English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Grupo Terrorista ETA


O grupo terrorista ETAO grupo separatista ETA existe há mais de 50 anos e seu objetivo é a independência de um território de 20.000 km2 chamado Euskal Herria (País Basco), que fica entre o noroeste da Espanha e o Sudeste da França.
A região tem cerca de 2 milhões de habitantes e compreende as províncias espanholas Vizcaya, Guipuzcoa, Alava e Navarra e os estados franceses Labourd, Basse-Navarra e Soule. O País Basco tem língua, costumes, modo de vida e tradições próprios.
O Euskadi Ta Azkatasuna (ETA), que significa Pátria Basca e Liberdade no idioma local, surgiu na década de 1950 como um movimento estudantil que se opunha à ditadura militar do espanhol Francisco Franco. O movimento era uma dissidência do Partido Nacionalista Basco (PNB), que havia sido fundado em 1894 para obter politicamente a independência da região. Antes da ditadura, os bascos tinham autonomia, mas Franco acabou com a independência do território e reprimiu os movimentos regionalistas. Os bascos não podiam mais expressar sua cultura local.
Na época do movimento estudantil, o ETA tinha apoio da população e ajuda internacional porque era contra o regime ditatorial. No entanto, em 1968, a violência do grupo teve início. O lema do ETA é Bietan jarrai (“seguir nas duas”), ou seja, seguir tanto na luta militar quanto na luta política. Seus integrantes são responsáveis por diversos atentados à bomba e assassinatos, principalmente na região basca. Os recursos do grupo vêm se roubos, seqüestros e extorsão. Os alvos mais atacados são as autoridades e forças da Espanha e da França. Até hoje, os membros do ETA já mataram mais 800 pessoas e feriram outras centenas. Muitas das vítimas  foram autoridades, como políticos e juízes, que se opuseram à autonomia basca.
Após a morte de Franco, o território basco conseguiu certa autonomia. A Comunidade Autônoma do País Basco tem seu sistema próprio de arrecadação de impostos, há o estudo do idioma basco nas escolas e pode-se eleger Parlamento e presidente da região. Mesmo assim, o ETA continua com ataques violentos, pedindo por independência total da França e da Espanha.
Atualmente o ETA é considerado um grupo terrorista por vários países e organizações do mundo. Entre eles a União Europeia, a Anistia Internacional, a França, a Espanha e os Estados Unidos. No entanto, seus membros têm autorização para treinamento em alguns outros países, como na Líbia, no Líbano e na Nicarágua.
Na década de 1990, os partidos políticos ligados ao ETA foram banidos. Já houve diversas manifestações populares contra ações do grupo. Em 1997, quando o ETA sequestrou e assassinou um jovem vereador espanhol, milhões de pessoas foram às ruas protestar.
Em 1998, o grupo determinou um cessar-fogo de tempo indefinido, mas que acabou durando apenas 14 meses. O grupo foi perdendo força a partir do ano 2000, quando vários integrantes começaram a ser capturados. Hoje há cerca de mil membros do ETA presos na Espanha e na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário