English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Manual do Candidato do Enem 2013: o que é preciso fazer na hora da inscrição, da prova — e da sonhada matrícula

Manual do Candidato do Enem 2013: o que é preciso fazer na hora da inscrição, da prova — e da sonhada matrícula

6 milhões devem se inscrever na prova, que dá acesso a universidades públicas e a bolsas e financiamento em privadas. Confira regras do edital do MEC

Estudantes realizam o Exame Nacional de Ensino (Enem)
Estudantes realizam o Exame Nacional de Ensino (Enem) - Paulo Libert/AE


Mais de seis milhões de pessoas devem se inscrever na edição 2013 do Enem. A prova dá acesso a universidades públicas e também a bolsas e financiamento para a graduação em instituições privadas.
Confira as principais regras da avaliação federal, estabelecidas pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável para realização do Enem. Elas estabelecem o que candidatos devem fazer em três fases distintas: inscrições, realização da prova e, finalmente, divulgação dos resultados e matrículas.

Enem 2013 — Antes da prova


Inscrição

As inscrições tiveram início às 10h do dia 13 de maio e seguem até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 27, exclusivamente pela página do exame na internet.
Dentro do sistema, são solicitados dados pessoais — nome, sexo e data de nascimento do candidato e o nome de sua mãe são preenchidos automaticamente se informado o número do CPF. Contudo, se alguma dessas informações estiver errada, é preciso solicitar sua correção junto à Receita Federal, o que deve ser feito antes do términdo do período de inscrições. O único campo que, se incorreto, pode ser alterado pelo candidato é o sexo.
Fique atento > Redobre a atenção ao informar ao sistema seu endereço: é para lá que o cartão de confirmação da inscrição será enviado.

Enem 2013 — Nos dias de prova


Local da prova

O local onde o candidato deverá realizar a prova constará do cartão de confirmação de inscrição — enviado pelo correio. É importante lembrar que é o participante do Enem quem escolhe, no ato da inscrição, o município onde fará a prova. Os locais também podem ser consultados no site do Inep.

Enem 2013 — Depois da prova


Divulgação do gabarito oficial


O Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem, deverá divulgar o gabarito oficial da prova no dia 30 de outubro. É a oportunidade para que todos os participantes saibam quais e quantas questões acertaram. Isso, contudo, não é o suficiente para construir o desempenho final do candidato. Isso porque o Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final do participante da avaliação determinado pela combinação de resultados.
As médias finais dos participantes serão publicadas na página do Inep na internet.


Para maiores informações clique no link a seguir: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/manual-do-candidato-do-enem-2013-o-que-e-preciso-fazer-na-hora-da-inscricao-da-prova-%E2%80%94-e-da-sonhada-matricula


Assista a seguir a todas as videoaulas do Pré-Enem divididas por áreas, clique no link abaixo para assistir as videoaulas: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/manual-do-candidato-do-enem-2013-o-que-e-preciso-fazer-na-hora-da-inscricao-da-prova-%E2%80%94-e-da-sonhada-matricula


Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário