English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Estudantes da rede estadual fazem protesto em apoio aos professores

Estudantes da rede estadual fazem protesto em apoio aos professores

Cerca de 50 alunos se concentraram no Parque 13 de Maio, no Recife.
Eles pedem o aumento para os professores e melhoras nas escolas.

Do G1 PE
Estudantes se concentram no Parque 13 de Maio, no centro do Recife. (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)Estudantes se concentram no Parque 13 de Maio, no centro do Recife. (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)
 
Alunos da rede estadual de ensino fazem protesto, na manhã desta segunda-feira (20), em prol da greve dos professores da rede, deflagrada no último 10 de abril. Os professores decidiram manter o movimento mesmo com decisão contrária do Tribunal de Justiça. A concentração dos estudantes começou por volta das 9h, no Parque 13 de Maio, em Santo Amaro, região central do Recife.
A mobilização foi convocada através de redes sociais, por um grupo de estudantes que apoia a greve dos docentes. De acordo com a organização do evento, cerca de cinquenta pessoas participam da mobilização. “São alunos de oito escolas, todas integrais”, explica um dos organizadores da mobilização, o estudante Magno Rodrigues, aluno do terceiro ano do Ginásio Pernambucano da Avenida Cruz Cabugá.

Para alunos, os professors merecem receber o aumento de 13,01%. (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo) 
Para alunos, os professors merecem receber o aumento de 13,01%. (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)
 
"A gente pretende seguir em caminhada até o Palácio [do Governo] e a gente espera que lá alguém nos receba. A gente tem uma pauta de reivindicações, e a maior delas é que o aumento de 13,01% sejam dados aos professores, porque eles merecem”, explica Magno Rodrigues.
De acordo com o estudante, os alunos se sentem prejudicados com a suspensão das aulas e afirmam que os professores merecem receber o aumento. Eles também pedem por melhorias nas escolas de ensino integral e semi-integral. “No começo desse ano, tinha escola que não tinha nem papel para fazer prova, cadeiras quebradas que ninguém conserta”, apontou ainda Rodrigues.

Histórico
A greve dos professores da rede estadual de ensino foi deflagrada no dia 10 de abril. Na quarta-feira (15), uma liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou a suspensão da greve, considerando o movimento abusivo. No entanto, em assembleia na sexta-feira (19), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado (Sintepe) decidiu continuar com a paralisação, que reivindica um aumento de 13,01% no salário de todos os professores da rede. O Governo do Estado concedeu o aumento apenas para os professores que têm nível médio, equivalente ao antigo magistério.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário