English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 13 de maio de 2013

UnB publica edital da 1ª seleção para 2014; 50% das vagas são pelo Enem

UnB publica edital da 1ª seleção para 2014; 50% das vagas são pelo Enem

Outra metade é para aprovados por meio do PAS.
Vestibular será usado para candidatos às vagas do 2º semestre.

Do G1 DF

A Universidade de Brasília (UnB) publicou nesta sexta-feira (10) o edital para a entrada dos próximos alunos na instituição, reservando 50% das vagas para aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base na nota do Enem de 2013, e a outra metade para aprovados por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS). O vestibular será usado para alunos que se candidatarem às vagas no segundo semestre letivo.

De acordo com o Ministério da Educação, a UnB disponibilizou 2.110 vagas para alunos que desejarem ingressar na universidade pela nota do Enem, de um total de 4.220 vagas, em 97 cursos, para o primeiro semestre de 2014.

Os estudantes que quiserem ingressar na UnB utilizando a nota do Enem devem se inscrever pela internet no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A proposta de adesão ao Enem havia sido apresentada aos institutos e faculdades da UnB em 2012.

Segundo o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, a utilização do Sisu tem o intuito de democratizar o acesso à universidade e diminuir o número de avaliações aos estudantes que estão concluindo o ensino médio. Ele afirma que a iniciativa não deve provocar grandes mudanças no número de estudantes de fora do Distrito Federal.

“O fato de o Enem ser um exame realizado em todo o país facilita a mobilidade, mas não altera significativamente o número de estudantes de fora”, diz. Rabelo afirma que estudos de gestores de universidades federais como a do Ceará (UFC), a mais procurada pelos inscritos no Sisu, mostram que a utilização do sistema não provocou aumento na migração de estudantes.

Em 2013, o Sisu registrou mais de 1,9 milhão de inscritos para disputar 129 mil vagas em 101 instituições de ensino.

O Sisu foi criado em 2009 pelo Ministério da Educação para centralizar a oferta de vagas em instituições federais de ensino superior. O processo seletivo é feito duas vezes por ano totalmente pela internet. Estudantes que fizeram o Enem se inscrevem no site do Sisu e podem faz duas opções de cursos em qualquer instituição. O sistema calcula, diariamente, a nota de corte de cada curso, para que os candidatos busquem os cursos nos quais têm mais chance de serem aprovados, segundo sua nota no Enem.

A adesão das instituições é facultativa e cada universidade decide o número de vagas que quer oferecer e a política de cotas e bônus aos candidatos, aplicada automaticamente pelo sistema. Porém, a maioria das federais já aderiu ao Sisu. Em 2013, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que até então não participava do sistema, anunciou que vai oferecer todas as suas vagas pelo Sisu, e a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), também de Minas Gerais, anunciou que vai aumentar sua participação de 10% para 100%.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário