English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 19 de março de 2013

Estudantes de medicina da UFSCar de São Carlos, SP, iniciam greve

Estudantes de medicina da UFSCar de São Carlos, SP, iniciam greve

Alunos reclamam da falta de professores e de internato fora da cidade.
UFSCar diz que vai fazer cronograma de ações para normalizar atividades.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Campos da UFSCar, em São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1) 
Campos da UFSCar, em São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
 
Os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) decidiram entrar em greve nesta sexta-feira (15), após assembleia geral. Segundo eles, a decisão está pautada nas dificuldades que enfrentam para realizar os estudos como a falta de docentes, a paralisação de atividades e o internato fora de São Carlos. A UFSCar informou que fará um cronograma de ações nos próximos dias para que as atividades voltem ao normal.
Segundo os estudantes, a falta de estrutura atrapalha a qualidade do ensino. O não usufruto do USPP-s (local onde seriam realizadas as simulações), o atraso na conclusão do prédio DMed II, a inoperância da USE e do Hospital-Escola são os principais empecilhos.
A paralisação das atividades práticas para os alunos do terceiro e quarto ano, por determinação da coordenação do curso e dos docentes responsáveis, e a falta de professores para o primeiro e segundo ano, que para eles inviabiliza as atividades básicas do curso, também estão na lista das reclamações.

Internato
Uma das principais queixas dos estudantes é com o modo como são realizados os internatos para o quinto e sexto ano. Hoje os alunos precisam viajar para outras cidades, o que tornaria frágil a estabilidade do curso, devido à efemeridade dos contratos. Eles dizem ainda que a alteração do local do internato dificulta o manejo do corpo docente, acesso ao material de estudo, além de gerar gastos com transporte e hospedagem.
A ausência de Matriz Curricular ou aplicação da mesma, caso exista, e a inexistência das atividades das oficinas, previstas no projeto político pedagógico do curso, também estão entre os problemas apresentados.

UFSCar
Em nota, a assessoria de imprensa da UFSCar informou que nesta tarde houve uma reunião da coordenação do curso de medicina com os alunos, para discutir as reivindicações.
Entre os pontos levantados, está a inserção com qualidade dos estudantes nas unidades de Saúde do município. "Os estágios realizados nesses equipamentos, que deveriam ter sido reiniciados no dia 18 de fevereiro, ainda não puderam começar devido à ausência de uma resposta formal da Prefeitura Municipal de São Carlos sobre as condições para continuidade das atividades de preceptoria. Portanto, o equacionamento desse problema depende, fundamentalmente, do sucesso das negociações em curso com o governo municipal", explicou um trecho da nota.
Ainda segundo a assessoria, nos próximos dias será feito um cronograma de ações para que as atividades do curso voltem ao normal.

Alunos do curso de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fazem protesto na Avenida São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)Alunos de medicina da UFSCar protestaram no ano passado em São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)
 
Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário