Escolas já podem acessar as notas do Enem 2013
Diretor de colégio pode acessar sistema e descobrir a média dos alunos.
Divulgação para o público será dia 22, após análise de recursos.
O acesso das escolas às notas preliminares do Exame Nacional do Ensino
Médio do ano passado (Enem 2013) foi liberado na noite na segunda-feira
(1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Para ver o desempenho dos seus alunos, o diretor da escola precisa
acessar este link e digitar o CPF e o código da entidade.
A principal novidade é a inclusão de indicadores que permitem uma melhor
compreensão da realidade de cada escola e uma análise mais adequada de seus resultados de desempenho, uma vez que esses estão associados às características e contexto das escolas e seus alunos.
O Indicador de Nível Socioeconômico, segundo o Inep, permite situar o público atendido pela escola em um estrato social, apontando o padrão de vida referente a cada um de seus níveis ou estratos. Esse indicador é calculado a partir do nível de escolaridade dos pais e da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos.
O Indicador de Adequação da Formação Docente analisa a formação dos docentes que lecionam no ensino médio na escola. Apresenta o percentual de disciplinas que são ministradas por professores com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma disciplina que leciona.
A divulgação das médias de proficiência dos estudantes no Enem por Escola 2013 foi realizada pelas quatro áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e para a redação. As escolas precisavam ter, no mínimo, 10% de alunos concluintes do ensino médio participantes e, no mínimo, 50% de estudantes participantes no Enem 2013, considerando os dados do Censo Escolar 2013.
Foram apresentados dados sobre o número de alunos participantes, inclusive alunos com deficiência, as médias das proficiências dos alunos participantes por área do conhecimento e redação, assim como a distribuição percentual dos alunos por faixa de proficiência para cada área do conhecimento e para a redação.
Os cálculos utilizados para as taxas de participação são:
- Taxa de participação: percentual de alunos concluintes da escola que participaram do Enem
(considerados nos resultados da escola).
- Número de participantes com deficiência: número de alunos participantes do Enem (considerados nos resultados da escola) que declararam deficiência no Censo Escolar 2013
Em caso de discordância, os dirigentes das escolas poderão interpor recurso ao Inep até 10 dias após a data da divulgação preliminar. O Inep vai analisar e responder os recursos no prazo de 15 dias. A divulgação final dos resultados está prevista para o dia 22 de dezembro, segundo a portaria.
Segundo nota técnica do Inep, os resultados do Enem auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no ensino médio e no estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação.
Quando disponibilizados por escola, os resultados agregados das proficiências médias apresentadas por área do conhecimento e redação possibilitam uma
análise pela comunidade escolar para que se percebam os desafios a serem enfrentados.
O Inep ressalta que a utilização dos resultados do Enem por Escola deve ser considerada com cautela, uma vez que a participação no exame é de caráter voluntário e, por esta razão, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.
A análise dos resultados do Enem por escola deve considerar também as informações
contextuais que são disponibilizadas, como o indicador de nível socioeconômico
e o indicador de formação docente da escola.
Fonte: G1.com
A principal novidade é a inclusão de indicadores que permitem uma melhor
compreensão da realidade de cada escola e uma análise mais adequada de seus resultados de desempenho, uma vez que esses estão associados às características e contexto das escolas e seus alunos.
O Indicador de Nível Socioeconômico, segundo o Inep, permite situar o público atendido pela escola em um estrato social, apontando o padrão de vida referente a cada um de seus níveis ou estratos. Esse indicador é calculado a partir do nível de escolaridade dos pais e da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos.
O Indicador de Adequação da Formação Docente analisa a formação dos docentes que lecionam no ensino médio na escola. Apresenta o percentual de disciplinas que são ministradas por professores com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma disciplina que leciona.
A divulgação das médias de proficiência dos estudantes no Enem por Escola 2013 foi realizada pelas quatro áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e para a redação. As escolas precisavam ter, no mínimo, 10% de alunos concluintes do ensino médio participantes e, no mínimo, 50% de estudantes participantes no Enem 2013, considerando os dados do Censo Escolar 2013.
Foram apresentados dados sobre o número de alunos participantes, inclusive alunos com deficiência, as médias das proficiências dos alunos participantes por área do conhecimento e redação, assim como a distribuição percentual dos alunos por faixa de proficiência para cada área do conhecimento e para a redação.
Os cálculos utilizados para as taxas de participação são:
- Taxa de participação: percentual de alunos concluintes da escola que participaram do Enem
(considerados nos resultados da escola).
- Número de participantes com deficiência: número de alunos participantes do Enem (considerados nos resultados da escola) que declararam deficiência no Censo Escolar 2013
Em caso de discordância, os dirigentes das escolas poderão interpor recurso ao Inep até 10 dias após a data da divulgação preliminar. O Inep vai analisar e responder os recursos no prazo de 15 dias. A divulgação final dos resultados está prevista para o dia 22 de dezembro, segundo a portaria.
Segundo nota técnica do Inep, os resultados do Enem auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no ensino médio e no estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação.
Quando disponibilizados por escola, os resultados agregados das proficiências médias apresentadas por área do conhecimento e redação possibilitam uma
análise pela comunidade escolar para que se percebam os desafios a serem enfrentados.
O Inep ressalta que a utilização dos resultados do Enem por Escola deve ser considerada com cautela, uma vez que a participação no exame é de caráter voluntário e, por esta razão, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.
A análise dos resultados do Enem por escola deve considerar também as informações
contextuais que são disponibilizadas, como o indicador de nível socioeconômico
e o indicador de formação docente da escola.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário