English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 1 de junho de 2014

Brasileiro que estuda nos EUA cria projeto educacional e ajuda jovens

Brasileiro que estuda nos EUA cria projeto educacional e ajuda jovens

Iniciativa em Santa Isabel (SP) já recebeu cerca de 1,5 mil alunos.
Projeto treina estudantes para olimpíadas do conhecimento.

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Marco Antônio estuda no Instituto de Tecnologia de Massachussets e foi o idealizador do projeto (Foto: Teresinha Pedroso/Arquivo Pessoal) 
Marco Antônio estuda no Instituto de Tecnologia de Massachussets e foi o idealizador do projeto. (Foto: Teresinha Pedroso/Arquivo Pessoal)
 
Um projeto realizado em Santa Isabel vem transformando alunos em atletas do conhecimento. Intitulada "Olímpícos de Santa Isabel", a iniciativa prepara estudantes dos ensinos fundamental e médio para competições de matemática, astronomia e outras áreas.
O projeto começou em 2008 quando o estudante Marco Antônio Lopes Pedroso, então aluno de uma faculdade pública brasileira, teve a ideia de ajudar outros jovens. Ele fez uma prova e conseguiu uma bolsa para estudar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, o mais conceituado daquele país.
"A inspiração veio do fato de eu e meu irmão termos acesso a grandes oportunidades que surgiram a partir do nosso interesse em olimpíadas. A partir daí, meio que num senso de dever, decidimos mostrar esse mundo para outros alunos da nossa cidade. Hoje, vemos muitos e muitos alunos propagando essa ideia, principalmente alunos que se destacaram na Olímpicos e hoje estão liderando o projeto”, explica Marco Antônio. Hoje, o estudante está concluindo sua graduação em Ciência da Computação e de lá ajuda a coordenar o programa.

Projeto treina alunos para conseguir medalhas em olimpíadas de conhecimentos e bolsas em escolas particulares (Foto: Therezinha Lopes/Arquivo Pessoal) 
Projeto treina alunos para conseguir medalhas em olimpíadas de conhecimentos e bolsas em escolas particulares (Foto: Therezinha Lopes/Arquivo Pessoal)
 
Olímpicos de Santa Isabel

Na iniciativa, os alunos da rede pública estudam gratuitamente, no contraturno do período escolar, durante a semana e até nos dias de descanso. Além de conseguir boas colocações em olimpíadas de conhecimentos, a intenção também é obter bolsas de estudo.
O Olímpicos atualmente tem 70 alunos fazendo curso pré-vestibular e cerca de 120 em treinamentos para olimpíadas. “Quem treina matemática eleva o nível de conhecimento para todas as outras áreas, inclusive biologia e português”, conta a coordenadora do projeto, Therezinha Lopes.
O Olímpicos de Santa Isabel já levou conhecimento a cerca de 1,5 mil jovens. Os alunos atualmente se preparam para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica. Apenas no primeiro semestre do ano, os olímpicos farão provas para duas competições de física, duas de matemática, uma de informática e outra internacional de ciências.

Cursos são oferecidos durante a semana e também aos sábados e domingos (Foto: Therezinha Lopes/Arquivo Pessoal)Cursos são oferecidos durante a semana e também aos sábados e domingos (Foto: Therezinha Lopes/Arquivo Pessoal)
 
Uma das revelações do projeto é Ana Paula de Oliveira Faria, de 15 anos. Ela conseguiu uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio em um colégio particular da capital graças ao treinamento puxado em quatro anos no Olímpicos. Hoje é tão grata à iniciativa que dedica seus domingos a dar aulas para crianças no projeto. "Eu entrei com 10 anos, meio que por acaso. Mas gostei muito e acabei ficando. Sem o projeto, eu não teria conseguido a bolsa, nem sabia que existia essa possibilidade. Hoje dou aulas de matemática e química para crianças que têm a mesma idade que eu tinha quando entrei", conta.

Aos 15 anos, Ana Paula dá aulas no projeto aos domingos e retribui o conhecimento que adquiriu (Foto: Therezinha Lopes/Arquivo Pessoal) 
Aos 15 anos, Ana Paula dá aulas no projeto aos domingos e retribui o conhecimento que adquiriu. (Foto: Therezinha Lopes/Arquivo Pessoal)
 
Ana Paula acumula 12 premiações em oimpíadas de conhecimentos. O reconhecimento mais recente foi uma menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Química.

Khan Academy
O idealizador do Olímpicos de Santa Isabel conta que os alunos também estão aprendendo com a ajuda da Khan Academy, uma plataforma online internacional que ensina matemática por meio de videoaulas.

“Começamos esses testes pilotos de usar a Khan Academy com os alunos e eu estou atuando também como um tutor remoto através da plataforma. Tem sido bem interessante”, diz Marco Antônio.
Entre a conclusão de seu curso de graduação e o início de seu mestrado – também a ser cursado em Massachusetts – ele estará de volta ao país trabalhando na implantação da Khan Academy.  “Durante os meses de junho a agosto, estarei no Brasil trabalhando na Fundação Lemann, ajudando a expandir o impacto do projeto Khan Academy nas escolas. Há chance de trabalhar também num possível braço do projeto focado em ensinar programação” conclui.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário