English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 21 de julho de 2013

Vice-reitora da Unesp negocia com estudantes desocupação da reitoria

Vice-reitora da Unesp negocia com estudantes desocupação da reitoria

Grupo de estudantes ocupou prédio na tarde desta terça-feira (16).
Entre as reivindicações estão mais auxílio a estudantes de baixa renda.

Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo
Estudantes ocupam prédio da reitoria da Unesp, no Centro de São Paulo (Foto: Lívia Machado/G1) 
Estudantes ocupam prédio da reitoria da Unesp, no Centro de São Paulo (Foto: Lívia Machado/G1)
 
A professora Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), se reúne na noite desta terça-feira (16) com representantes do grupo de estudantes que ocuparam o prédio da reitoria na tarde desta terça. O edifício fica na rua Quirino de Andrade, na região central de São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa, a reunião negocia a desocupação do edifício.
A assessoria da instituição afirmou que um grupo de entre 40 e 50 estudantes permanecem no prédio.
Entre as reivindicações estão criar uma Coordenadoria de Permanência Estudantil (CPE), aumentar a participação de estudantes na composição da Comissão Permanente de Permanência Estudantil (CPPE), ceder uma sala para a instalação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e efetuar ações emergenciais de auxílio estudantil nos campi de Ourinhos e São Vicente.
Protesto em frente ao prédio
No fim da manhã, cerca de 80 manifestantes se concentraram em frente ao prédio, segundo estimativa da Polícia Militar. Siga em tempo real a cobertura dos protestos em São Paulo.
Os estudantes da Unesp já haviam ocupado a reitoria durante um dia, em 27 de junho. Eles desocuparam o local depois de entrarem em um acordo com a instituição para a ampliação das políticas de auxílio e permanência estudantil, como o aumento do número de bolsas-aluguel e bolsas para alunos de baixa renda, e o pagamento retroativo de bolsas de pesquisa. Ainda no mês passado, diversos campi da Unesp tiveram protestos, ocupações e greve de estudantes, funcionários e professores: Franca, Botucatu, Araraquara e São José dos Campos.
Na ocasição, a reitoria se comprometeu a elaborar uma proposta de obras para a construção de moradias e restaurantes, além de solicitar à assessoria jurídica o encaminhamento de propostas de ampliação da participação estudantil nos órgãos colegiados da instituição.
A assessoria de imprensa da Unesp afirmou que, desde então, a reitoria tem se reunido com os estudantes para dar seguimento às reivindicações.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário