English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Campinas abre inscrição para cursos de inglês, espanhol e camareira

Campinas abre inscrição para cursos de inglês, espanhol e camareira

Prefeitura oferece 240 vagas gratuitas para preparação para a Copa.
Aulas começam dia 10 de março e terminam no dia 29 de maio.

Do G1 Campinas e Região
A Prefeitura de Campinas (SP) está com inscrições abertas para 240 vagas para três cursos gratuitos de preparação para receber turistas durante a Copa do Mundo. Ao todo, são 100 para o curso de inglês, 100 para o de espanhol e outras 40 vagas para o profissionalizante de camareira em meios de hospedagem. Os candidatos precisam ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Departamento de Turismo da Prefeitura pelo telefone (19) 2116-0724. As vagas obedecerão a ordem de inscrição.

Os cursos de inglês e espanhol terão 20 vagas pela manhã, das 8h às 12h, e outras 20 no período da tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O local das aulas será no Sest/Senat, na Avenida Comendador Aladino Selmi, 1.395, no Parque Cidade Campinas. Para o curso de camareira serão duas turmas: uma com 20 vagas das 8h às 12h, e outras 20 para o período da tarde, das 13h às 17h, também de segunda a sexta-feira. O curso de camareira será ministrado no Senac, na Rua Sacramento, 490, no Centro de Campinas.
As aulas começam dia 10 de março e terminam no dia 29 de maio.

Fonte: G1.com

Ceará é o estado com maior índice de aprovação no Exame da OAB

Ceará é o estado com maior índice de aprovação no Exame da OAB

Dado faz parte de estudo feito pela OAB e FGV Projetos.
Maior parte de aprovados optou pela peça de direito constitucional.

Do G1, em São Paulo
Arte OAB (Foto: G1)

Com 54,9%, o Ceará é o estado com o maior índice de aprovação do Brasil entre a segunda e a décima edição do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em seguida aparecem Rio Grande do Sul (51,2%) e Minas Gerais (50,6%) (veja tabela completa ao lado). Os dados fazem parte de um estudo feito entre a OAB e a FGV Projetos, responsável pela aplicação do exame, divulgado nesta sexta-feira (14).
As menores taxas de aprovação foram identificadas nas seccionais do Amapá (33,3%), Amazonas (34,8%) e Rondônia (36,7%).
O estudo também aponta que a maior parte dos examinandos aprovados optou na segunda fase pela área jurídica de direito constitucional (31,3%), seguido por direito civil (28,7%) e direito empresarial (20,0%). A área jurídica com menor proporção de aprovados é a do direito do trabalho, opção de 12,9% do total de aprovados.

Aproveitamentos nas duas fases
Dados sobre o desempenho dos bacharéis separados por fase também aparecem no estudo divulgado pela FGV. Na primeira fase, com 80 perguntas objetivas, os melhores aproveitamentos foram identificados nas seguintes disciplinas: estatuto OAB/código de ética (64,4%), código do consumidor (61,7%) e filosofia do direito (60,6%). As menores taxas de aproveitamento, por sua vez, foram observadas nas disciplinas: direito empresarial (31,8%), direito penal (38,0%) e direito processual do trabalho (38,9%).
Na segunda fase, onde há peça e as quatro questões dissertativas, os melhores aproveitamentos médios, entre a segunda e a décima edição do Exame de Ordem, foram identificados nas disciplinas direito civil (6,6), direito constitucional (5,9) e direito empresarial (5,6). Entre as edições avaliadas, a disciplina de direito tributário apresentou o menor aproveitamento, somando 4,9.

Fonte: G1.com

Unifesp divulga terceira chamada do vestibular 2014

Unifesp divulga terceira chamada do vestibular 2014

Matrículas devem ser feitas nesta quinta-feira (20) no campus do curso.
Veja lista de documentos necessários.

Do G1, em São Paulo
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou nesta quarta-feira (19) a lista dos candidatos convocados na terceira chamada por meio do vestibular misto (veja link ao lado).
Neste sistema os candidatos precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase do processo seletivo.
Os estudantes devem fazer as matrículas nesta quinta-feira (20) no campus do curso nos horários e locais indicados a seguir:
Campus São Paulo - das 8h às 12h:
Rua Botucatu, nº 740, 2º andar, Vila Clementino – São Paulo/SP

Campus Diadema - das 15h às 19h:
Av. Conceição, nº 329 - Centro - Diadema/SP.
A quarta chamada será divulgada no dia 25 de fevereiro.

Para a matrícula
Os documentos necessários para a matrícula deverão ser entregues em fotocópias simples, juntamente com a apresentação do documento original para conferência e validação:
- 2 (duas) fotocópias legíveis da cédula de identidade (RG ou RNE);
- 2 (duas) fotocópias legíveis de CPF próprio;
- 2 (duas) fotocópias legíveis de certificação de conclusão do ensino médio;
- comprovante de preenchimento do formulário socioeconômico.

Fonte: G1.com

Fuvest divulga a quarta chamada de aprovados no vestibular 2014

Fuvest divulga a quarta chamada de aprovados no vestibular 2014

Foram convocados 962 candidatos que fizeram o vestibular.
Matrícula presencial obrigatória deve ser feita nesta sexta-feira (21).

Do G1, em São Paulo
A Fuvest divulgou nesta tquarta-feira (19) a terceira lista de aprovados no vestibular 2014 (veja link ao lado) para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e para medicina da Faculdade Santa Casa. A quarta chamada também está disponível no site da Fuvest.
Foram convocados 962 candidatos, sendo 744 novos e 188 remanejados de outros cursos. São 918 convocados para cursos na USP e 44 na Santa Casa.
A matrícula presencial obrigatória deve ser feita nesta sexta-feira (21), no campus que oferece o curso. A matrícula dos convocados para cursos da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades) ocorrerá na mesma data (21 de fevereiro), das 8h30min às 16h30min no Auditório Carolina Bori, Bloco G, do Instituto de Psicologia da USP, na Cidade Universitária, Av. Prof. Mello Moraes, 1721.

VEJA O CALENDÁRIO DA FUVEST 2014
19/2 Divulgação da 4ª chamada
21/2 Matrícula presencial dos convocados na 4ª chamada
25/2 Divulgação da 5ª chamada
26 e 27/2 Matrícula presencial dos convocados na 5ª chamada
Confirmação de matrícula dos convocados nas quatro primeiras chamadas
 
Documentos necessários para matrícula:
Universidade de São Paulo (USP)
1) Certificado de conclusão de curso de ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar, ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);
2) Documento de identidade oficial (uma cópia);
3) Uma foto 3x4, datada, com menos de um ano.
A entrega dos documentos mencionados nos itens 1 e 2 deverá ser acompanhada da apresentação do respectivo original ou de cópia autenticada para conferência.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
1) Prova de conclusão do ensino médio e respectivo histórico escolar;
2) Documento de Identidade – RG;
3) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
4) Duas fotos 3x4 recentes.
Os documentos deverão ser apresentados em duas cópias autenticadas. O pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula, de acordo com o valor do curso.
No dia 25 a Fuvest divulgará a quinta lista de aprovados. Os candidatos constantes dessa chamada deverão fazer matrícula nos dias 26 e 27.

Fonte: G1.com

Aluno de escola pública comemora retorno de intercâmbio nos EUA

Aluno de escola pública comemora retorno de intercâmbio nos EUA

Estudante foi selecionado para o programa Jovens Embaixadores.
Grupo ficou nos EUA por três semanas; veja como participar da seleção.

Do G1 PR
 
O estudante Ly Sandro de Campos Sales Filho, de 16 anos, um dos selecionados pelo programa Jovens Embaixadores, comemora a experiência e o acolhimento da família americana que o hospedou em Tulsa, no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. O programa leva alunos de escolas públicas para conhecer o país.
"Achei muito legal. Os americanos têm hábitos diferentes dos que moram aqui no Brasil, até mesma na hora de desejar um bom dia. Eles me disseram que estão com as portas abertas para quando eu quiser voltar", conta.
Ly Sandro é aluno de uma escola pública de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele viajou junto com outros 36 estudantes brasileiros em janeiro deste ano. Os jovens foram recebidos na Casa Branca e, por três semanas, foram voluntários em várias instituições. Durante o período, os estudantes ficaram instalados na casa de famílias americanas.
"Ele voltou muito mais maduro. Com outro tipo de experiência de vida, com outro costume, outro idioma. Foi muito interessante, inclusive, evolui como pessoa também. Foi muito bom", disse o pai Lysandro de Campos Sales.
Entre os próximos objetivos do estudante estão terminar o ensino médio, desenvolver um projeto com colegas e professores e entrar para uma universidade americana.
O programa Jovens Embaixadores existe há 12 anos e é promovido pelo governo americano. A seleção em que Ly participou teve mais de 11 mil alunos inscritos.
Entre os requisitos necessários para participar da seleção estão ter idade entre 15 e 18 anos e nunca ter viajado para os EUA. Confira todas as exigências.

Fonte: G1.com

Unesp divulga datas do vestibular 2014 de meio de ano

Unesp divulga datas do vestibular 2014 de meio de ano

Inscrições serão abertas no dia 7 de abril.
Primeira fase será em 25 de maio, e a segunda fase em 21 e 22 de junho.

Do G1, em São Paulo
Unesp Ibilce Rio Preto (Foto: Divulgação / Site oficial) 
Unesp Rio Preto (Foto: Divulgação / Site oficial)
 
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta quinta-feira (20) as datas do vestibular de meio de ano. As inscrições serão realizadas de 7 de abril a 8 de maio, no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), organizadora do exame. O período para os candidatos pedirem isenção ou redução da taxa será de 7 a 16 de abril.
O vestibular terá duas fases. A primeira etapa, com prova de conhecimentos gerais com questões de múltipla escolha, será dia 25 de maio. A lista de aprovados para a segunda fase sairá no dia 9 de junho. A segunda fase, com questões dissertativas, será nos dias 21 e 22 de junho.
O resultado final será publicado em 15 de julho. A relação de cursos oferecidos será publicada nos próximos dias. No ano passado, foram oferecidos no meio de ano os seguintes cursos: agronomia (Ilha Solteira e Registro), Geografia (Ourinhos), zootecnia (Dracena e Ilha Solteira) e as engenharias ambiental (Sorocaba), Civil (Ilha Solteira), de controle e automação (Sorocaba), de produção (Bauru), elétrica (Ilha Solteira) e mecânica (Ilha Solteira).

Fonte: G1.com

UFSCar divulga a lista de aprovados em 3ª chamada do vestibular 2014

UFSCar divulga a lista de aprovados em 3ª chamada do vestibular 2014

Matrícula deverá ser feita na segunda-feira (24) das 14h30 às 17h.
Listagem tem 1.461 estudantes para os quatro campi da universidade.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Campus da UFSCar em São Carlos (Foto: Fábio Rodrigues / G1) 
Campus da UFSCar em São Carlos (Foto: FábioRodrigues / G1)
 
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou a lista de aprovados em na 3ª chamada do processo seletivo 2014 para os cursos de graduação presencial. A lista contém 1.461 estudantes, sendo que 888 são para cursos em São Carlos (SP). A matrícula deve ser requerida na segunda-feira (24), das 14h30 às 17h, no campus do curso escolhido.
As outras vagas são do campus de Sorocaba (SP) 358, Araras (SP) com 125 e outros 90 estudantes para os cursos do campus Lagoa do Sino. Os alunos que optarem por uma das modalidades de reserva de vagas devem ficar atentos à documentação específica exigida para comprovar da opção.
As orientações completas estão nas páginas iniciais da convocação e as dúvidas podem ser esclarecidas pelas orientações do regulamento do processo seletivo divulgadas pela Coordenadoria do Vestibular da UFSCar.

Fonte: G1.com

Estácio, UVA e Faetec vão receber alunos de Gama Filho e UniverCidade

Estácio, UVA e Faetec vão receber alunos de Gama Filho e UniverCidade

MEC fivulgou nesta sexta resultado dos editais de transferência assistida.
Instituições do Grupo Galileo foram descredenciadas pelo MEC em 2013.

Do G1 Rio
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do Ministério da Educação, divulgou nesta sexta-feira (21) o resultado dos editais de transferência assistida dos estudantes da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). As instituições selecionadas são as do Consórcio Rio Universitário, formado pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pela Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec). (Veja aqui a distribuição dos cursos)
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todas as propostas foram analisadas e julgadas por uma comissão independente de especialistas, composta por nove professores avaliadores e, em seguida, submetidas à Diretoria Colegiada da Seres para homologação.
Cronologia do caso
No fim de 2012, o MEC instaurou um processo de supervisão na Gama Filho e na UniverCidade, motivado por denúncias de irregularidades, deficiência acadêmica e problemas financeiros. No início do ano passado, a crise se agravou, com a deflagração de greve de professores, funcionários e estudantes por falta de pagamento de salários nas duas instituições.
Diante desse cenário, o MEC criou em abril de 2013 uma comissão de acompanhamento para avaliar a situação, além de outra formada por professores, funcionários, estudantes, pais e sindicatos, entre outros, para identificar soluções e articular acordos.
Ao longo do ano passado, segundo nota divulgada pelo MEC, foram alternados na Gama Filho e na UniverCidade períodos de normalidade acadêmica e resolução de problemas apontados pelo ministério (incluindo o pagamento de professores) com períodos de agravamento da crise, com ocupação de alunos na reitoria, suspensão do fornecimento de água e luz, e ausência de serviços de segurança e limpeza, o que impedia o funcionamento das instituições. No dia 2 de agosto do ano passado, o MEC suspendeu o vestibular das duas universidades, impedindo o ingresso de novos alunos. Os estudantes matriculados ocuparam a reitoria. No dia 15 do mesmo mês, a mantenedora anunciou ter pago alguns meses de salários atrasados dos docentes.
No dia 2 de outubro de 2013, o grupo Galileo anunciou a demissão de 348 professores das duas universidades.
No dia 8 de outubro, o grupo Galileo assinou um Termo de Saneamento de Deficiências (TSD) com o MEC, no qual se comprometia a realizar um conjunto de ações de curto, médio e longo prazos. O ministério, então, revogou a suspensão do vestibular, no dia 10 de outubro.

Ao longo de outubro e novembro, foram feitas visitas para acompanhar se o termo estava sendo cumprido. Segundo o MEC, o grupo Galileo não cumpriu as premissas firmadas no contrato, "especialmente na operação de captação de recursos que viabilizaria os aportes essenciais para a consecução das demais ações saneadoras, indicando a reinstalação da crise".
No dia 12 de dezembro de 2013, diante do descumprimento do que foi acertado, o MEC suspendeu novamente o vestibular da Gama Filho e da UniverCidade, os processos regulatórios das duas instituições e novos contratos para financiamento estudantil (Fies) e bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, houve restrição das instituições à participação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Com a instauração do processo administrativo, as duas universidades tiveram um prazo de 15 dias para apresentação de defesa e de 30 dias para recorrerem das medidas cautelares impostas. As instituições se manifestaram no dia 3 de janeiro de 2014, e a proposta foi analisada pelo MEC, que optou pelo descredenciamento delas, com "o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade".

Fonte: G1.com

UFPR abre 27 vagas para docentes no quadro permanente da instituição

UFPR abre 27 vagas para docentes no quadro permanente da instituição

Vagas são para professores em nove setores diferentes da universidade.
Prazos para inscrições variam, confira a lista completa.

Do G1 PR
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu concursos para preenchimento de 27 vagas para docentes no quadro permanente. As vagas são para os setores de Biológicas, Ciências da Terra, Educação, Exatas, Humanas, Litoral, Saúde, Sociais Aplicadas e Tecnologia.
Até o dia 28 de fevereiro estão abertas vagas para Métodos Quantitativos, Administração Geral, Biologia Tecidual, Filosofia, Educação Física, Química Inorgânica, Química Analítica, Língua e Literatura Polonesa, e Língua Espanhola e Literaturas. Já até o dia 7 de março seguem abertas inscrições para Educação do Campo e Ciências da Natureza, Educação do Campo e Ciências Humanas, e Educação no Campo, Ciências Agrárias e Questões Ambientais.
Até o dia 11 de março ficam abertas vagas para Fisioterapia, Virologia, Organização de Trabalho Pedagógico, Química Inorgânica, Química Orgânica, Mineralogia e Petrologia, Geotecnia, Controle de Processos e Operações Unitárias, e Fundamentos de Engenharia e Operações Unitárias. Por fim, segue abertas até o dia 13 de março as vagas para Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional Aplicada, e Clínica Médica.
Confira os editais de cada concurso no site da universidade.

Fonte: G1.com

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Curso de jornalismo da UFPR vai receber visita de comissão do MEC

Curso de jornalismo da UFPR vai receber visita de comissão do MEC

Avaliadores estarão na universidade nos dias 24 e 25 de fevereiro.
Curso teve matrículas suspensas pelo MEC por baixas notas no CPC.

Do G1 PR
Primeira fase do vestibular da UFPR será neste domingo (3) (Foto: Reprodução / RPC TV) 
Curso de jornalismo da UFPR teve as matrículas suspensas pelo MEC (Foto: Reprodução / RPC TV)
 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou uma nota, nesta quinta-feira (13), que uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) visitará o curso de jornalismo nos dias 24 e 25 de fevereiro. A visita da comissão é uma resposta ao pedido de reconsideração da instituição, que foi apresentado no dia 28 de janeiro, depois de uma reunião com o secretário da Secretaria de Regulamentação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), do MEC, Jorge Messias.
O curso teve as matrículas suspensas pelo MEC devido às baixas notas alcançadas no Conceito Preliminar de Curso (CPC) na avaliação realizada em 2012. No dia 6 de dezembro de 2013, o Ministério da Educação divulgou, no "Diário Oficial da União", a lista de cursos de instituições de ensino superior que vão ter o vestibular suspenso ou fechado. A penalidade foi aplicada aos cursos que tiveram conceito insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012. O MEC considera insatisfatórios os cursos com conceito abaixo de 3. A escala varia de 1 a 5.
A UFPR informou estar confiante que o resultado da avaliação será a suspensão da medida imposta pelo MEC pelos compromissos assumidos pela instituição em atender todas as exigências do Ministério da Educação e, também, pela “qualidade de formação que o curso já oferece”, como diz um trecho da nota.
Segundo a UFPR, a situação atual foi criada pelo boicote dos alunos ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2009 e 2012. O Conceito Preliminar de Curso não reflete a qualidade do curso e não aponta qualquer insuficiência, ainda de acordo com a instituição.
“Além de cumprir o que assumiu com o MEC, o curso vai realizar um grande esforço de autoavaliação ao longo de 2014. A administração central da UFPR entende que os alunos aprovados no vestibular da instituição têm direito às vagas e fez todos os esforços possíveis para que os alunos pudessem realizar seu curso”, garante outro trecho da nota.
Os aprovados no curso de jornalismo poderão fazer as matrículas somente depois da nova decisão do Ministério da Educação. As aulas dos alunos das outras habilitações de comunicação social começam na segunda-feira (17).
A nota também informou que a comissão será formada por um professor da Universidade de Brasília (UnB) e outro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  A avaliação deverá analisar o protocolo de compromisso de melhoria de curso apresentado pela universidade no mês de dezembro e conceder um parecer conclusivo para que o MEC reavalie a suspensão das vagas de jornalismo.

Fonte: G1.com

Estudante de 18 anos muda rotina e é aprovada na USP, Unicamp e UFBA

Estudante de 18 anos muda rotina e é aprovada na USP, Unicamp e UFBA

Annie Piva passou para engenharias mecânica, aeronáutica e mecatrônica.
'Deixei de dormir', revela ela, que deixa Salvador rumo à SP neste domingo.

Ruan Melo Do G1 BA
Estudante baiana (Foto: Annie Queiroz/ Arquivo Pessoal) 
Estudante mudou rotina e foi aprovada na USP, Unicamp e UFBA (Foto: Annie Queiroz/
Arquivo Pessoal)
 
Disciplina, planejamento e dedicação.  Esses são os principais elementos que contribuíram para o sucesso da estudante de Salvador, Annie Queiroz Piva, de 18 anos, aprovada em Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo (USP), em Engenharia Mecânica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e em Mecatrônica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela optou pelo curso da USP, com início marcado para o primeiro semestre de 2014.
Annie concluiu o ensino médio em 2013 pelo Colégio Militar e conta que desde o início do ano começou a intensificar os estudos em busca da aprovação no vestibular. "Eu estava fazendo colégio de manhã, de tarde ia para o cursinho e à noite e no final de semana estudava os assuntos que tinham sido dados", conta. "Eu saía muito com minhas amigas, mas tive que abrir mão para me dedicar. Inclusive, deixei de dormir", confessa, rindo.
A estudante revela que, para se manter estimulada com a dura rotina, traçou pequenas metas de estudos ao longo do ano. "Como o vestibular é só no final do ano, acho que se ficar só pensando nele você fica meio desestimulada, porque é muito longe. Por isso, eu traçava pequenas metas. Pensava em concluir determinados assuntos em tais dias para assim me sentir estimulada", diz.
Para Annie, o apoio dos pais foi fundamental para conseguir lidar com a rotina de estudos. "Eles sempre me apoiavam muito. Às vezes, eles viam que eu estava estressada, não conseguia absorver mais nada porque tinha estudado muito e estava cansada, e me chamavam para ir ao cinema".
Após o esforço, veio a aprovação nos vestibulares e a realização do sonho.  "Escolhi Aeronáutica porque foi o que eu sempre quis fazer e aqui não tem. É uma felicidade tamanha. Quando soube, comecei a chorar, a pular. Foi muita alegria, porque foi o resultado de muito esforço", afirma.
Antes temerosa pelos assuntos que iriam estar na prova do vestibular, a estudante agora se preocupa em como será a nova vida longe de Salvador. "Estou indo hoje [domingo] para lá [São Paulo]. No início meus pais vão ficar comigo para procurar apartamento, mas depois vou morar sozinha. Vou ficar longe de todo mundo, da família, dos amigos. Estou com frio na barriga, mas ao mesmo tempo feliz pela conquista", afirma.

Fonte: G1.com

Primeira na UnB passou 4 vezes em engenharia e 9 em medicina

Primeira na UnB passou 4 vezes em engenharia e 9 em medicina

'Não me julgo inteligente. Julgo-me esforçada', diz jovem.
Aos 18 anos, Isadora escolheu área de saúde, na USP.

Raquel Morais Do G1 DF
Isadora Santos Bittar, primeira colocada no PAS da UnB e aprovada nove vezes em medicina e quatro vezes em engenharia (Foto: Isadora Bittar/Arquivo pessoal)Isadora Santos Bittar, primeira colocada no PAS da UnB e aprovada nove vezes em medicina e quatro vezes em engenharia (Foto: Isadora Bittar/Arquivo pessoal)
 
Primeira colocada no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília, Isadora Santos Bittar, de 18 anos, chama a atenção pela humildade: ela afirma não se julgar inteligente e diz que se sentiu aliviada com o bom resultado. Mas a lista de conquistas da menina, que começaram ainda no 1º ano do ensino médio, não para por aí: são quatro aprovações para engenharia e nove para medicina em diversas universidades públicas.
Eu sonhava com os bons resultados, mas não tinha certeza de que iria consegui-los. Senti-me feliz e aliviada com eles. Eu não me julgo inteligente, conheço pessoas tanto mais quanto menos inteligentes do que eu, então vejo como algo relativo. Julgo-me esforçada"
Isadora Santos Bittar, estudante de 18 anos aprovada nove vezes em medicina e quatro vezes em engenharia
A primeira delas ocorreu no final do 1º ano do ensino médio, quando ela ficou em primeiro lugar em engenharia no campus de Catalão da Universidade Federal de Goiás, pelo Sisu. No ano seguinte, ela foi aprovada para o mesmo curso na UFG (no meio do ano) e na Universidade Federal de Ouro Preto e para medicina na Universidade Federal do Ceará, na UniRio e na UFG (final de 2012).
Já no 3º ano, Isadora conquistou o primeiro lugar em engenharia na UFG e o terceiro em medicina na Universidade Federal Fluminense na metade do ano, e o quarto lugar em medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, o quarto lugar em medicina na Universidade Estadual de São Paulo, o terceiro na Universidade de São Paulo, o primeiro na UnB e uma vaga na Universidade Federal de São Paulo no final do ano.
Ciente de que obteve desempenhos admiráveis, a menina não se deixa impressionar. "Eu sonhava com os bons resultados, mas não tinha certeza de que iria consegui-los. Senti-me feliz e aliviada com eles", afirma.
"Eu não me julgo inteligente, conheço pessoas tanto mais quanto menos inteligentes do que eu, então vejo como algo relativo. Julgo-me esforçada. Acho que os bons resultados vieram do esforço; do hábito de leitura que tenho desde criança - ajudou na interpretação dos enunciados, assimilação do conteúdo e elaboração de respostas. Além disso, o contato com professores e amigos críticos, conscientes", completou a jovem.
A preparação, segundo Isadora, aconteceu ao longo de todo o ensino médio. Ela estudava entre três e quatro horas por dia no primeiro ano, fazendo listas de exercícios e revisando a matéria do dia. Na série seguinte, a jovem passou a resolver provas de vestibular de anos anteriores e a ler sobre as matérias em que tinha dificuldade. Na última etapa, ela incluiu ainda leituras sobre assuntos diversos nas tardes e noites em que não tinha aula.
Meu tempo de estudo variou muito. Em um domingo conseguia estudar mais de sete horas, mas durante a semana às vezes eram menos de quatro. Fazia mais exercícios do que lia. Para mim exercitar é o mais importante na preparação"
Isadora Santos Bittar, estudante de 18 anos aprovada nove vezes para medicina e quatro para engenharia
"Nessa fase meu tempo de estudo variou muito. Em um domingo conseguia estudar mais de sete horas, mas durante a semana às vezes eram menos de quatro. Fazia mais exercícios do que lia. Para mim exercitar é o mais importante na preparação. No primeiro e segundo anos sobrava muito tempo para o lazer, no terceiro reduziu bastante, mas eu continuei reservando um tempo para ler, ver um filme ou conversar com os amigos, pois o estresse é um dos piores inimigos", lembra.
Além disso, a jovem fazia caminhada e corrida para controlar a ansiedade e conversava com o namorado, amigos e professores para se sentir mais confiante. E, para as provas, levava suco, bolacha e chocolate.
Ansiosa em relação à nova etapa, a garota, que se prepara para deixar Goiânia, se diz feliz. "A partir de agora eu espero ter mais tempo para atividades extracurriculares. Creio que a rotina será um pouco pesada, pois a grade do meu curso é bem densa, mas menos cansativa do que no ensino médio, pois há menor pressão e vou estudar coisas pelas quais me interesso bastante."

Escolha
Motivada pelos incentivos à pesquisa e intercâmbio, qualidade do corpo docente, infraestrutura e tradição, Isadora optou por cursar medicina na USP. Ela afirma que ainda não se decidiu em relação à especialidade, mas garante já ter cogitado cirurgia-geral, obstetrícia, genética e saúde da família.
Já a escolha do curso aconteceu no 2º ano, depois de ela se ver inclinada para jornalismo, direito, química, física médica, engenharias civil e elétrica e biotecnologia. "Sempre gostei muito de biológicas e exatas, mas percebi que não queria me aprofundar em matemática e física (estudando cálculo, por exemplo). Já sobre biologia eu queria conhecer cada vez mais, principalmente nas áreas de citologia, genética e fisiologia. Além disso, comecei a me interessar pela atuação médica na cura, no alívio da dor, pela medicina humanizada. Então optei pelo curso", explica.

Isadora não esconde as expectativas para a nova fase. "Espero aprender bastante, envolver-me em projetos de pesquisa e trabalhar tanto pelo progresso científico quanto por uma medicina humanizada, cujo foco seja auxiliar o paciente, e não possibilitar enriquecimento ou status ao profissional."

Fonte: G1.com

Professor e vendedor de 'cremosinho' é aprovado para medicina na UFMA

Professor e vendedor de 'cremosinho' é aprovado para medicina na UFMA

Cleyton Campos tem 18 anos e estudou a vida toda em escola pública.
Ele mora no município de São Bento, onde virou personalidade.

Mieko Wada Do G1 MA
Cleyton Domingos conquistou uma vaga de Medicina n UFMA (Foto: Divulgação/Ascom) 
Cleyton Domingos conquistou uma vaga de Medicina na UFMA (Foto: Divulgação/Ascom)
 
Aos 18 anos, o maranhense Cleyton Domingos dos Santos Campos já consegue visualizar um futuro bem diferente do que viveu até hoje, enfrentando dificuldades financeiras com a família no município de São Bento, na região da Baixada Maranhense. Filho de um agricultor e de uma vendedora ambulante, ele, que estudou a vida inteira em escola pública no interior do estado, é um dos aprovados no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em Pinheiro (a 333 km da capital).

A notícia o transformou em personalidade na baixada maranhense. Na última semana, até o reitor da UFMA, Natalino Salgado, fez uma visita ao rapaz para parabanizá-lo pela conquista. Na oportunidade, afirmou que o estudante vai contar com uma vaga na Casa do Estudante.
Aluno dedicado, ele conta que sempre viu na televisão um canal de aprendizado, além de revistas e livros. Apesar do apreço pelos estudos, as condições financeiras da família nunca o permitiram ser estudante em tempo integral. Para fazer uma renda extra, dava aulas particulares e também ajudava a vender cremosinho (uma espécie de sorvete) em casa.

Atualmente mora em casa alugada, com a mãe, o padrasto e um dos seis irmãos. "Aqui no interior é muito comum serem vendidos nas casas alguns produtos para o complemento da renda da família, como cremosinho, cheiro verde, cebola. Nós vendemos cremosinho e, sempre que estava em casa, vendia também", explicou.
Antes de ser aprovado para Medicina, ele já havia conseguido aprovação para o curso de Química Industrial, em 2012, em São Luís, mas não conseguiu cursar por causa da distância e das dificuldades. O resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 também lhe garantia uma vaga no curso de Medicina da UFMA de São Luís - o mais concorrido do estado -, mas a distância novamente o fez mudar de planos.
"Entrar no curso vai significar um custo muito alto, porque é integral e eu não vou poder ajudar mais minha família. Na verdade, vai ser um desafio me manter, a não ser que minha mãe ou meu padrasto consigam um emprego fixo. Para isso, queria contar com a ajuda da iniciativa privada, ou mesmo do poder público", diz Cleyton, para quem as aulas começam no fim do mês de março.

Planos
Uma vez formado, quer seguir como neurologista. Apesar de ver na aprovação em nível superior uma oportunidade para mudar de vida, ele prefere pensar em como vai poder contribuir com a sociedade. "A parte social, para mim, é muito mais importante do que a parte científica. Eu quero ajudar as pessoas mesmo. Aqui na baixada há muita dificuldade para arranjar consultas. Minha prioridade é social, é humana".

E como todo jovem sonhador, Cleyton pretende não apenas se formar e garantir um emprego. “Meu sonho é me formar e ajudar pessoas que tenham sonho em ter formação em nível superior, com projetos sociais. Quero abrir escolas, hospitais, clínicas, eu quero empregar pessoas novas. Eu foco muito nisso, em dar oportunidade a outras pessoas”.

Fonte: G1.com

Unesp divulga segunda chamada de aprovados no vestibular 2014

Unesp divulga segunda chamada de aprovados no vestibular 2014

Neste processo seletivo são oferecidas mais de 7 mil vagas.
Matrícula deverá ser feita nesta terça (18) e quarta-feira (19).

Do G1, em São Paulo
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta sexta-feira (14) a segunda chamada do vestibular 2014 (veja link ao lado). Ao todo, 1.732 candidatos estão incluídos na lista.
A matrícula dos aprovados na segunda chamada deverá ser feita na unidade que ministra o curso no qual o candidato foi convocado na terça (18) e quarta-feira (19), das 9h às 18h. Ainda haverá a divulgação da terceira chamada no dia 21 de fevereiro.
Ao todo, a universidade oferece neste processo seletivo 7.259 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2014. São 171 opções de cursos em 23 cidades: Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (184), São Vicente (80) e Tupã (120).
No vestibular 2014 da Unesp, o sistema de reserva de vagas para escola pública garante um mínimo de 15% dos lugares de cada curso para estudantes que tenham feito todo o ensino médio na rede municipal ou estadual. A medida deve aumentar a proporção desses alunos nos cursos da Unesp, o que no vestibular 2013 já era de cerca de 40% do total das vagas oferecidas.

Bloco 1 da ITE em Bauru lotado  (Foto: Alan Schneider / G1)Candidatos do vestibular da Unesp (Foto: Alan Schneider / G1)
 
Fonte: G1.com

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pais vão ver boletim e evolução dos alunos das municipais pela internet

Pais vão ver boletim e evolução dos alunos das municipais pela internet

Classificação das notas também muda neste semestre.
Neste ano reprovações poderão acontecer com mais frequência.

Do G1 São Paulo
Alunos da rede pública de ensino municipal e pais poderão acessar, a partir de abril, o boletim e a evolução dos estudantes pela internet. O sistema da Secretaria Municipal da Educação disponibilizará notas com comentários dos professores, controle de faltas dos estudantes, o planejamento para cada disciplina e também as sugestões e planos de ensino para que haja uma evolução.

"A secretaria da educação nunca teve um boletim eletrônico como vamos trazer. Isso é absolutamente novo", afirma o diretor de orientação técnica da secretaria, Fernando Almeida.
A classificação das notas também muda neste semestre. Até o início do ano, os estudantes eram avaliados com três conceitos de aproveitamento. Agora, as avaliações consideram o valor numérico de zero a dez. "Eram só três conceitos e que gerava uma falta de conhecimento. Acho que esse indicador que corresponde aos 10 dedos da mão é uma referência mundial", avalia Almeida.
O primeiro boletim eletrônico estará disponível a alunos, pais e professores no dia 4 de abril por meio de senha. A cada final de bimestre um novo documento será gerado. As famílias que não tiverem acesso à internet podem pedir uma versão impressa do boletim nas escolas.

Reprovação
Outra mudança no sistema de ensino municipal se refere às reprovações. Até então os estudantes só poderiam repetir de ano ao final de um ciclo de 5 anos letivos. Agora, a reprovação poderá acontecer ao final dos 3º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. "Vamos ampliar o número de sinalizações de quando o aluno apresenta problemas ou grandes qualidades", explica Almeida.
Com avaliações periódicas, o diretor acredita que as reprovações devem diminuir. "Acho que vai diminuir o número de reprovações, não aumenta-las. Porque há um acompanhamento. Se o aluno não melhorar vamos apontando as dificuldades e o nível de dificuldade dele."

Fonte: G1.com

Primeiros colocados dão dicas para quem já 'está com a cabeça' no Enem

Primeiros colocados dão dicas para quem já 'está com a cabeça' no Enem

Mariana, Pedro e Gabriel conquistaram os 1º, 3º e 4º lugares na UFMG.
Eles têm métodos diferentes para estudar, mas alcançaram o objetivo.

Alex Araújo Do G1 MG
O ano letivo de 2014 mal começou, e os pré-vestibulares estão a todo vapor para preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Campeões do exame em 2013 explicam como fizeram para faturar uma vaga em instituições de ensino mais concorridas do Brasil – como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por exemplo. São dicas que podem ajudar quem pretende ingressar neste ano no ensino superior.
O G1 conversou com primeiros colocados da UFMG. Mariana Drummond Martins Lima, de 18 anos, conquistou o 1º lugar geral, e uma vaga para o curso de medicina. Ela fez 858,54 pontos. Conseguiu ainda aprovação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP). Mariana estudou, durante três anos, na unidade brasileira da Escola Bolshoi, que fica em Joinville (SC), e que é considerado o grupo mais famoso de balé do mundo. Há dois anos, tomou a decisão de largar a vida de bailarina para se dedicar integralmente aos estudos e entrar na faculdade de medicina.
Pedro Henrique Torres Menezes, da mesma idade, levou o 3º lugar geral e também vai estudar para ser médico. A nota foi 855,10 pontos. Ele também foi o 5º lugar geral no Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ainda consegiu passar na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Pedro Henrique Torres Menezes foi o 3º lugar geral na UFMG (Foto: Alex Araújo/G1) 
Pedro Henrique Torres Menezes foi o 3º lugar geral na UFMG (Foto: Alex Araújo/G1)
E Gabriel Moreira Alves Reis, de 22 anos, arrebatou o 4º lugar geral e uma vaga na Faculdade de Medicina. A pontuação foi de 847,08 pontos. Ele ainda foi aprovado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).
A partir da rotina de estudos destes campeõs, veja dicas para não perder tempo e otimizar os estudos:

Aprofunde os conhecimentos em casa
O estudante Pedro Henrique conta que ampliava e aprofundava em casa o que aprendia dentro de sala de aula. Para ele, não ficar com dúvidas e estar atento às explicações dos professores garantem um aprendizado favorável.
Monte um horário de estudos
Paralelo a isso, ele diz que preferia estudar individualmente a estudar em grupo. De segunda-feira a sábado, das 7h às 12h40, o jovem estava em sala de aula e, três vezes por semana, tinha aulas à tarde. Aos sábados, até as 19h, fazia simulados.
Preste atenção dentro de sala
O segredo, segundo Pedro, é ficar atento aos ensinamentos passados pelos professores. Para ele, não adianta estar presente nas aulas se a atenção estiver dispersa.
Estude mais as matérias que considere mais difíceis
Para Pedro, química, história e filosofia eram a combinação de disciplinas mais difíceis. Por isso, ele dedicava mais tempo de estudo.
Faça leituras de textos variados
Além dos conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula, ele os ampliava por meio de leituras diversificadas. Pedro fala que fazia conexões com o que aprendia dentro de sala de aula. “Para ser médico é preciso ter formação humana”, avalia. Além do conhecimento, segundo ele, a leitura aumenta o vocabulário.
Deixe as 'neuroses' de lado
Um dos maiores erros que podem prejudicar o candidato é deixar de se alimentar e de dormir, exemplifica Pedro. O estudante disse que esse tipo de "neurose", usada por ele como uma força de expressão, não faz o aluno ser aprovado. “Não adianta querer recuperar em um ano [no 3º ano] o que não foi feito antes”. Para não se estressar, ele conta que, dois dias antes do Enem, parou de estudar. Pedro também fala que perder noites de sono só prejudica as saúdes mental e física.
Mariana Drummond Martins Lima (Foto: Alex Araújo/ G1) 
Mariana Drummond conquistou o 1º lugar geral na UFMG (Foto: Alex Araújo/ G1)
 
Pesquise sobre o que pretende estudar
Já Mariana Drummond diz que é preciso pesquisar sobre o curso que se pretende fazer para ter tempo hábil de preparo. “Decidir na última hora pode tirar o foco”.
Faça resumo da matéria
E para manter o foco, Mariana conta que fazia um resumo do que ela havia estudado na escola. Segundo ela, o esquema era feito para todas as matérias. Depois ela fazia uma leitura em voz alta, o que, segundo ela, ajudava na fixação do conteúdo.
Prepare-se para a redação
Outra prática de Mariana era com relação à redação. Ela comenta que procurava na internet temas que foram usados em exames anteriores.
Estude diariamente
E a rotina de estudos era muito ampla. Depois que chegava do colégio, dedicava-se aos estudos, diariamente, das 13h30 às 23h30, fazendo pausas somente para ir ao banheiro, se alimentar e tomar banho.
Leia sempre
Além das leituras diárias obrigatórias, Mariana conta que se preocupava também em ler literatura. “É bom por causa das noções de gramática e enriquecimento do vocabulário. E o Enem também é interdisciplinar. Acompanhava o noticiário pela internet”. Além das apostilas, ela também estudava em outros livros como os de biologia, química e física.
Diminua o lazer
E apenas a dedicação nas leituras não era suficiente para Mariana. No 3º ano do ensino médio, ela deixava de sair e de viajar para adiantar as matérias e reestudar as do 2º ano.
Faça vestibular como treineira
Desde o 1º ano, Mariana fez vestibulares e o "Enems" como treineira em faculdades públicas e particulares. “Isso ajuda porque na primeira vez que eu fiz, eu estava nervosa. Depois, na terceira vez, eu já estava calma”, avalia.

Gabriel Moreira Alves Reis ficou com o 4º lugar geral (Foto: Alex Araújo/G1) 
Gabriel Moreira Alves Reis ficou com o 4º lugar geral (Foto: Alex Araújo/G1)
 
Comece a se preparar no 3º ano
Gabriel Reis conta que começou a se preparar para os vestibulares desde que cursava o 3º ano do ensino médio, onde conseguiu “uma base bem-feita”.
Aprenda o que a redação pede
Para ele, fazer redação e interpretar o que o Enem pede é essencial para se fazer uma boa redação. Para treinar, ele diz que fazia textos extras. “Tem que se fazer um esforço e se adaptar ao que o Enem pede”.
Faça todos os simulados
O estudante participou de todos os simulados que o cursinho ofereceu durante o ano. “Eles são desgastantes porque são muito próximos à realidade do Enem".
Além dos simulados, Gabriel também se dedicava aos estudos, em casa, diariamente, das 14h às 18h. Aos sábados, tinham os simulados e, aos domingos, ele descansava.
Faça esquemas
Em biologia, por exemplo, ele fazia resumos escritos do que havia aprendido. Em matemática, resolvia os exercícios das apostilas. Já em física, lia a matéria e também solucionava os exercícios. Ele conta que sempre estudava sozinho.
Priorize os estudos, mas ‘não abra mão da vida’
Gabriel dosava a rotina escolar atividades físicas como o futebol. “Não se pode abandonar a vida por causa do Enem. É preciso conciliar”. Mesmo assim, ele diz que tinha pouco tempo para a família, a namorada e os amigos. Foi preciso reestruturar para não abandonar nenhum deles. O estudante admite que os programas com a namorada e com os amigos diminuíram.

Fonte: G1.com

Novo ministro da educação descarta duas edições do Enem por ano

Novo ministro da educação descarta duas edições do Enem por ano

Proposta surgiu em 2012 com Haddad e não foi adotada por Mercadante.
Última edição do exame foi realizada por mais 5 milhões de candidatos.

Do G1, em São Paulo
O novo ministro da Educação, José Henrique Paim, durante transmissão do cargo com o ex-titular da pasta Aloizio Mercadante (Foto: Agência Brasil) 
José Henrique Paim durante transmissão do cargo com Mercadante (Foto: Agência Brasil)
 
O novo ministro da Educação, José Henrique Paim, disse na quinta-feira (6), em Brasília, que não trabalha com a possibilidade de aplicar duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A proposta de aplicar mais de uma edição do Enem por ano surgiu quando o Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo, era ministro. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União em maio de 2011 chegou a instituir que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A primeira edição aconteceria em abril de 2012.
O ministério cancelou a medida em 20 de janeiro de 2012 alegando que a realização de duas edições do Enem em 2012, "sobrecarregaria as estruturas logísticas do exame."
Em 2013, o então ministro Aloizio Mercadante, que está na Casa Civil, descartou esta possibilidade para o ano vigente.
Mais de 5 milhões de candidatos fizeram a última edição do Enem, em novembro do ano passado. Depois de uma série de sucessivos problemas, como vazamento da prova, erro de impressão e vazamento de questões do pré-teste, pela primeira vez a aplicação do exame ocorreu sem transtornos.

Fonte: G1.com

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Notas máximas do Enem sobem em todas as provas, exceto linguagens

Notas máximas do Enem sobem em todas as provas, exceto linguagens

Inep divulgou a maior e a menor nota possíveis nas provas objetivas.
De 2012 para 2013, notas de humanas, natureza e matemática subiram.

Do G1, em São Paulo
As notas máximas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) subiram na edição de 2013, em comparação com a de 2012, em três das quatro provas objetivas: ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Na prova de linguagens e códigos, ela foi ligeiramente mais baixa, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A maior nota registrada entre as quatro provas objetivas foi na prova de matemática: 971,5.
Todos os anos, após abrir os resultados do Enem para consulta individual dos candidatos, o Inep divulga a nota máxima e a mínima em cada prova objetiva.
Em 2013, pouco mais de 5 milhões de candidatos participaram dos dois dias do Enem. No primeiro dia, foram aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza.
Em ciências humanas, a maior nota tirada por um candidato na prova foi 888,7, e a menor foi 299,5. As duas pontuações foram mais altas que as registradas no Enem 2012 (874,9 e 295,6). Em ciências da natureza, a nota máxima registrada foi 901,3 pontos, e a mínima, 311,5, também mais altas que na edição anterior, quando a maior nota foi 864,9 e a menor foi 303,1.
No domingo, quando os candidatos fizeram as provas de matemática, de linguagens e de redação –que é corrigida usando outra metodologia. Em matemática, a nota máxima foi 971,5 (mais alta que os 955,2 pontos registrados em 2012). O menor desempenho de um candidato foi 322,4 pontos; em 2012, a nota mínima havia sido 277,2.
Em linguagens, a nota mais alta do Enem 2013 foi 813,3, ligeiramente mais baixa que no Enem 2012, quando a nota máxima dos candidatos nesta prova foi 817,9. A nota mínima chegou a 261,3, mais de 30 pontos abaixo da menor nota registrada na edição anterior do Enem, que foi de 295,2.

EVOLUÇÃO DAS NOTAS MÁXIMAS E MÍNIMAS DO ENEM
  ENEM 2012
ENEM 2013
  MÍNIMA
MÁXIMA
MÍNIMA
MÁXIMA
Ciências humanas
295,6
874,9
299,5
888,7
Ciências da natureza
303,1
864,9
311,5
901,3
Linguagens
295,2
817,9
261,3
813,3
Matemática
277,2
955,2
322,4
971,5
Redação*
0
1.000
0
1.000
Fonte: Inep/MEC
*A redação não usa a metodologia TRI: a nota final é composta de cinco notas de 0 a 200 pontos, definidas em intervalos de  40 pontos de acordo com o domínio das cinco competências avaliadas pelo Enem
 
 
É impossível tirar nota mil na prova objetiva
Isso acontece porque, segundo a metodologia aplicada no Enem – a Teoria de Resposta ao Item, ou TRI –, é impossível tirar nota zero ou nota mil em uma dessas provas, porque o cálculo da nota não depende de o aluno acertar ou errar todas as questões: cada questão tem um peso diferente, e a avaliação não leva em conta apenas o número de acertos, mas quais questões o aluno acertou e quais ele errou. Entenda mais sobre o cálculo da TRI.
Segundo o Inep, é impossível que qualquer participante do Enem 2013 tenha tirado notas acima dessas máximas, ou abaixo das mínimas divulgadas. Em nota, o presidente do órgão, Luiz Cláudio Costa, afirmou que "os participantes que deixam a prova em branco ou erram todas as questões da prova recebem a nota mínima correspondente ao seu caderno de prova". Se o candidato.

Fonte: G1.com

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Resultado do Vestibular da UFSC será divulgado na segunda-feira

Resultado do Vestibular da UFSC será divulgado na segunda-feira

Provas foram realizadas entre 14 e 16 de dezembro de 2013.
Candidatos disputam as 6.511 vagas ofertadas para os cinco campi.

Do G1 SC
Primeiros candidatos entram no CTC (Foto: Joana Caldas/G1) 
Provas foram realizadas em dezembro (Foto: Joana Caldas/G1)
 
A lista dos aprovados no Vestibular 2014 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será divulgada na tarde desta segunda-feira (27). Segundo a Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), a solenidade com o resultado oficial ocorrerá a partir das 16 horas, no auditório da Reitoria, no campus de Florianópolis.
Após a cerimônia, a relação dos classificados estará disponível no site do Vestibular e no Ginásio 3 do Centro de Desportos da UFSC.
Cerca de 30 mil candidatos disputam as 6. 511 vagas ofertadas para os cinco campi em Santa Catarina. As provas foram realizadas entre 14 e 16 de dezembro de 2013 e as aulas iniciam em 17 de março de 2014.
Os aprovados devem fazer sua matrícula na Universidade no final de fevereiro. Aqueles que ingressarem pela classificação geral (sem cotas) e os de vagas reservadas (cotas) que não precisam se apresentar para as comissões de validação de autodeclaração fazem a matrícula inicial nos dias 20 e 21. De 24 a 26 de fevereiro a UFSC realiza a matrícula inicial dos que ingressaram pelas vagas de cotas e que precisam se apresentar às comissões de validação.

Fonte: G1.com

MEC divulga segunda chamada do Sisu 2014; confira nomes

MEC divulga segunda chamada do Sisu 2014; confira nomes

Matrículas devem ser feitas a partir desta sexta-feira (31).
Quem não foi aprovado nas duas chamadas pode entrar na lista de espera.

Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (27) o resultado da segunda chamada da primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Veja o link ao lado.
Os aprovados deverão fazer a matrícula nesta sexta-feira (31) ou entre a próxima segunda (3) e terça-feira (4).
Os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das duas chamadas do Sisu podem manifestar interesse em participar da lista de espera das universidades, usada para preencher as vagas que ainda estiverem abertas. A lista começa a ser criada nesta segunda-feira, e o prazo termina no dia 7 de fevereiro.
Segundo o MEC, o Sisu teve 2.559.987 inscritos, o que representa um aumento de 31,28% em relação à edição do primeiro semestre de 2013. Em todo o país, foram oferecidas 171.401 vagas em 4.723 cursos de graduação de 115 instituições. O ministério não informou quantas dessas vagas já foram preenchidas nem o total oferecido na segunda chamada da seleção.

Segunda chamada do Sisu 2014 está no ar (Foto: Reprodução)Segunda chamada do Sisu 2014 está no ar (Foto: Reprodução)
 
Fonte: G1.com

Unesp divulga resultado final do vestibular 2014

Unesp divulga resultado final do vestibular 2014

Aprovados precisam confirmar interesse pela vaga entre 3 e 4 de fevereiro.
São oferecidas mais de 7 mil vagas nesse processo seletivo.

Do G1, em São Paulo
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira (27) o resultado final do vestibular 2014. O candidato precisa fazer a consulta no site da Vunesp (veja o link ao lado) para ter acesso ao seu desempenho. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, todos os estudantes classificados deverão confirmar interesse pelas vagas.
A primeira lista de convocados será divulgada no dia 7 de fevereiro, somente com os nomes dos candidatos que tenham declarado interesse por uma vaga. As matrículas da primeira chamada serão realizadas nos dias 11 e 12 de fevereiro, na unidade onde é oferecido o curso escolhido pelo aluno. A segunda e a terceira chamada serão divulgadas nos dias 14 e 21 de fevereiro, respectivamente.
A Unesp oferece 7.259 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2014. No total, há 171 opções de cursos em 23 cidades: Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (184), São Vicente (80) e Tupã (120).
No vestibular 2014 da Unesp, o sistema de reserva de vagas para escola pública garante um mínimo de 15% dos lugares de cada curso para estudantes que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso deve ampliar a proporção desses alunos nos cursos da Unesp, que no vestibular 2013 já era de cerca de 40% do total das vagas oferecidas.

Fonte: G1.com

UFSC divulga lista de aprovados no Vestibular 2014 para graduação

UFSC divulga lista de aprovados no Vestibular 2014 para graduação

Cerca de 30 mil candidatos disputaram 6.511 vagas dos cinco campi.
Matrículas ocorrem na Universidade entre 20 e 26 de fevereiro.

Do G1 SC
Candidatos procuram sombras enquanto esperam abertura dos portões (Foto: Joana Caldas/G1) 
Provas ocorreram entre os dias 14 e 16 de dezembro (Foto: Joana Caldas/G1)
 
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou na tarde desta segunda-feira (27) a lista dos aprovados no Vestibular 2014. Segundo a Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), a divulgação oficial foi no auditório da Reitoria, no campus de Florianópolis. A relação dos classificados está disponível no site do Vestibular e no Ginásio 3 do Centro de Desportos da UFSC.
Os aprovados devem fazer sua matrícula na Universidade no fim de fevereiro. Para os que ingressarem pela classificação geral (sem cotas) e os de vagas reservadas (cotas) que não precisam se apresentar para as comissões de validação de autodeclaração, a matrícula inicial nos dias 20 e 21. De 24 a 26 de fevereiro, a UFSC realiza a matrícula inicial dos que ingressaram pelas vagas de cotas e que precisam se apresentar às comissões de validação.
Cerca de 30 mil candidatos disputaram 6.511 vagas dos cinco campi em Santa Catarina. As provas ocorreram entre 14 e 16 de dezembro de 2013 e as aulas iniciam em 17 de março de 2014.

Fonte: G1.com

Ministério da Educação vai reavaliar o curso de Jornalismo da UFPR

Ministério da Educação vai reavaliar o curso de Jornalismo da UFPR

Matrículas foram suspensas pelo MEC devido ao baixo conceito obtido.
Calouros devem esperar reavaliação para fazerem as matrículas de 2014.

Do G1 PR
 Universidade espera que o resultado saia até o dia 10 de fevereiro (Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR/Divulgação)
Universidade espera que o resultado saia até o dia 10 de fevereiro (Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR/Divulgação)
 
O Ministério da Educação (MEC) decidiu que fará uma reavaliação no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal do Paraná. O curso teve as matrículas suspensas pelo MEC, devido às baixas notas alcançadas no Conceito Preliminar de Curso (CPC), na avaliação realizada em 2012.
Na terça-feira (28), a UFPR vai encaminhar um documento oficial para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC. O texto deverá conter os argumentos de defesa para a manutenção do curso. A comissão que reavaliará o curso será formada por dois jornalistas, que ainda não foram definidos pela Seres.
Apesar da possibilidade de liberação do curso, a matrícula dos calouros aprovados no último vestibular, que deveria ocorrer na terça-feira, segue suspensa. Os candidatos devem esperar pelo menos mais 15 dias, quando a UFPR vai informar a todos como procederá com as matrículas para o primeiro semestre letivo de 2014.
O MEC informou que não há uma data definida para que o resultado sobre a liberação ou manutenção da medida de suspender as matrículas seja divulgada. Contudo, a UFPR espera que o resultado saia até o dia 10 de fevereiro, ainda em tempo para que os calouros aprovados no vestibular possam seguir o calendário acadêmico da instituição, sem qualquer prejuízo.

Fonte: G1.com

1º lugar em medicina na Unesp diz que estudou até em festa de família

1º lugar em medicina na Unesp diz que estudou até em festa de família

'Comia, estudava e dormia', diz jovem de 19 anos com maior nota no curso.
Cauê Bueno ainda aguarda resultados de USP e Unifesp para optar.

Ana Carolina Moreno Do G1, em São Paulo
Cauê Bueno foi o 1º colocado em medicina na Unesp (Foto: Arquivo pessoal/Cauê Gasparotto Bueno) 
Cauê Bueno foi o 1º colocado em medicina na Unesp (Foto: Arquivo pessoal/Cauê Bueno)
 
Nesta segunda-feira (27), horas depois de descobrir ter sido o candidato mais bem colocado no vestibular de medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Cauê Gasparotto Bueno, de 19 anos, foi resolver um dos muitos compromissos que ficaram pendentes em 2013: frequentar o Curso de Formação de Condutores para tirar sua carteira de motorista. "No ano passado eu tinha que estudar e não deu tempo de tirar a carta", contou o jovem de São Paulo ao G1.
Outros aspectos da vida que Cauê afirma ter sacrificado foram namoros e família. "A pior coisa que você pode fazer nessa fase da sua vida é namorar, não dá. E fiquei meio antissocial com a família. Sempre que tinha festa, levava as coisas para estudar. Não tem o que fazer."
Com nota final 93,417, Cauê bateu todos os 19.480 candidatos inscritos na carreira de medicina da Unesp –uma concorrência de 216,4 candidatos por vaga.
Ele fez um ano de cursinho em 2013 para conquistar o sonho de estudar medicina, que nutria desde o oitavo ano do fundamental, após ficar fascinado com uma aula de anatomia. Em seu cursinho, ele tinha aulas no período integral às terças e quintas, e de quarta, sexta e sábado apenas pela manhã. Aos domingos, às vezes tinha provas. O resto das horas da semana ele gastou na sala de estudos com os colegas ou estudando sozinho em casa. O jovem não sabe exatamente quantas horas estudava por dia. "Não faço ideia. Comia, estudava e dormia. Parava às vezes para ler alguma coisa, assistir TV, mas a maior do tempo, ficava estudando", lembra.
Essa, porém, não foi sua primeira aprovação na Unesp. "Peguei a segunda chamada, mas quis fazer um ano de cursinho. Ainda estava no terceiro [ano do ensino médio], passei direto", disse o estudante, que não ligou de voltar para a sala de aula e tentar uma vaga em um curso mais perto de casa.
Ele ainda aguarda os resultados da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP) –ele acabou não passando na primeira fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mas, segundo ele, hoje, depois de já ter visitado o campus da Unesp em Botucatu, onde é oferecido o curso de medicina, Cauê não se importaria de mudar para o interior.
Depois da maratona de provas, que terminou só no início de janeiro, Cauê retomou a rotina normal e aproveitou as férias para descansar, o que inclui dormir até tarde. Às 10h, quando a Unesp divulgou o resultado nesta segunda, quem o acordou para dar a notícia de que ele havia ficado em primeiro lugar no vestibular para medicina foi sua mãe. Agora, o estudante aguarda a definição de onde irá estudar, mas já pensa em uma especialidade a seguir: a neurologia. "Acho que tanta coisa a descobrir é o que me motiva."

Leonardo Bota Rodrigues já acumulou aprovações em medicina na UFMS pelo Sisu e na Unesp (Foto: Arquivo pessoal/Leonardo Augusto Bota Rodrigues) 
Leonardo Bota Rodrigues já acumulou aprovações em medicina na UFMS pelo Sisu e na Unesp
(Foto: Arquivo pessoal/Leonardo Bota Rodrigues)
 
Primeiro colocado nas cotas raciais
Leonardo Augusto Bota Rodrigues, de 19 anos, também foi acordado pelo pai na manhã desta segunda para ser informado de que era um dos calouros de medicina da Unesp em 2014. Morador de Mirassol, no interior de São Paulo, Leonardo acumula também a aprovação na primeira chamada do Sistema de Seleção Unifica (Sisu) para o curso de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mas o jovem já decidiu: vai optar pela Unesp, para ficar mais próximo da família. "Já está decidido, vou para Botucatu. Adorei a faculdade [de medicina da UFMS], achei o campus lindo, a faculdade muito boa, a cidade, Campo Grande, muito legal. Só que ela fica a 600 km da minha casa, e a Unesp fica a 300."
Com a nota final 85,447, Leonardo ficou com a primeira das cinco vagas reservadas para estudantes de escola pública que se autodenominem pretos, pardos ou indígenas. Além disso, a Unesp tem nove vagas no curso de medicina para estudantes oriundos da rede pública em geral, e 76 vagas para a ampla concorrência.
A nota de Leonardo ficou três pontos abaixo da nota mínima para a aprovação na primeira chamada dos candidatos da ampla concorrência.
O jovem chegou a cursar parte do ensino fundamental na rede privada, mas há quatro anos, no primeiro ano do ensino médio, ele passou no vestibulinho da Escola Técnica (Etec) de sua cidade e decidiu voltar à rede pública. Pesou na decisão o fato de seu irmão mais velho ter sido aprovado, na mesma época, no curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e seus pais terem dificuldade de manter um filho fora do estado e outro em escola particular.
Foi o irmão quem também o ajudou, indiretamente, a decidir que carreira seguir. "Se falar que [ser médico] foi sonho desde criança é mentira. Mas foi muito do que eu ouvi meu irmão falar do dia-a-dia dele na faculdade. Até ano passado estava entre engenharia, direito e medicina", explicou Leonardo, que, assim como Cauê, já tinha conseguido uma aprovação na Unesp em 2013. Leonardo passou para engenharia, mas acabou optando definitivamente pela medicina.
No ano passado, ele se matriculou num cursinho de São José do Rio Preto, para onde viajava todos os dias para estudar. Como os estudos em casa não rendiam para ele, o truque de Leonardo era passar a maior parte do tempo no cursinho. "Ficava geralmente das 7h30 às 18h, alguns dias mais tarde, outros mais cedo. E sábado tinha simulado, em 90% dos sábados fui nao cursinho. Às vezes domingo, para o simulado do Enem", explicou.
Desde o resultado do Sisu, Leonardo agora colhe os frutos do esforço. "Meus pais estão radiantes", disse o jovem, que ainda não sabe que especialidade vai seguir, mas revelou a preferência pela ginecologia e obstetrícia para poder trazer novas vidas ao mundo.

Fonte: G1.com