English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

1/3 Dos Estudantes Que Fizeram O Enem Se Inscreveram No Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registraram às 23h59 desta quinta 2.020.157 de inscrições efetuadas por 1.080.194 candidatos (os candidatos poderiam optar por até duas opções de cursos e instituições, o que poderia configurar mais de uma inscrição). Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos representa aproximadamente um terço dos 3,2 milhões de estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.
Dentre estudantes que se submeteram as provas do Enem estão incluídos além dos que se inscreveram no Sisu, aqueles que o fizeram apenas para conseguir a certificação do ensino médio; os que pretendem vagas no Prouni; os que pretendem bolsas no FIES; os treineiros e, finalmente, aqueles que ao tomar conhecimento das notas de corte, já se consideraram impossibilitados de disputar uma vaga.
Decisão da Justiça
A Justiça Federal no Rio de Janeiro concedeu liminar prorrogando o período de inscrições para o Sisu até o dia 26 deste mês. O juiz Alberto Nogueira Júnior alega que haverá sobrecarga do sistema, já que apenas um terço dos 3,3 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreveram no Sisu até o início da noite desta quinta.
No entanto, o MEC encerrou as inscrições às 23h59, como previsto. Em nota, o ministério afirma que está estudando, com a Advocacia-Geral da União (AGU), de que forma cumprirá a decisão do juiz, já que não é possível permitir novo prazo de inscrições no sistema somente para os estudantes do Rio de Janeiro.
"Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional, envolve estudantes de todos os estados da Federação e 83 universidades e institutos federais de todo o País", acrescenta a nota.
Sisu
O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.
Participam do processo seletivo 2011/1 do Sisu 83 instituições de ensino superior, sendo 39 universidades federais, 05 universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada. A lista das instituições participantes e dos cursos oferecidos pode ser consultada no portal do Sisu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário