English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

15 De Novembro de 1989 – No Centenário Da República, Brasil Vai Às Urnas

Eleições 1989 - 15 DE NOVEMBRO DE1989


Nas ruas de todo o país bandeiras do Brasil eram erguidas pelas mãos de cidadãos sorridentes e eufóricos num dia de muita comemoração. A partir das oito da manhã, quando as seções eleitorais abriram suas portas, o centenário da Proclamação da República foi celebrado como se deve; numa festa democrática, dentro da qual o voto direto e secreto voltava a assumir sua função de protagonista, após passar 28 anos num papel de coadjuvante, neste teatro de máscaras da política brasileira.

Finalmente chegava o tempo em que 82 milhões de brasileiros iriam às urnas exercer sua cidadania ao escolher o próximo Presidente da República. No último pleito federal plenamente democrático, o país elegera João Goulart, em 1961, que logo seria deposto pelo golpe militar de 1964. A ditadura sobrepunha-se à democracia. As mordaças da censura calavam a voz do povo, que só seria libertado na conclusão do processo de redemocratização, fomentado pelo movimento das Diretas Já. Em novembro de 1989, o gosto da República voltava a ser doce.


eleições diretas para presidente - CPDoc JB



Três eram os principais candidatos deste tão almejado pleito: Fernando Collor de Mello, o renovador do conservadorismo, Luís Inácio Lula da Silva, o candidato das massas, e Leonel Brizola, então favorito da elite intelectual, mas duramente surpreendido após a apuração. Nos dias 15 e 16 de novembro, assim, o Brasil votou e levou ao segundo e inédito turno, Lula e Collor, abrindo uma segunda campanha eleitoral emocionante e imprevisível.

A imprensa apoiava Collor, o arrojado jovem clean, que trazia no cerne das propostas o neoliberalismo e a promessa de renovação. Lula, o sindicalista que mal terminara os estudos, tinha o apoio de Brizola mas igualmente a antipatia da classe média dado a uma suposta tendência comunista. No fim do ano, a resposta era clara. Após recuperar sua cidadania, garantida pela Constituição de 1988, o eleitorado brasileiro elegia Collor Presidente da República.

eleições diretas para presidente - CPDoc JB


Sobre o pleito, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, ex-exilado político e criador da campanha Natal Sem Fome, em 1994, escreveu na época um artigo para o JB sobre a emoção que sentiu ao votar para presidente depois de 39 anos:

"No caminho havia no ar um gosto de democracia, uma alegria da dignidade recuperada, a seriedade do dia mais importante deste século. Entrei na sala de votação como quem entra no ventre materno, para recuperar minha identidade perdida, arrancada que foi pela força naquela tarde miseravelmente triste de 31 de março de 1964"

Nenhum comentário:

Postar um comentário