MEC classifica faculdades para curso de medicina em São José, SP
Cinco instituições particulares concorrem para implantar curso.
Resultado final deve ser divulgado até o dia 24 de junho.
Univap é uma das faculdades finalistas para o processo (Foto: Daniel Corrá/ G1)
A classificação levou em conta indicadores de qualidade, como o índice geral de cursos pelas instituições e o conceito preliminar de curso, além de processos de supervisão e procedimentos para certificar a capacidade das universidades. O MEC não divulgou o total de propostas apresentadas para São José.
Na próxima etapa da seleção, uma comissão de especialistas do MEC vai analisar a qualidade e pertinência das propostas apresentadas pelas faculdades classificadas. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 22 de maio, com prazo para interposição de recursos até o dia 5 de junho.
Já o resultado final deve ser divulgado até o dia 24 de junho, com expectativa de que o curso seja aberto no início de 2016. De acordo com o termo de compromisso assinado entre a prefeitura e o MEC, o curso deve oferecer 100 vagas no município.
Em dezembro de 2013, o MEC oficializou São José entre as 42 cidades pré-selecionadas para receber um curso. A criação de novos cursos de medicina faz parte do programa Mais Médicos, do governo federal. A ideia é que os alunos façam residência na rede pública de saúde e aumentem a oferta de atendimentos à população.
Um dos critérios para a seleção da instituição vencedora será o investimento na estrutura de saúde do município. Como contrapartida, a prefeitura deve disponibilizar a rede municipal de saúde e a estrutura necessária para a faculdade que se instalar. O currículo da selecionada deve abranger formação para os alunos nas áreas em que o SUS apresenta carência de profissionais na cidade.
Faculdade pública
Em paralelo ao processo de instalação da universidade particular, São José também tenta a implantação de uma faculdade pública de medicina. O processo teve início no ano passado, quando a prefeitura ofereceu as instalações da Urbanizadora Municipal (Urbam) para receber o curso.
Em março, a cidade recebeu aval para a instalação, após vistoria da Congregação da Escola Paulista de Medicina, ligada a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Não há previsão para que a negociação seja concluída.
fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário