English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Atualidades 83 - Mundo Árabe Continuação Da Crise

Tensão na Líbia ajuda petróleo a subir 2,32%
Às 14h37, o petróleo tipo Brent para maio negociado na plataforma ICE subia para US$ 105,26 o barril
21 de fevereiro de 2011 | 8h 33
Gustavo Nicoletta, da Agência Estado
LONDRES – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em alta, impulsionados pelos confrontos entre manifestantes e forças de segurança na Líbia, que trouxeram à tona a preocupação com potenciais interrupções no fornecimento de petróleo produzido na região.
(…)
As manifestações contra o governo na Líbia se espalharam pelas principais cidades do país, entre elas a capital, Tripoli. A violência crescente dos confrontos entre as pessoas que participam dos protestos e as forças de segurança locais levaram várias companhias petrolíferas, entre elas a BP, a retirarem seus funcionários da região. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a suspensão das atividades dessas empresas implica um corte de aproximadamente 50 mil barris de petróleo por dia na produção.
A AIE está em “alerta elevado” para potenciais interrupções no fornecimento de petróleo, segundo David Fyfe, diretor da divisão de Mercados e Indústria Petrolífera do órgão.
A Líbia exporta aproximadamente 1,4 milhão de barris de petróleo por dia, o que torna o país o maior produtor a enfrentar uma tensão política significativa desde o início do ano. Protestos contra os governos da Tunísia e do Egito, que culminaram na queda dos chefes de Estado desses países, não tiveram grande impacto sobre a oferta da commodity.
(…)


Nenhum comentário:

Postar um comentário