English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 9 de janeiro de 2011

Uma Onda !

Como estão, meus caros amigos em férias ?!? Espero que descansando, pois afinal, em breve, estaremos mais uma vez juntos na busca pelo conhecimento .... “Bonito, não ?!?” rs rs rs. Deixando a brincadeira de lado, gostaria, neste primeiro post  pensativo de 2011, de abordar um tema que muito trabalhamos em nossas aulas: o Futuro.

Como vocês sabem, o cansado professor Geraldo aqui leciona História, para que possamos compreender quais decisões nossos antepassados tomaram e que nos levaram até este ponto. Isso, é claro, para que possamos, com esse conhecimento, fazer as nossas próprias escolhas, que afetarão tanto o nosso presente como também o futuro.
É nesse sentido que gostaria de propor um pensamento que pode ajudar naqueles momentos de extremo tédio que, às vezes, as férias se tornam, afinal, você pode ficar pensando nele, espantando assim o tédio ! Esse pensamento diz respeito a como você vai se posicionar neste ano que se inicia, com relação a sua condição de cidadão. Com isso quero dizer que, como já discutimos inúmeras vezes nas aulas, nosso país está vivendo um momento no mínimo interessante. Isso quer dizer que, muito mais pela conjuntura mundial do que por nossas decisões, o Brasil está “sabendo surfar” nesta boa onda que aqui chegou. Mas como todo surfista sabe, mesmo as boas ondas uma hora terminam na praia !
E é nesse ponto, quando a onda terminar, que teremos que ter feito as nossa escolhas. Se nada fizermos como cidadãos, como estamos historicamente acostumados a fazer, a onda vai passar e ficaremos lamentando por um bom tempo. Mas se escolhermos, agora que a onda está boa, um caminho de reformas, principalmente na saúde, na educação e na segurança pública, além de um aprimoramento pessoal, com mais estudo e cursos diversos, pode ser que quando esta onda terminar, possamos ficar na praia admirando, com todo o prazer, o próprio mar !
Em breve falaremos um pouco mais de como podemos ajudar na construção deste caminho. Até lá, aproveitem as férias e as ondas que surgirem ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário