English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ano Novo Feliz


Mas um ano se foi embora, um ano onde o carinho
e a amizade estiveram sempre presentes e agora,
o que posso desejar para o próximo ano à cada uma de vocês?
Desejo que as verdadeiras amizades continuem eternas e tenham,
sempre aquele espaço especial em nossos corações que
as lágrimas mesmo que poucas sejam compartilhadas,
que as alegrias estejam sempre presentes e sejam
comemoradas por todos.
Que o carinho esteja presente em um simples Olá ,
ou em qualquer outra frase mesma que dita brevemente.
Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades,
novos amores e novas conquistas. Que Deus esteja sempre
com sua mão estendida apontando os seus caminhos.
Que os sentimentos pequenos sejam banidos de vez de nossas vidas,
que aquele que necessite de ajuda encontre em nós sempre
o conforto e a palavra amiga.
Que a verdade sempre esteja acima de tudo…
que o perdão e a compreensão superem as mágoas e as desavenças,
que tudo o que sonhamos seja transformada em realidade.
Que o amor pelo próximo seja a nossa meta absoluta
e que nossa longa jornada nós próximos 365 dias seja repleta de
otimismo e esperança, força de vontade e poder realizar.
É o meu mais sincero desejo à todas as leitoras e leitores do Blog .
Feliz Ano Novo !

O calendário, seja ele solar ou gregoriano, foi inventado pelo homem com a finalidade de contar o tempo, algo que sirva de referencial para a nossa existência e a do mundo. É a simbologia do dia/mês/ano que nos permite avaliar os nossos feitos e rever os planos daqueles que estão por vir; registrar os momentos de alegria e lembrar os momentos de aprendizado e dor; fazer os rituais de passagem para a adolescência, o primeiro namorado, o primeiro emprego, vestibular, formatura, casamento, primeiro filho, as primeiras rugas, as mudanças do corpo e da mente. É o instrumento que utilizamos para fazer o balanço da vida: quanto já caminhamos? Quanto será que falta caminhar? Estamos mais para a vida terrena ou para a vida eterna?

Adeus Ano Velho... Feliz Ano Novo... Que tudo se realize, no ano que vai nascer...
Será que cada um de nós internaliza cada palavra da famosa canção natalina? Estamos dispostos a dizer adeus ao velho e receber o novo de braços abertos?
Creio que este seja o grande desafio, o grande presente que podemos nos dar para vivenciar intensamente a prosperidade do novo ciclo e usufruir das novas oportunidades. Só de mãos abertas acenamos para alguém que encontramos. Somente de braços abertos podemos dar um caloroso abraço em um amigo ou ente querido. Apenas de coração aberto estamos prontos para aceitar o outro como ele é, com suas qualidades e diferenças na forma de pensar e agir. Para que corpo, mente e alma estejam em sintonia, em movimentos sincronizados, é importante praticar alguns valores filosóficos:

Flexibilidade, capacidade de sair do seu ponto de vista e passear pelo espaço do ponto de vista do outro. Olhar com o olhar do outro, sem julgamento, apenas experienciando este novo olhar. Assim, podemos compreendemos o outro e podemos aceitar ou não a sua opinião, surgindo daí o diálogo respeitoso para a construção de uma ideia conjunta. A flexibilidade traz intrínseca a prática do respeito ao indivíduo e suas crenças.
Cooperação, operação conjunta, união de pessoas com foco no mesmo resultado. O movimento da cooperação é mais atual do que nunca, quando temos um planeta de 6 bilhões de habitantes que necessitam de água, comida, moradia e emprego para viver de forma digna.
É o olhar mais a ação em prol de um mundo melhor para todos, da unidade como Seres Humanos x Solidariedade, comunhão de atitudes e sentimentos, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face da oposição vinda de fora.
É a nossa força interior que emerge quando deixamos o sentimento de unidade nos comandar, quando sentimos na carne o que o outro sente, quando nos vemos em seu lugar. É a qualidade humana mais nobre e mais visceral. Como meu presente de Natal para todos vocês, deixo o convite para a prática da confraternização no seu dia-a-dia.

Confraternizar que significa unir, conviver ou tratar como irmãos; ter os mesmos sentimentos, crenças ou ideias, e se não forem tão iguais, aceitar as diferentes manifestações do outro com amorosidade e humildade.

Pois o Natal, festa originalmente pagã no antigo Egito, é um ótimo momento para entendermos que todas as religiões levam a um mesmo Deus, buscam as mesmas salvações, os mesmos paraísos que encontramos quando olhamos para dentro de nós mesmos, o nosso templo interior de luz, sem espaço definido, nem tempo com data marcada em nenhum calendário criado pelo homem.
Que venha 2011 e que tenhamos dois mil e dez motivos para sermos felizes e prósperos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário