Quem só estudou para o Enem, levou susto na Fuvest’, diz professor
Primeira fase foi considerada difícil por alunos e docentes. Lista de aprovados para a segunda etapa será divulgada no dia 22 de dezembro
Candidatos disputam 11.057 vagas na USP e 120 na Medicina da Santa Casa - Ricardo Matsukawa/VEJA.com
Confira o gabarito oficial da Fuvest 2015
Ainda segundo Arruda, todos os livros da lista obrigatória foram citados no exame. "Um deles, Memórias de um Sargento de Milícias, apareceu em uma questão da prova da história. Esse tipo de interdisciplinaridade é uma das marcas da Fuvest e também permeou as provas de química e biologia."
Para Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, em Campinas, quem estudou apenas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no início deste mês, foi surpreendido pela Fuvest. "Os candidatos levaram um susto, pois a complexidade desta prova foi muito maior. Enquanto o Enem cobra quantidade, com muitas questões da mesma disciplina, a Fuvest é mais específica e complexa. Apenas interpretar as questões não foi garantia de acerto, era preciso saber do que se tratava aquele conteúdo."
De acordo com os professores, a prova fez jus à fama. "O exame só vai selecionar os melhores alunos, como convém para o vestibular que escolhe os futuros estudantes da melhor universidade do país", destaca Tasinafo. Nas redes sociais, os estudantes reclamaram do nível da prova. "1ª vez que fiz a Fuvest e achei mais difícil que o esperado", disse uma estudante no Twitter. "To saindo da Fuvest me rastejando [sic]", afirmou outra participante.
Fonte: Veja
Nenhum comentário:
Postar um comentário