English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 20 de abril de 2015

MEC classifica faculdades para curso de medicina em São José, SP

MEC classifica faculdades para curso de medicina em São José, SP

Cinco instituições particulares concorrem para implantar curso.
Resultado final deve ser divulgado até o dia 24 de junho.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Univap (Foto: Daniel Corrá/ G1) 
Univap é uma das faculdades finalistas para o processo (Foto: Daniel Corrá/ G1)
 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana as cinco instituições de ensino classificadas para instalar a faculdade de medicina particular em São José dos Campos (SP). Entre as selecionadas estão Anhanguera, Universidade do Vale do Paraíba (Univap), São Judas Tadeu, Anhembi Morumbi e Suprema.
A classificação levou em conta indicadores de qualidade, como o índice geral de cursos pelas instituições e o conceito preliminar de curso, além de processos de supervisão e  procedimentos para certificar a capacidade das universidades. O MEC não divulgou o total de propostas apresentadas para São José.
Na próxima etapa da seleção, uma comissão de especialistas do MEC vai analisar a qualidade e pertinência das propostas apresentadas pelas faculdades classificadas. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 22 de maio, com prazo para interposição de recursos até o dia 5 de junho.

Já o resultado final deve ser divulgado até o dia 24 de junho, com expectativa de que o curso seja aberto no início de 2016. De acordo com o termo de compromisso assinado entre a prefeitura e o MEC, o curso deve oferecer 100 vagas no município.
Processo
Em dezembro de 2013, o MEC oficializou São José entre as 42 cidades pré-selecionadas para receber um curso. A criação de novos cursos de medicina faz parte do programa Mais Médicos, do governo federal. A ideia é que os alunos façam residência na rede pública de saúde e aumentem a oferta de atendimentos à população.

Um dos critérios para a seleção da instituição vencedora será o investimento na estrutura de saúde do município. Como contrapartida, a prefeitura deve disponibilizar a rede municipal de saúde e a estrutura necessária para a faculdade que se instalar. O currículo da selecionada deve abranger formação para os alunos nas áreas em que o SUS apresenta carência de profissionais na cidade.

Faculdade pública
Em paralelo ao processo de instalação da universidade particular, São José também tenta a implantação de uma faculdade pública de medicina. O processo teve início no ano passado, quando a prefeitura ofereceu as instalações da Urbanizadora Municipal (Urbam) para receber o curso.

Em março, a cidade recebeu aval para a instalação, após vistoria da Congregação da Escola Paulista de Medicina, ligada a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Não há previsão para que a negociação seja concluída.

fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário