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terça-feira, 6 de setembro de 2016

Unesco inclui bolsas de estudo como ação para metas da educação

Unesco inclui bolsas de estudo como ação para metas da educação

Organização lançou documento com diretrizes para acompanhar evolução da educação mundial até o ano de 2030.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) divulgou nesta segunda-feira (5) suas novas sete metas globais para a educação até 2030. Os objetivos, que partem da constatação de que a pobreza é uma das maiores barreiras do ensino, devem ser alcançados por meio de ações propostas pelo órgão. Uma das ações apontadas é a ampliação da oferta de bolsas de estudo.

Com sete metas, três ações prioritárias e um diagnóstico da situação mundial, o Relatório de Monitoramento Global da Educação, divulgado pela Unesco, aponta diretrizes pra prevê avaliar o progresso da educação mundial até o ano de 2030. 

Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos é uma das sete metas estipuladas pela Unesco (veja lista abaixo). "De acordo com as tendências atuais, apenas 70% das crianças em países de baixa renda completarão a educação primária em 2030, um objetivo que deveria ter sido alcançado em 2015", aponta o relatório.
Rebeca Otero, coordenadora de educação do escritório da Unesco no Brasil, lembra que cada vez mais a educação está sendo uma alavanca para a conquista de outros direitos. “O Brasil ainda tem o desafio da qualidade, a qualificação dos professores, a expansão da educação infantil, de 0 a 5 anos. Ainda há a questão da universalização do ensino médio e a expansão da qualificação técnica, que ainda é precária, e se faz necessária para se alinhar ao mercado de trabalho”, afirma Rebeca.
A coordenadora lembra também que há uma “violência gritante" que afeta as escolas. “O componente violência influencia muito a educação. Ver o aluno como cidadão global, que vai ter autonomia, vendo a educação como algo mais contínuo ainda é o desafio.”
De acordo com o relatório, se mantidas as tendências atuais, "a universalidade da educação primária será alcançada em 2042, do primeiro nível da educação secundária em 2059 e do segundo nível em 2084".
Por isso, dentro do objetivo de garantir educação universal de boa qualidade para todos e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, a Unesco definiu sete metas. São elas: 

Meta 1
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem uma educação primária e secundária gratuita, equitativa e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Meta 2
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso ao desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-primária, de modo que eles estejam preparados para a educação primária.
Meta 3
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos as mulheres e homens a uma educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, inclusive a universidade.
Meta 4
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para o emprego, o trabalho decente e o empreendedorismo.
Meta 5
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiências, os povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
Meta 6
Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, tanto homens como mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido conhecimentos básicos em matemática.
Meta 7
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
As chamadas "ações de implementação" necessárias, segundo a Unesco, são as seguintes:
Ação 1
Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
Ação 2
Até 2020, expandir consideravelmente no mundo o número de bolsas de estudo disponíveis para países em desenvolvimento, principalmente para os países de menor desenvolvimento relativo, pequenos estados insulares em desenvolvimento e países africanos, para inscrição na educação superior, incluindo programas de formação profissional e programas de TIC, engenharia, ciências e áreas técnicas, em países desenvolvidos ou outros países em desenvolvimento.
Ação 3
Até 2030, aumentar substancialmente a oferta de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores nos países em desenvolvimento, principalmente os países de menor desenvolvimento relativo e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
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Fonte: G1.com

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