Por causa da greve, 1º semestre letivo na Unesp vai acabar só em setembro
Paralisação em Araraquara (SP) terminou no último dia 11, após 136 dias.
Três das quatro unidades têm calendário de reposição; aulas vão até 2015.
A
Faculdade de Ciências Farmacêuticas é a única que ainda não informou o
calendário de reposição das aulas (Foto: Marlon Tavoni / EPTV)
Em Araraquara, o primeiro semestre na Faculdade de Odontologia só terminará no dia 15 de setembro. Os 374 alunos terão uma semana de férias até o início do segundo semestre, marcado para 22 de setembro. Depois disso, as aulas atravessarão o ano e só serão concluídas em 28 de janeiro de 2015.
O Instituto de Química também divulgou a programação. Os 516 alunos que retornaram no último dia 11 terão que concluir o primeiro semestre no próximo dia 6. O segundo semestre tem início no dia 22 de setembro e também se estenderá até 28 de janeiro do próximo ano.
A Faculdade de Ciências e Letras fechará o primeiro semestre no dia 8 de setembro. A unidade é a que concentra o maior número de alunos em Araraquara, com 2.672 inscritos. A data de início do segundo semestre ainda não foi divulgada pela Unesp.
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas é a única das três unidades que ainda não se pronunciou sobre a reposição das aulas. Estudam no local 673 universitários.
Administrativo
Ao contrário dos 424 professores que voltaram ao trabalho no dia 11, os técnicos administrativos de Araraquara mantiveram a greve parcial. Dos cerca de 700 servidores, 150 continuam de braços cruzados, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Unesp (Sintunesp).
Rio Claro
A situação em Rio Claro é inversa a de Araraquara. Os professores que lecionam no Instituto de Geociências e Ciências Exatas e no Instituto de Biociências continuam a greve inciada em 22 de março. No entanto, os técnicos administrativos já retornaram ao trabalho.
Professores de Rio Claro continuam em greve (Foto: Foto: Felipe Lazzarotto / EPTV)
A greve dos professores e funcionários da Unesp em várias unidades do Estado reivindica reajuste salarial de 9,78% para as categorias. No último dia 4, a reitoria da Unesp se reuniu com representantes da Associação dos Docentes da Unesp (Adunesp) e do Sintunesp.
Durante o encontro, foi proposta a concessão de um abono de 21% aplicados sobre os salários de julho de 2014, abrangendo docentes e servidores técnico-administrativos.
Os valores seriam creditados sete dias após a normalização das atividades, de acordo com a universidade. Outra proposta apresentada foi a de um reajuste no valor do vale-alimentação, que passaria de R$ 600 para R$ 850, também condicionado ao fim da greve.
Após o encontro, os docentes decidiram suspender a greve no campus Araraquara até uma nova reunião que irá tratar a questão. O encontro está agendado para o dia 3 de setembro.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário