English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Seis Assuntos Certos Na Prova De Biologia

Com a proximidade dos vestibulares de verão, professor dá dicas para a prova de biologia. Foto: Getty Images
Com a proximidade dos vestibulares de verão, professor dá dicas para a prova de biologia

À medida que o vestibular se aproxima, uma inquietação vai tomando conta da vida dos estudantes que se preparam para a prova: que assuntos priorizar nesta hora? Para ajudar o vestibulando na prova de biologia, o professor do cursinho pré-vestibular Unificado, de Porto Alegre (RS), Luiz Carvalho dá algumas dicas.
Confira os conteúdos que merecem atenção especial pela alta frequência com que costumam aparecer nas provas de todo o País.
Botânica
Também conhecida como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal, é o campo da biologia que estuda a vida das plantas e das algas. "Muito cuidado com as características dos principais grupos vegetais de ambientes terrestres, sempre levando em conta o processo evolutivo, o que surgiu primeiro, o que surgiu depois", detalha o professor Luiz Carvalho.
Citologia
Compreende o estudo das células e de suas estruturas, funções e importância no organismo dos seres vivos. "Atenção com as funções das principais organelas celulares, como complexo de Golgi, lisossomos, retículo endoplasmático e centríolo. Fiquem ligados também nos comparativos de divisão celular, em que são exigidas as principais características de cada uma delas: mitose e meiose", cita Carvalho.
Ecologia
É o braço da biologia que estuda as relações entre organismos e ambiente. "Aqui é importante atentar para as relações entre os seres vivos, os biomas (comunidades biológicas) e a dinâmica de populações", comenta Carvalho.
Evolução
Teorias evolutivas são uma constante nas provas de vestibular, como as de Lamarck e Darwin. "Comparativo entre as teorias evolutivas e evidências evolutivas são comuns. Principalmente os processos de especiação, processo evolutivo pelo qual as espécies se formam", completa o professor.
Fisiologia
Funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos, esse é o objeto de estudo da fisiologia. "É comum, neste tópico, encontrarmos questões com comparações entre os diferentes sistemas, dos diferentes grupos animais. Atenção especial na parte de fisiologia humana, como circulação, digestão e excreção", diz Carvalho.
Genética
Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. "Aqui o foco é na aplicação das leis mendelianas e casos especiais de genética. A parte de interações gênicas e heranças relacionadas ao sexo, também costumam aparecer na prova", conclui o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário