English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Nota mil na redação, jovem que deixou semiárido é aprovada em medicina

Nota mil na redação, jovem que deixou semiárido é aprovada em medicina

Victoria Maria Luz conquistou uma das vagas do curso na UFMG.
Jovem deixou cidade natal com 14 anos para estudar em Teresina.

Gilcilene Araújo Do G1 PI
Victoria Maria Luz mostra resultado do Enem 2014 (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Victoria Maria Luz tirou nota máxima na redação do Enem 2014 (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
A piauiense natural de Picos, no semiárido, Victoria Maria Luz, 18 anos, que obteve nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai realizar o sonho de ser médica. A jovem conquistou uma das vagas do curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais. Ela foi aprovada na primeira chamada do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista com o nome dos selecionados foi divulgada nesta segunda-feira (26).
“Estou muito feliz com esta conquista. É uma sensação indescritível ver seu nome na lista de aprovados. Todo o reforço e abdicação foram recompensados com esta aprovação. Minha família é só alegria”, afirmou a jovem.
Estudante diz que leitura é fundamental para uma boa redação (Foto: Gilcilene Araújo/G1) 
Estudante diz que recompensa chegou(Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
Vitória, aos 14 anos, mudou-se de Picos para Teresina com objetivo de melhorar a preparação para o Enem. Agora, ela volta a arrumar as malas e já prepara o psicológico para uma nova adaptação. A futura acadêmica nunca esteve em Minas Gerais.

“Não conheço a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Irei pela primeira vez quando for fazer a matrícula. Vou procurar um local para morar e depois das primeiras semanas  de estudo irei buscar estudantes que desejam dividir as despesas de um apartamento. Será  uma nova adaptação, mas desta vez  tenho certeza que será mais prazerosa, pois estarei realizando um sonho de infância”, comentou.

Segundo a jovem, a escolha pela UFMG aconteceu em conversa com os amigos que lhe disseram que a instituição é uma das melhores universidades do Brasil. “Com a nota que tirei poderia ter  conquistado uma vaga para medicina na Universidade Federal do Piauí, mas ao observar a nota de corte, eu percebi que também lograria êxito escolhendo a federal de Minas”, disse.

A matrícula dos candidatos aprovados acontecerá nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário