Unesco inclui bolsas de estudo como ação para metas da educação
Organização lançou documento com diretrizes para acompanhar evolução da educação mundial até o ano de 2030.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
(Unesco) divulgou nesta segunda-feira (5) suas novas sete metas globais
para a educação até 2030. Os objetivos, que partem da constatação de que
a pobreza é uma das maiores barreiras do ensino, devem ser alcançados
por meio de ações propostas pelo órgão. Uma das ações apontadas é a
ampliação da oferta de bolsas de estudo.
Com sete metas, três ações prioritárias e um diagnóstico da situação
mundial, o Relatório de Monitoramento Global da Educação, divulgado
pela Unesco, aponta diretrizes pra prevê avaliar o progresso da educação
mundial até o ano de 2030.
Eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade
de acesso a todos é uma das sete metas estipuladas pela Unesco (veja lista abaixo).
"De acordo com as tendências atuais, apenas 70% das crianças em países
de baixa renda completarão a educação primária em 2030, um objetivo que
deveria ter sido alcançado em 2015", aponta o relatório.
Rebeca Otero, coordenadora de educação do escritório da Unesco no
Brasil, lembra que cada vez mais a educação está sendo uma alavanca para
a conquista de outros direitos. “O Brasil ainda tem o desafio da
qualidade, a qualificação dos professores, a expansão da educação
infantil, de 0 a 5 anos. Ainda há a questão da universalização do ensino
médio e a expansão da qualificação técnica, que ainda é precária, e se
faz necessária para se alinhar ao mercado de trabalho”, afirma Rebeca.
A coordenadora lembra também que há uma “violência gritante" que afeta
as escolas. “O componente violência influencia muito a educação. Ver o
aluno como cidadão global, que vai ter autonomia, vendo a educação como
algo mais contínuo ainda é o desafio.”
De acordo com o relatório, se mantidas as tendências atuais, "a
universalidade da educação primária será alcançada em 2042, do primeiro
nível da educação secundária em 2059 e do segundo nível em 2084".
Por isso, dentro do objetivo de garantir educação universal de boa
qualidade para todos e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, a
Unesco definiu sete metas. São elas:
Meta 1
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem uma educação primária e secundária gratuita, equitativa e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem uma educação primária e secundária gratuita, equitativa e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Meta 2
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso ao desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-primária, de modo que eles estejam preparados para a educação primária.
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso ao desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-primária, de modo que eles estejam preparados para a educação primária.
Meta 3
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos as mulheres e homens a uma educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, inclusive a universidade.
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos as mulheres e homens a uma educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, inclusive a universidade.
Meta 4
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para o emprego, o trabalho decente e o empreendedorismo.
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para o emprego, o trabalho decente e o empreendedorismo.
Meta 5
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiências, os povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiências, os povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
Meta 6
Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, tanto homens como mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido conhecimentos básicos em matemática.
Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, tanto homens como mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido conhecimentos básicos em matemática.
Meta 7
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
As chamadas "ações de implementação" necessárias, segundo a Unesco, são as seguintes:
Ação 1
Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
Ação 2
Até 2020, expandir consideravelmente no mundo o número de bolsas de estudo disponíveis para países em desenvolvimento, principalmente para os países de menor desenvolvimento relativo, pequenos estados insulares em desenvolvimento e países africanos, para inscrição na educação superior, incluindo programas de formação profissional e programas de TIC, engenharia, ciências e áreas técnicas, em países desenvolvidos ou outros países em desenvolvimento.
Até 2020, expandir consideravelmente no mundo o número de bolsas de estudo disponíveis para países em desenvolvimento, principalmente para os países de menor desenvolvimento relativo, pequenos estados insulares em desenvolvimento e países africanos, para inscrição na educação superior, incluindo programas de formação profissional e programas de TIC, engenharia, ciências e áreas técnicas, em países desenvolvidos ou outros países em desenvolvimento.
Ação 3
Até 2030, aumentar substancialmente a oferta de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores nos países em desenvolvimento, principalmente os países de menor desenvolvimento relativo e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
Até 2030, aumentar substancialmente a oferta de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores nos países em desenvolvimento, principalmente os países de menor desenvolvimento relativo e os pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
Seja o primeiro a comentar
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e
não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário