English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Curso de jornalismo da UFPR vai receber visita de comissão do MEC

Curso de jornalismo da UFPR vai receber visita de comissão do MEC

Avaliadores estarão na universidade nos dias 24 e 25 de fevereiro.
Curso teve matrículas suspensas pelo MEC por baixas notas no CPC.

Do G1 PR
Primeira fase do vestibular da UFPR será neste domingo (3) (Foto: Reprodução / RPC TV) 
Curso de jornalismo da UFPR teve as matrículas suspensas pelo MEC (Foto: Reprodução / RPC TV)
 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou uma nota, nesta quinta-feira (13), que uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) visitará o curso de jornalismo nos dias 24 e 25 de fevereiro. A visita da comissão é uma resposta ao pedido de reconsideração da instituição, que foi apresentado no dia 28 de janeiro, depois de uma reunião com o secretário da Secretaria de Regulamentação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), do MEC, Jorge Messias.
O curso teve as matrículas suspensas pelo MEC devido às baixas notas alcançadas no Conceito Preliminar de Curso (CPC) na avaliação realizada em 2012. No dia 6 de dezembro de 2013, o Ministério da Educação divulgou, no "Diário Oficial da União", a lista de cursos de instituições de ensino superior que vão ter o vestibular suspenso ou fechado. A penalidade foi aplicada aos cursos que tiveram conceito insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012. O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.
A UFPR informou estar confiante que o resultado da avaliação será a suspensão da medida imposta pelo MEC pelos compromissos assumidos pela instituição em atender todas as exigências do Ministério da Educação e, também, pela “qualidade de formação que o curso já oferece”, como diz um trecho da nota.
Segundo a UFPR, a situação atual foi criada pelo boicote dos alunos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2009 e 2012. O Conceito Preliminar de Curso não reflete a qualidade do curso e não aponta qualquer insuficiência, ainda de acordo com a instituição.
“Além de cumprir o que assumiu com o MEC, o curso vai realizar um grande esforço de autoavaliação ao longo de 2014. A administração central da UFPR entende que os alunos aprovados no vestibular da instituição têm direito às vagas e fez todos os esforços possíveis para que os alunos pudessem realizar seu curso”, garante outro trecho da nota.
Os aprovados no curso de jornalismo poderão fazer as matrículas somente depois da nova decisão do Ministério da Educação. As aulas dos alunos das outras habilitações de comunicação social começam na segunda-feira (17).
A nota também informou que a comissão será formada por um professor da Universidade de Brasília (UnB) e outro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  A avaliação deverá analisar o protocolo de compromisso de melhoria de curso apresentado pela universidade no mês de dezembro e conceder um parecer conclusivo para que o MEC reavalie a suspensão das vagas de jornalismo.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário