English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 23 de agosto de 2011

As Doenças Sexualmente Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis O governo brasileiro vai lançar neste mês um programa para fazer testes de HIV, sífilis e hepatites B e C em índios de todo o Brasil. Até o final de 2012 serão examinados todos os índios brasileiros com mais de 10 anos de idade. Os que tiverem exame com resultado positivo serão tratados. Antes de o governo decidir tomar essa medida, foi feito um projeto piloto que indicou níveis preocupantes de incidência de HIV e sífilis entre os indígenas – 1,43% dos índios apresentava sífilis (a média do resto do país é de 2,1%) e 0,1% deles estavam contaminados com o vírus HIV (a média nacional é 0,6%).
As doenças sexualmente transmissíveis, ou DSTs, são chamadas de doenças venéreas e transmitidas principalmente por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada. Outra forma de contaminação é por meio de transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente durante o uso de drogas injetáveis. AIDS e sífilis também podem ser transmitidas da mãe para o bebê durante a gravidez se não houver tratamento adequado. No caso da AIDS, a transmissão para o filho  pode acontecer, ainda, durante a amamentação.
Os preservativos são a principal forma de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis e devem ser usados em todos os tipos de relação sexual (oral, anal e vaginal). Pessoas que mantêm relações sexuais sem camisinha devem consultar um médico periodicamente, porque há muitas dessas doenças que não apresentam sintomas. Quando é feito o diagnóstico de alguma DST, é importante que o doente inicie um tratamento com supervisão médica, já que as doenças sexualmente transmissíveis podem levar à infertilidade, à gravidez nas trompas e até à morte.
Conheça algumas doenças sexualmente transmissíveis:
Sífilis: É causada pela bactéria Treponema pallidum. Apresenta três estágios e os maiores sintomas aparecem nas duas primeiras fases. Durante esse período a doença é mais contagiosa. No terceiro estágio, o doente pode pensar que está curado apesar de não estar, porque não há sintoma. Quando uma pessoa é contaminada, ela pode apresentar lesão nos órgãos genitais e depois essas lesões se espalham pelo corpo. Com a evolução da doença, pode haver problemas cardiovasculares e nervosos. Em mulheres grávidas, há risco de aborto ou parto prematuro.
Gonorréia: Pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto, a garganta e os olhos e causar infertilidade, dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros danos.
Tricomoníase: É causado pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Afeta o aparelho genital. Nas mulheres, há inflamação no colo do útero, na vagina e na uretra, e nos homens ocorre inflamação no pênis.
Clamídia: Ocorre inflamação dos canais genitais e urinários. As mulheres infectadas podem apresentar abscessos, infertilidade e dores pélvicas. Nos homens, a clamídia pode ocasionar em esterilidade. A clamídia é muito comum em adolescentes e adultos jovens.
AIDS: É a síndrome da imunodeficiência adquirida e trata-se do estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV. Esse vírus ataca as células de defesa do organismo e deixa a pessoa infectada com baixa imunidade, ocasionando o surgimento de doenças oportunistas. Os sintomas da AIDS são febre, fadiga, distúrbios do sistema nervoso central, inchaço dos gânglios linfáticos e o aparecimento de vesículas avermelhadas na pele.
Condiloma acuminado (HPV): É uma doença causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Existem 100 tipos de HPV e alguns deles podem causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus, embora a sua infecção seja muito comum e nem sempre resulte em câncer. O Papanicolau é o exame de prevenção do câncer ginecológico. O sintoma mais comum do HPV é o aparecimento de verrugas, mas tanto o homem quanto a mulher podem estar contaminados e não apresentar sintomas. Já foram desenvolvidas vacinas contra o HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário