English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 26 de fevereiro de 2011

História Da Europa Contada Pelo Sr. Bola

Início do domínio de Roma; algumas regiões do Mediterrâneo Ocidental dominadas pelos cartagineses. Norte da Europa habitado pelos celtas; no oriente, os Impérios Seleucida e Ptolomaico se enfrentam.

Roma engolfa todo o continente (nota: não existe ano zero; o autor provavelmente quis dizer ano 1)
Povos germânicos, em parte atribulados pela Confederação dos Hunos, assolam o Império Romano Ocidental, embora o Oriental permaneça
O reino Franco detém o avanço árabe em Poitiers (a batalha também possui uma segunda data alternativa, 732); as bolas tricolores representam os vassalos Francos.
O Califado de Córdoba, na península ibérica, é mostrado com um livro, simbolizando a rica cultura que floresceu ali, embora o Califado em si tenha entrado em colapso em 1031, devido a disputas internas. A Europa Ocidental Já aparece monopolizada pela França e pelo Sacro Império Romano Germanico. No centro da península ibérica os Estados Pontifícios são representados com uma espada apontada para o leste, simbolizando as cruzadas; no oriente, já se vê alguns reinos e principados cristãos onde antes haviam dominado os turcos seljúcidas.
Aumento da fragmentação européia. A reconquista da península ibérica aos muçulmanos está quase completada, com exceção do reino de Granada ao sul. Destaque para as invasões mongóis a leste, que expulsam os turcos e ameaçam os aiúbidas da Síria e do Egito. Nas ilhas britânicas, se desnvolvem as guerras pela independência escocesa (retradas no filme Braveheart). Na região da atual Rússia, estabelece-se a Horda Dourada, um Canato muçulmano fundado pelos mongóis.
Enquanto Espanha e Portugal se empenham nas Grandes Descobertas, França e os pequenos estados italianos se enfrentam numa luta pelo poder na região. Ao leste, o Império Otomano tenta subjugar a Hungria.
Espanha, dona também de Portugal, Aragão e Sicília, é representada estando em cima de um monte de ouro. Também são representadas as rivalidades entre o Império Otomano, a Áustria e Veneza.
Está representada a Guerra da Sucessão Espanhola, causada pela pretensão d o rei Francês em ver os tronos da França e da Espanha unidas sob um único governante, o que causou uma guerra entre estes dois países e seus inimigos.
Auge do poder napoleônico, que ainda tiraniza a Espanha, depois de haver vencido várias vezes a Áustria e a Prússia (representadas com ataduras).
Europa nas vésperas da Guerra da Criméia (1853-1856), travada entre o Império Russo e uma aliança formada pelos impérios Francês, Britânico e Otomano, pela influência a ser exercida nos Bálcãs.
Primeira Guerra Mundial: Uma Aliança Germânica, formada por Alemanha e Áustria-Hungria, sentido-se ameaçada pelas potências circundantes, engolfa toda a Europa na maior guerra já vista até então.
Europa às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Abaixo, apresenta-se a guerra já em seu decurso: Alemnha, senhora de praticamente todo o continente, começa a perder espaço perante o contra-ataque soviético depois da quebra do cerco a Leningrado e da derrota alemã em Stalingrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário