English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 4 de maio de 2013

Língua portuguesa atrai estudantes estrangeiros para Unesp de Rio Preto

Língua portuguesa atrai estudantes estrangeiros para Unesp de Rio Preto

Em uma sala de aula, são mais de 15 nacionalidades juntas para aprender.
Procura pela língua portuguesa aumentou 400% na Unesp de Rio Preto.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Muitos estrangeiros estão de olho em São José do Rio Preto (SP) para estudar. A proximidade com a Copa do Mundo e as Olimpíadas aumentam o interesse de quem vive lá fora em aprender a língua portuguesa. E a Unesp é uma das universidades que ensinam o idioma para quem vem do exterior.
A cidade, que fica a mais de 450 quilômetros da capital, se tornou atrativa para alunos estrangeiros. Eles escolheram Rio Preto para estudar e chegam em número cada vez maior. A estudante Yoanky Cordero saiu de Cuba para fazer pós-graduação em letras. “Fiz uma pesquisa e fui encontrando o que queria estudar em Rio Preto. Então resolvi vir para cá”, afirma.
Na sala de aula, são mais de 15 nacionalidades juntas. Gente que veio de todo lugar do mundo, como China, Peru, Estados Unidos, Haiti. O desafio dos professores é transformar todos esses idiomas em uma só língua. “É um desafio para nós lidar com a cultura e diversidade cultural dentro da sala de aula. Temos 15 culturas e línguas diferentes dentro da sala”, diz a professora Isabela Abe de Jesus.
O bom momento da economia, as Olimpíadas e a Copa do Mundo, juntos, aumentaram a visibilidade do Brasil no exterior. No último ano, somente na Unesp de Rio Preto, a procura pelo curso de língua portuguesa aumentou 400%. “Você deixa de aprender a língua de um país dominante, para começar a ensinar nossa língua, projetar nossa cultura em outros contextos e valorizar o que temos”, afirma a coordenadora do curso, Marta Lúcia Kfouri.
A estudante Eilidh Mcivor chegou ao Brasil em fevereiro.  Ela saiu da Escócia para conhecer o país que, segundo ela, pode oferecer muitas oportunidades. “Na verdade adoro o português, é uma língua bonita e as pessoas no Brasil sempre querem conversar e fica fácil de aprender, conhecer a cultura”, diz.
O aprendizado já é tão grande que até quem veio do outro lado do mundo já pensa em trazer toda família para morar no Brasil. A estudante Beibei Sang, ou melhor, Bela Fernandes, para os brasileiros, saiu de Pequim para aprender e também ensinar. “Gosto bastante dos meus alunos e dos meus professores. Eu ensino a minha língua, o mandarim, e também aprendo o português”, afirma.

Estudantes estrangeiros durante aula de língua portuguesa na Unesp de Rio Preto (Foto: Reprodução / TV Tem)Estudantes estrangeiros em aula de língua portuguesa na Unesp de Rio Preto (Foto: Reprodução / TV Tem)
 
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário