English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 30 de agosto de 2014

UFRGS lança edital do vestibular 2015 com 30% das vagas para Sisu

UFRGS lança edital do vestibular 2015 com 30% das vagas para Sisu

Provas da Universidade Federal do RS serão realizadas em janeiro.
Ao todo, são 1.637 reservadas e 2.359 de acesso universal.

Do G1 RS
UFRGS fachada (Foto: Ramon Moser/Divulgação) 
UFRGS lança edital do vestibular 2015 (Foto: Ramon Moser/Divulgação)
 
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o edital do vestibular 2015 para 90 cursos de graduação nesta sexta-feira (29). A oferta de 3.996 vagas no concurso corresponde a 70% do total, enquanto os 30% de vagas restantes são para o Sistema Unificado de Seleção Universtiária (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em relação ao ano anterior, a novidade é a oferta de 126 vagas no curso de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com aulas no ampus Litoral Norte.
O programa de ações afirmativas da UFRGS reserva no mínimo 40% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda. Ao todo, são 1.637 reservadas e 2.359 de acesso universal.
Conforme a universidade, as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet no site oficial, da 0h do dia 15 de setembro até as 23h59 do dia 13 de outubro. O valor da inscrição é de R$ 110. No momento da inscrição, o candidato pode optar por utilizar ou não a nota da prova objetiva do Enem 2014. O manual do candidato estará disponível para download a partir do dia 15 de setembro, no site do Vestibular.
As provas serão realizadas dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, na Serra, e Imbé/Tramandaí, no Litoral Norte. São aplicadas questões das seguintes áreas do conhecimento: física, literatura de língua portuguesa e língua estrangeira moderna; língua portuguesa e redação; biologia, química e geografia; e história e matemática.

Entenda as cotas da UFRGS
O percentual de 40% de vagas reservadas às ações afirmativas são para alunos do ensino médio do sistema público com: renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita (420 vagas); estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena) (450 vagas); candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita (379 vagas); alunos autodeclarados e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita (388 vagas).

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário