English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 10 de setembro de 2011

Além Do Nosso EU !

Muito além do nosso eu. Esse é o título de um livro escrito pelo premiado e internacionalmente reconhecido neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Você não o conhece ? Talvez seja porque, como brasileiros, temos, por muitas vezes, o hábito de não reconhecer aquilo que temos de bom !

É certo que este cientista já trabalha a muito nos EUA, afinal, financiamento para pesquisas aqui em nosso país tupiniquim sempre é difícil de arrumar. Mas isso não impediu que Nicolelis escrevesse um livro que tratasse de um tema um tanto quanto complicado para o leigo, como eu, de forma que ficasse claro e fascinante.
Neste livro ele vai falar de como o cérebro humano cria o pensamento e a própria noção que tem de si mesmo – o seu “EU” - e como essa criação pode, um dia, ser incrementada com o auxílio de máquinas. É dessa “interação” cérebro-máquina que ele vaia tratar. Essas interações, ou interfaces, também chamadas ICMs, na visão deste cientista, poderão um dia devolver a mobilidade a pacientes que sofreram graves lesões, e que por isso se encontram com paralisias graves. Isso aconteceria graças ao uso de “exoesqueletos” que serão “vestidos” como se fossem uma roupa, e que estarão ligados diretamente ao cérebro do paciente ! Além disso, a cura para distúrbios neurológicos, como a doença de Parkinson e o mal de Alzheimer, aparecem como sendo possível com essa nova tecnologia.
Essas possibilidades, aparentemente futuristas, surgem na visão do autor como algo para se realizar a médio e a curto prazo. Mas, se não bastasse todos estes avanços, Nicolelis se permite sonhar, ou como muitos gostam de dizer, viajar, principalmente na parte final do livro, onde ele trata sobre como pode ser um futuro mais distante baseado nas ICMs. Nele, as fascinantes perspectivas de comunicação tátil a longa distância e de exploração do fundo do mar e do espaço se realizam. Imagine, você sentado em uma sala aqui na Terra, ligado pelo seu cérebro a um robô que esteja em Marte, por exemplo, e sentindo tudo o que este mesmo robô sente ! Parece loucura ? Mas não é ! Pelo menos é o que pensa nosso fantástico neurocientista ! É por essas e outras histórias apresentadas neste livro que indico esta obra como uma leitura que vale o tempo gasto para saboreá-la ! Espero que gostem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário