English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 21 de julho de 2013

Projeto de Lei que estadualiza Feit é aprovado na Assembleia Legislativa

Projeto de Lei que estadualiza Feit é aprovado na Assembleia Legislativa

Fundação de Ituiutaba e outras cinco serão absorvidas pelo estado.
Instituições compõem a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Do G1 Triângulo Mineiro
Feit UEMG Ituiutaba estadual (Foto: Reprodução / TV Integração) 
Feit será administrada pelo Estado (Foto: Reprodução / TV Integração)
 
A Fundação Educacional de Ituiutaba (Feit) será administrada pelo estado. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a absorver as instituições que compõem a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Além da Feit, outras cinco instituições serão absorvidas pelo Estado.
O projeto de lei foi enviado em abri deste ano para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Aprovado, ele segue para sansão do governador Antônio Anastasia. Com a absorção, a promessa é de mais investimentos em graduação, pesquisa e extensão.
Além da estrutura maior, a grande expectativa é pela gratuidade do ensino. O diretor administrativo da instituição, Eduardo Luiz Ferreira, afirmou que a previsão é de gratuidade para o próximo vestibular no final do ano. “Para adaptar tudo era preciso de um determinado tempo. Mas que é irreversível, não tenho dúvida”, disse.
Ele explicou que os atuais alunos serão automaticamente transferidos para a Universidade na data da publicação do decreto do governador, mas os inadimplentes terão que regularizar a situação para renovação das matrículas. “É uma oportunidade de negociar nas condições mais fáceis para ele estar apto para entrar na UEMG”, explicou. Em todo o estado, o número de cursos oferecidos passará de 32 para 112 nos próximos anos, o de alunos aumentará de 5.600 para 15 mil, e o de professores, de 853 para 1.800.

Feit UEMG Ituiutaba (Foto: Reprodução / TV Integração) 
Ituiutaba foi uma das primeiras a aderir ao projeto (Foto: Reprodução / TV Integração)
 
Depois de 20 anos de espera pela estadualização do ensino superior em Ituiutaba, o professor do curso de direito Fernando Melo da Silva espera o crescimento da instituição. “Que a UEMG se consolide como uma instituição de ensino séria, respeitada e que tenha produção acadêmica e cientifica no nível que se espera”, afirmou.
O estudante de engenharia da computação João Ludovico espera a gratuidade dos cursos e enxerga a estadualização como a possibilidade de ampliar os estudos dentro da instituição. “É a oportunidade que a gente tem de continuar os estudos, como pós-graduação e de forma gratuita”, reforçou.
Ituiutaba foi uma das primeiras cidades a aderir ao projeto da Universidade do Estado de Minas Gerais, em 1992. Desde então foram várias ações, mas o projeto nunca saiu do papel. A Fundação Educacional de Ituiutaba tem mais de dois mil alunos e, além da gratuidade, eles esperam investimentos para um ensino superior de qualidade.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário