English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM: Um Fracasso ?!

Então mais um ENEM terminou ! Com suas 180 questões, além de uma redação, ele se mostrou, no mínimo, muito cansativo de ser feito. Mas tudo isso valeria caso este teste realmente tivesse sido feito de forma correta, ou seja, sem os erros que surgiram em algumas provas ! De novo este exame acaba sendo um “fiasco”, ao ponto de ser cogitado o seu cancelamento ! Mas será verdade?

Não quero aqui defender o formato da avaliação do ENEM; vocês já viram, em outros artigos aqui no Blog, o que penso sobre avaliação. Também não pretendo levantar a questão se a dificuldade das questões, ou se mesmo o conteúdo das mesmas, foi adequada para um “Exame Nacional”. Não, não é isso que quero ! Na verdade eu pretendo falar sobre os problemas enfrentados pela organização desta prova. Para quem não sabe do que estou falando, leia o artigo: "Ministro considera baixo o número de prejudicados no Enem"
Levantando esta questão, quero fazer uma pergunta: Será que após o segundo ano consecutivo de falhas na confecção e na aplicação do ENEM, ele deveria ser abandonado, ou mesmo ridicularizado, como um VESTIBULAR de MENTIRA, de SEGUNDA CATEGORIA ?!? Essa uma questão importante.
Digo isso, pois a resposta para essa pergunta deve passar necessariamente pelo modelo que queremos de educação. Explico, não vou aqui criar mais uma teoria da conspiração, afinal a internet já está repleta disso, mas, mesmo assim, gostaria de saber qual seria a alternativa viável para se realizar uma avaliação nacional que garantisse, no mínimo, uma chance para qualquer brasileiro que sonhasse em ingressar em uma Universidade ? Seria, quem sabe, manter o modelo vigente no país há décadas, e que criou uma indústria poderosíssima dos cursinhos pré-vestibulares ? Será que ao ridicularizar o ENEM, como algo menor para os “VERDADEIROS VESTIBULANDOS”, aqueles que podem pagar, e caro, por um, ou dois ou até mesmo três anos em cursinhos, não estaríamos trabalhando para que a desigualdade do acesso ao ensino público universitário fique somente restrito àqueles que podem pagar para aprender como realizar uma avaliação ?
Não quero com isso dizer que o ENEM é o melhor caminho para a nossa educação superior ! Pelo contrário, deveríamos sim trabalha para que o nosso país conseguisse fornecer vagas, em número suficiente, para todos aqueles que desejassem prosseguir seus estudos, sem a necessidade de qualquer vestibular. Mas como isso é muito mais complicado de se obter, penso que uma avaliação no estilo ENEM, que deve agora, sem dúvida, ser repensada e reavaliada para que novos erros não voltem a acontecer, pode ser um caminho um pouco mais “justo” para dar oportunidades mais próximas do real para todos aqueles que, de norte a sul deste país, desejam realizar um curso superior !
No mais, deixo uma questão para que você pense: Sem teorias da conspiração, mas a quem interessa o fracasso constante do ENEM ? A quem interessa sua ridicularização ? Imagine se o ENEM viesse a substituir TODOS os VESTIBULARES deste país !!!!! Quem ganharia ? Quem perderia ? Pense nisso !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário