manutenção até o dia 18 de janeiro

Financiamento permite que estudante pague faculdade depois de formado.
Manutenção do site não prejudica alunos; inscrição é permanente, diz MEC.

Do G1, em São Paulo
Site está em manutenção até 18 de janeiro (Foto: Reprodução) 
Site está em manutenção até 18 de janeiro (Foto: Reprodução)
 
O estudante Gabriel Cascadan, de 21 anos, de São Paulo, precisa do Fies, programa de financiamento estudantil do Ministério da Educação, para poder cursar design de games na universidade Anhembi Morumbi. Ele começará o curso neste ano e entrou no site do programa para solicitar o financiamento, mas se surpreendeu com a informação de que ele estará em manutenção até o dia 18 de janeiro.
"Estou muito preocupado porque preciso desse financiamento para conseguir estudar. Minha mensalidade custa R$ 1.600 e não tenho como pagar. Se não conseguir, meu sonho terá de ser adiado", diz.
O MEC confirmou que o site ficará em manutenção até o dia 18 de janeiro, mas salientou que nenhum estudante será prejudicado por esse recesso porque as inscrições no Fies são permanentes e não há um período específico para solicitar o financiamento.
Pelo Fies, é possível conseguir financiamento para cobrir entre 50% e 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar. Durante o período de duração do curso e até 18 meses após a sua conclusão, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 13 anos.
Confira a nota na íntegra:
A manutenção do sistema não afeta nenhum procedimento do Fies. A manutenção no Sistema Informatizado do Fies (SisFIES) foi necessária para permitir a adaptação dos procedimentos operacionais às mudanças introduzidas no Financiamento Estudantil por força do disposto nas Portarias Normativas MEC nº 21, de 26.12.14, e nº 23, de 29.12.14.
Cabe ressaltar que as inscrições no Fies estão permanentemente abertas e podem ser feitas em qualquer época do ano. Uma vez formalizada a contratação junto ao agente financeiro, o Fies efetua o pagamento de todas as mensalidades do semestre para as instituições de ensino.
O prazo para realização do aditamento de renovação para o primeiro semestre de 2015 termina em 30 de abril. Durante esse período, é vedado às instituições de ensino superior impedir a matrícula ou exigir pagamento de mensalidades dos estudantes financiados.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário