English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 18 de dezembro de 2011

O Fim E O Sofrimento !

 
Sei que o FIM está próximo ! Mas isso não quer dizer que ele deva ser ANGUSTIANTE. Afinal, nem sempre aquilo que parece realmente é !
Gostaria de aproveitar esse momento de sofrimento, principalmente daqueles que estão deixando a “segurança” do Ensino Médio, para dizer que o seu sofrimento só acontece por causa do seu “querer”. Isso mesmo, segundo o Budismo a dor é real, mas o sofrimento é opcional, portanto, você “quer” sofrer. Isso porque só aqueles que se apegam às coisas podem sofrer quando, eventualmente, perdem aquilo pelo qual se apegavam ! Pense nisso !
 
Permitam-me, antes de qualquer coisa, citar um grande poeta.

“O único mistério do Universo é o mais e não o menos.

Percebemos demais as coisas – eis o erro, a dúvida.

O que existe transcende para mim o que julgo que existe.

A Realidade é apenas real e não pensada."

Fernando Pessoa - O Eu profundo e os outros Eus (Nova Fronteira)- pág. 178

Tenho percebido, mais uma vez, a angústia que toma conta da alma de muitos adolescentes que estão “na idade da mudança”. Por um lado, temos aqueles que já encerraram em 2009 o Ensino Médio. Por outro, aqueles que estão chegando agora no 3º ano e que, por isso, já estão percebendo que o fim se aproxima. Excesso de sofrimento !!

Mas gostaria de acalmá-los um pouco. Veja, essa sensação de angústia não é exclusiva de vocês e nem terminará com o fim deste momento! Eu sei, não estou tranqüilizando ninguém ... Mas releia agora o poema do grande Fernando Pessoa! Nele o autor nos mostra que no fundo “A Realidade é apenas real e não pensada”. Se você entender o que isso quer dizer, talvez possa se acalmar um pouco. Pense: a realidade é aquilo que neste momento você vive; nem mais nem menos. Nela, o seu cérebro que ,como sabemos, é “capaz dos maiores sonhos e dos piores pesadelos”, como diria Carl Sagan, está fazendo o que ele faz de melhor: Pensando! E é neste momento que a realidade simples, nua e crua, passa a ser pensada e, então, passa a ser angustiante!!!

Nada como os grandes poetas para nos colocar no eixo !! Não adianta, neste momento, você que está pensando no Vestibular, ou você que já esta entrando em um curso Universitário, se angustiar. Isso não vai melhorar em nada o seu problema. Tenha calma ... Lembre-se: “A Realidade é apenas real”...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário