Inep divulga regras para aplicadores de prova de proficiência em português
Celpe-Bras é o exame feitos por estrangeiros.
No Brasil há 22 postos de aplicação e 47 no exterior.
O certificado é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente, é aceito em empresas e instituições de ensino. No ano passado foram concedidas 6.661 certificações em diferentes níveis.
As instituições interessadas no credenciamento como postos aplicadores do exame devem apresentar pedido ao Inep, por meio de ofício ou pela internet, em língua portuguesa e acompanhado dos documentos descritos na portaria. Após receber o pedido, o Inep tem o prazo de 30 dias úteis para analisá-lo. O credenciamento do posto aplicador tem validade de cinco anos e pode ser renovado por períodos iguais e consecutivos.
O posto aplicador do Celpe-Bras deve contar com sala de coordenação, salas de aula, banheiros e dependências adequadas para acomodar os examinandos nos dias da aplicação de prova. Deve estar equipado com computadores para uso administrativo, com acesso à internet banda larga; copiadora e impressora; computadores com software de reprodução de vídeos; projetor Datashow; tela de projeção e sistema de som compatível com o número de examinandos; gravador digital, aparelho ou sistema de áudio que permita a realização de gravações da parte oral.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário