English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 18 de dezembro de 2011

Uma Tragédia De Erros !














 
Mais uma guerra americana chega ao fim. Esta custou a vida de mais de 60 mil iraquianos, quase 5 mil soldados americanos e perto de um trilhão de dólares aos contribuintes nos EUA ! Isso após 11 anos de intensas batalhas em uma guerra que deveria durar, segundo o presidente George W. Bush, apenas alguns meses. Esse é o saldo matemático de mais uma insanidade humana !

Mas para além da matemática, o que mais ficou ? Primeiramente não podemos nos esquecer que esta guerra foi travada com a desculpa da “luta contra o TERROR”. Lembremos que os ataques sofridos pelos EUA em 11 de setembro de 2001, por supostos grupos muçulmanos radicais, levaram o país a querer “caçar culpados”. Entre estes, nomes como o do saudita Osama bin Laden, líder da organização al-Qaeda, morto em maio último pelas tropas americanas, e o do iraquiano Saddam Hussein, morto em 2006 durante a guerra contra o Iraque, figuravam como principais.
Como essas duas mortes caracterizam, o interesse americano tanto na invasão do Iraque, para caçar Saddam Hussein, como na guerra no Afeganistão, para perseguir Osama bin Laden, está ligado à destruição daquilo que os americanos chamaram de “eixo do mal”. Isso quer dizer que o interesse divulgado era o de acabar com possíveis “células de radicais”, ligadas aos muçulmanos, espalhadas pelo mundo que pudessem, quem sabe, vir a ser usadas para novos ataques contra os EUA e seus aliados, sendo que um dos principais seria Israel.
Então a guerra começou para destruir a al-Qaeda e seu líder, responsabilizada pelos ataques de 11 de setembro, e para procurar e destruir as “armas de destruição em massa” que os iraquianos estavam supostamente desenvolvendo para uma futura guerra. Era então uma “guerra preventiva”, no sentido de evitar futuras guerras que seriam ainda piores, pois estes grupos estariam, em um futuro breve, de posse de armas desenvolvidas para a destruição em massa, como armas químicas, biológicas e nucleares, por exemplo. Mas será que o objetivo foi alcançado agora com o final dos conflitos ? Vamos ver isso num próximo post !

Nenhum comentário:

Postar um comentário