English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 20 de fevereiro de 2011

2012, O Ano De Portugal No Brasil

Já está confirmado que o ano de 2012 será o ano de Portugal no Brasil, e vice-versa!

A literatura é um dos campos mais importantes nessa celebração. A Casa Museu Fernando Pessoa, dirigido pela escritora Inês Pedrosa, já tem programado um filme, a vinda de escritores portugueses ao Brasil e a criação de uma "biblioteca" de autores portugueses da nova geração, com edições populares e baratas!

"Será um filme de 30 minutos dedicado a dez novos autores, com três minutos para cada um, que vai passar nas televisões portuguesas e brasileiras." explica a ministra portuguesa da Cultura, Gabriela Canavilhas.

Os livros dos novos autores portugueses serão inéditos no Brasil, editados e distribuídos por aqui mesmo. E a vinda de outros autores para participar de palestras e conferências contará com a parceria de instituições locais, como o Instituto Moreira Salles, para que as iniciativas tenham mais visibilidade.

Segundo a ministra Gabriela Canavilhas, a programação das outras áreas, como cinema, artes plásticas, música e teatro, será definida após reunião com a nova ministra da Cultura brasileira, Ana de Hollanda.
O Lá e Cá participará ativamente dessas atividades, e estão em processo de produção três publicações voltadas ao público luso-brasileiro. A primeira delas é a antologia poética de José Jorge Letria, que será lançada em fevereiro (Veja o post anterior). E dos outros títulos falaremos em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário