English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 18 de dezembro de 2011

Uma Sociedade Moderna ?

 
Desde muito cedo, talvez mesmo a partir de 22 de abril de 1500, um país tenta se formar. Inventar uma sociedade, uma nação, um povo nunca foi fácil, haja vista o processo que temos passado desde o nascimento das primeiras cidades há 3750 anos. Mas mesmo com todas as dificuldades, uma sociedade “moderna” tenta nascer aqui nos trópicos. Mas será isso possível?

Em nosso socorro talvez possa vir algumas palavras de um daqueles que sonhou que isso era possível, Jean-Jacques Rousseau, em sua obra “Do contrato Social” (1762).
(...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.”
Neste trecho Rousseau afirma que para haver um povo, uma sociedade, é necessário que haja quem possa reger, sendo que esta “regência” só não será considerada “dominação” quando houver uma livre “associação”, onde ambas as partes, o povo e os seus governantes podem, a partir de um contrato, cobrar mutuamente direitos e deveres. Assim o cidadão paga seus impostos, ajuda a formular as leis e a segui-las, escolhe seus regentes, de tempos e tempos, fiscalizando-os sempre e aponta para o caminho que pensa ser o melhor para a sua sociedade. Enquanto o governo coloca toda esta orquestra, com seus inúmeros instrumentos, para produzir não um som dissonante, mas, se não uma bela sinfonia, ao menos uma música agradável. E assim segundo Rousseau, teríamos uma “sociedade moderna”. Mas e esta sociedade que tenta se formar desde 1500, será que tem tido êxito em ser Moderna ? Ou será que o contrato social está falhando pela péssima regência do maestro e pela sonolência da plateia ?
Para pensar sobre esta questão deixo abaixo um LINK para um estudo recente publicado pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Nele um pouco mais de nossa sociedade é desnudada ! Vale uma leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário