English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Só 12% das escolas têm computador instalado na sala de aula, diz estudo

Só 12% das escolas têm computador instalado na sala de aula, diz estudo

É mais fácil encontrar computadores na sala da diretoria ou de professores.
Pesquisa TIC Educação, do CGI.br, foi divulgada nesta quinta-feira (23).

Do G1, em São Paulo
Computador na sala de aula (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Computador portátil na sala de aula (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgada nesta quinta-feira (23) mostra que a grande maioria das escolas brasileiras já possui computador, mas apenas 12% delas instalou o equipamento dentro das salas de aulas. De acordo com a terceira edição da pesquisa TIC Educação 2012, 823 das 856 escolas incluídas na amostra do estudo, realizado entre setembro e dezembro do ano passado, possuem pelo menos um computador. Mas a sala de aula é onde menos se encontra um deles.
O local da escola onde é mais comum encontrar um computador é a sala da diretoria: 86% delas já estão equipadas. Depois, vem o laboratório de informática. Segundo a pesquisa, 82% deles possuem computadores. Em 65% das salas de professores é possível encontrar uma dessas máquinas, e as bibliotecas ou salas de estudos dessas 823 escolas também têm pelo menos um computador em 47% dos casos.
Em 41% das escolas existem computadores em outros locais, segundo os dados.
Locais da escola com pelo menos um computador*:

86% das salas dos diretores
82% dos laboratórios de informática
65% das salas dos professores
47% das bibliotecas
12% das salas de aula
 
*Pesquisa TIC Educação 2012
Entre as 102 escolas com computador instalado na sala de aula, quem faz uso principal da máquina é o professor (98%). A porcentagem de alunos que acessam o equipamento é de 72%.
Já no laboratório de informática, 93% dos alunos e 91% dos professores usam a máquina diretamente.
A biblioteca ou sala de estudos é o local onde o computador é usado com menos frequência: quem faz mais uso dele são os alunos (75%), professores (74%) e funcionários (63%).
A pesquisa apontou ainda que segue crescendo o número de professores que levam seu próprio notebook para a escola. Em 2012, 53% dos docentes deslocaram seu equipamento de uso pessoal para a sala de aula. Em 2011, essa porcentagem foi de 50% e, no ano anterior, foi de 47%. No total, 1.159 professores afirmaram que possuíam um computador portátil em casa.
Outros 140 professores disseram que já têm um tablet de uso pessoal. Neste caso, 34% deles leva o aparelho à escola. No caso dos professores de escola particular, essa porcentagem aumenta para 46%. Entre os docentes da rede pública, 28% usam o equipamento na escola.
Acesso à internet móvel e em casa
De acordo com os dados divulgados pelo CGI.br, 67% dos estudantes participantes da pesquisa têm computador em casa e 60% deles possuem acesso à internet. Na divisão de alunos da rede pública e da privada, porém, a diferença é grande.
Enquanto apenas 62% dos alunos de escolas públicas possuem um computador em casa, e 54% têm acesso à internet, no caso dos estudantes matriculados em colégios particulares essas porcentagens são de 94% e 91%, respectivamente.
A pesquisa também revelou que, pela primeira vez, a maior parte dos alunos afirmou ter aprendido sozinho a usar o computador e a internet. De acordo com os dados, 48% deles disseram que começaram a navegar sem o auxílio de outras pessoas.
Entre os 3.376 alunos que usam o celular para acessar a internet, 35% dos que são de escolas públicas acessam a internet pelo celular na escola, mas quase todos eles (92%) também usam o aparelho para navegar na web em outros locais.
No caso dos estudantes da rede particular, a porcentagem dos que acessam a internet pelo celular dentro do colégio é maior: 52% deles fazem esse uso de seus telefones enquanto estão na escola, e 92% repetem a atividade fora dela.
O principal uso da internet citado pelos alunos é a pesquisa escolar (86%), seguido dos trabalhos escolares sobre um tema (76%), da lição de casa (63%) e dos jogos educativos (55%).

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário