English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Curso da Faculdade de Paulínia tem vestibular suspenso pelo MEC

Curso da Faculdade de Paulínia tem vestibular suspenso pelo MEC

Tecnologia em gestão ambiental tem conceito 'insuficiente' para o Ministério.
Instituição terá de apresentar melhorias para retomar vestibular do curso.

Do G1 Campinas e Região
O curso superior de tecnologia de gestão ambiental da Faculdade de Paulínia (FACP) é um dos 27 do país que atingiu nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2013, índice considerado "insuficiente" pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, a instituição fica suspensa de receber novos alunos para esta graduação até apresentar as melhorias necessárias para o Ministério. O vestibular para os demais cursos poderão ser aplicados e a decisão não afeta estudantes em graduação.
O CPC varia de 1 a 5 e, segundo o MEC, cursos com nota menor que três sofrem cessões administrativas e ficam sem receber novos alunos. A graduação em tecnologia de gestão ambiental na FACP é paga e tem duração de dois anos. Até esta publicação, a faculdade não atendeu as ligações do G1 e nem respondeu o e-mail enviado para a secretaria acadêmica.
Além da suspensão do vestibular, o MEC retira o curso dos programas nacionais de apoio a educação superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Para retomar o vestibular, o curso passará por um processo de renovação de reconhecimento, que inclui, entre outras medidas, a apresentação de um plano de melhorias.

Entenda o CPC
O CPC  avalia os cursos superiores. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens. O índice varia entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito com notas 1 e 2.
A composição da nota tem três pesos: 55% corresponde ao desempenho dos estudantes concluintes do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 30% equivale à titulação dos professores e ao seu regime laboral, e 15% da nota é composta dos índices de infra-estrutura e organização didático-pedagógica da instituição.
Cursos com conceitos 1 ou 2 estão sujeitos a medidas administrativas, entre elas a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos. Ou seja, a universidade pode fazer vestibular em geral, mas não pode ofertar vagas no processo seletivo em cursos que foram suspensos.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário