English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Veja Como A Literatura Aparece No Vestibular

As questões de Literatura procuram avaliar conteúdos específicos das obras, exigindo efetiva experiência de leitura. Foto: Getty Images
As questões de Literatura procuram avaliar conteúdos
específicos das obras, exigindo efetiva experiência de
leitura
Mesmo com os livros obrigatórios listados em cada vestibular, a verdade é que é difícil adivinhar que livros e autores estarão nas provas de todo o país. Dácio Antônio de Castro, supervisor de português do cursinho paulista Anglo, deixa sua dica: "As questões procuram avaliar conteúdos específicos das obras, exigindo efetiva experiência de leitura e, sobretudo, reflexão crítica sobre os temas evocados. São ainda frequentes questões intertextuais: relação de textos entre diferentes autores", diz.
A equipe de literatura do curso pré-vestibular destaca que os movimentos literários no Brasil e em Portugal merecem atenção dos vestibulandos. Segundo os professores, os candidatos estarão bem preparados se souberem dominar os traços estéticos e ideológicos de cada movimento literário, seus respectivos contextos histórico-culturais e os autores mais representativos de cada época literária e suas marcas estilísticas.
Os professores de literatura do Anglo apostam em oito autores como questão certa dentro dos movimentos literários. São eles: Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar, no Romantismo; Eça de Queirós e Machado de Assis, no Realismo; e Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa, no Modernismo.
Além disso, alguns vestibulares definem previamente as obras para leitura. Segundo Castro, os textos selecionados também oferecem suporte para excelentes questões de gramática e de texto. Os estudantes devem se centrar na compreensão do enredo de cada obra, nos procedimentos construtivos das obras, nos aspectos semânticos do texto e no estilo particular dos gêneros de cada livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário