English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como Teve Início A Segunda Guerra Mundial


Como teve início a Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi consequencia de questões mal resolvidas na Primeira Guerra Mundial. Após o fim do primeiro conflito, foram feitos acordos que repreendiam severamente os perdedores. Alemanha e Itália foram os países mais afetados. Houve prejuízos econômicos e desemprego nesses países. A miséria propiciou o surgimento de líderes nacionalistas de extrema direita, como foi o caso de Adolf Hitler e Benito Mussolini. Esses governos se instalaram de forma autoritária, afirmando que melhorariam a situação de seu país.
A Liga das Nações, órgão internacional responsável por manter a paz no mundo, não conseguiu barrar novos conflitos. Japão, Alemanha e Itália faziam investidas territoriais, ocupando nações. Os outros países nada faziam para impedi-los, temerosos de que uma nova guerra eclodisse.
Sabia-se que Hitler cobiçava a Polônia, devido ao “corredor polonês”, território alemão perdido após a Primeira Guerra Mundial que tinha saída para o mar. O líder nazista, em negociações com a França e a Inglaterra, havia se comprometido em não invadir mais nenhum território. Mesmo assim, França e Inglaterra garantiram apoio à Polônia em caso de invasão estrangeira. As tropas alemãs invadiram a Polônia em 1o de setembro de 1939, dando início à Segunda Guerra Mundial. Antes de iniciar o conflito, Hitler se certificou de que os russos não atacariam a Alemanha, por meio do Pacto germano-soviético, feito naquele mesmo ano.
O começo da Segunda Guerra, portanto, deu-se com Hitler tentando reaver um território que a Alemanha havia perdido na Primeira Guerra. Seus planos eram  estabelecer uma nova ordem na Europa. O governo nazista forjou um ataque de franco-atiradores poloneses a uma emissora de rádio alemã, para dar uma razão à guerra contra a Polônia. A Alemanha saiu vencedora em seis semanas.
Em 1940, os alemães atacaram também a Bélgica, a Holanda e Luxemburgo e seguiram para a França, onde negociadores franceses assinaram um acordo de trégua. Em 1941, tentaram ocupar a Inglaterra mas fracassaram. No entanto, conquistaram a região dos Bálcãs.
A impressão era de que o exército alemão era invencível. Na Operação Barbarossa, que teve início também em 1941, os alemães também avançaram com facilidade pela Rússia. Mas o Japão, aliado da Alemanha e da Itália no chamado Eixo, atacou a base naval norte-americana de Pearl Harbor – e então os Estados Unidos entraram na guerra contra a Alemanha. Com isso, os Aliados (formados também pela Inglaterra e pela França) ficaram fortalecidos. Na batalha de Stalingrado, na Rússia, os alemães perderam, modificando o curso da guerra. Os soviéticos ocuparam a Alemanha pelo lado leste e as forças aliadas pelo oeste. A Segunda Guerra teve fim em maio de 1945 como o maior conflito da história. Nela, 50 milhões de pessoas perderam suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário