English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Inep divulga regras para aplicadores de prova de proficiência em português

Inep divulga regras para aplicadores de prova de proficiência em português

Celpe-Bras é o exame feitos por estrangeiros.
No Brasil há 22 postos de aplicação e 47 no exterior.

Do G1, em São Paulo
Foram divulgados nesta quinta-feira (4) os critérios para credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros  (Celpe-Bras) definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A portaria foi publicada no 'Diário Oficial da União' desta quinta.
O certificado é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente, é aceito em empresas e instituições de ensino. No ano passado foram concedidas 6.661 certificações em diferentes níveis.
Podem atuar como postos aplicadores do exame instituições de educação superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do país, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa. O Celpe-Bras conta com 22 postos aplicadores no Brasil e 47 no exterior.
As instituições interessadas no credenciamento como postos aplicadores do exame devem apresentar pedido ao Inep, por meio de ofício ou pela internet, em língua portuguesa e acompanhado dos documentos descritos na portaria. Após receber o pedido, o Inep tem o prazo de 30 dias úteis para analisá-lo. O credenciamento do posto aplicador tem validade de cinco anos e pode ser renovado por períodos iguais e consecutivos.
O posto aplicador do Celpe-Bras deve contar com sala de coordenação, salas de aula, banheiros e dependências adequadas para acomodar os examinandos nos dias da aplicação de prova. Deve estar equipado com computadores para uso administrativo, com acesso à internet banda larga; copiadora e impressora; computadores com software de reprodução de vídeos; projetor Datashow; tela de projeção e sistema de som compatível com o número de examinandos; gravador digital, aparelho ou sistema de áudio que permita a realização de gravações da parte oral.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário