English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dilma diz que Fies já financia 871 mil universitários em todo o país

Dilma diz que Fies já financia 871 mil universitários em todo o país

Presidente diz que programa pode atender 400 mil jovens só em 2014.
150 mil alunos beneficiados escolheram o curso de engenharia.

Do G1, em São Paulo
A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (29), durante seu programa de rádio “Café coma presidenta”, que o Fundo de Financiamento ao Estudante do ensino Superior (Fies) já apoia e financia 871 mil jovens em todo o país, dos quais 150 mil são estudantes de engenharia.
Segundo Dilma, o Fies está ajudando os jovens a fazer um curso superior. “Mais de 12% das matrículas universitárias do país são feitas com o Fies. São 871 mil jovens que estão fazendo cursos universitários. Quase 80% desses estudantes são de famílias com renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa. Isso mostra que o Fies está ajudando os jovens mais pobres a realizar o sonho de fazer uma faculdade, de se formar no curso que escolheram e de conseguir um trabalho melhor”.
Para Dilma, o programa vem crescendo. “O programa vem aumentando a cada ano no meu governo. Somente neste ano, 266 mil jovens assinaram o contrato do Fies para pagar a faculdade. E eu tenho certeza que chegaremos a 400 mil financiamentos até o final deste ano”.

Dilma explicou como o jovem consegue o financiamento do Fies. “O primeiro passo é fazer o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que é também a porta de entrada para todos os outros programas de acesso à educação superior, como o ProUni, que oferece bolsas nas faculdades privadas; o Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificado, para as universidades públicas; as cotas, nas universidades federais; e o Ciência sem Fronteiras, que dá acesso a cursos no exterior. Além de ter feito o Enem, o estudante precisa estar matriculado em uma faculdade inscrita no Fies. Todas essas informações estão na página do MEC na internet”.

Dilma também falou como o aluno paga o financiamento. “O estudante do Fies paga 3,4% de juros ao ano e só vai começar a pagar o financiamento um ano e meio depois de formado. Além disso, o estudante tem tranquilidade para pagar o Fies, porque o prazo para ele quitar a dívida é três vezes o tempo do curso mais um ano”.

De acordo com a presidente, um dos cursos mais procurados é o de engenharia. “A procura está muito alta. Temos, por exemplo, 150 mil jovens estudando engenharia com o apoio do Fies, o que não é pouca coisa. E veja você que a área de engenharia é onde está hoje uma das maiores demandas que as empresas têm sobre o mercado de trabalho”.
Segundo Dilma, outro curso muito procurado e beneficiado pelo Fies é o de medicina. “A cada ano, 17 mil estudantes entram em cursos de medicina no Brasil. No ano passado, mais de 7 mil desses estudantes entraram para uma faculdade de medicina por meio do financiamento do Fies. Ao todo, o Fies financia hoje os estudos de 22 mil alunos de medicina em todo o país”.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário