English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 9 de junho de 2013

Enem 2013 terá 7,1 milhões de candidatos, diz Mercadante

Enem 2013 terá 7,1 milhões de candidatos, diz Mercadante

Número é recorde na história dos 15 anos do exame.
Mais de 5,2 mil inscritos estão isentos do pagamento.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta sexta-feira (7) que a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada em outubro, terá 7.173.574 participantes. O número de inscritos para a prova deste ano superou o recorde anterior, de 2012, que era de 5.971.290 candidatos.
No total, informou o titular da Educação, 92% dos estudantes pré-inscritos confirmaram a inscrição, seja por meio da isenção ou do pagamento da taxa de R$ 35. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.
"É uma grande vitória do Brasil mais de 7 milhões de pessoas quererem fazer o Enem. O povo brasileiro quer estudar mais. Isso é muito bom, porque só assim que vamos ficar um país desenvolvido", enalteceu Mercadante.
O ministro não soube informar qual será o custo por aluno para aplicação do Enem 2013, mas garantiu que deve ficar em torno do valor gasto no ano passado, que foi R$ 47 por estudante.
Com o aumento expressivo da demanda, o ministro da Educação enfatizou que o governo terá de rever o planejamento logístico para a aplicação da prova. Segundo ele, terão de ser contratados mais professores para a correção das redações, fiscais de sala e coordenadores. Além disso, o ministério terá de arregimentar um efetivo maior de policiais e militares para atuar no esquema de segurança do teste.
Inscritos confirmados no Enem:
 
Total: 7.173.574
Pagantes: 1.925.581
Isentos: 5.247.993
 
Mesmo com o número recorde de candidatos, Mercadante assegurou que a pasta está tomando as medidas necessárias para evitar fraudes ou problemas de correção das provas.
"Somos hoje muito rigorosos com o planejamento. Imprimimos a prova como se estivéssemos imprindo na Casa da Moeda, com o mesmo padrão de vigilância, fiscalização e controle eletrônico. Temos na distribuição das provas a participação dos batalhões das polícias militar, civil e federal. O Exército trabalho junto com a gente", destacou.
A princípio, 7.834.024 pessoas haviam solicitado inscrição no exame. Os pagantes totalizaram 1.925.581 e os isentos 5.247.993. Os que não estão em nenhum dos dois grupos, ou seja, o equivalente a 660.450 pessoas, tiveram a inscrição cancelada e não farão as provas.
Entre os candidatos que vão poder fazer o Enem de graça, 1.311.506 receberam a isenção automática porque estão matriculados em escolas públicas cadastradas no Censo Escolar. A maioria dos isentos, porém, é os que receberam o benefício do governo por ter renda familiar de até 1,5 salário-mínimo. Esse número chegou a 3.932.487, segundo o Inep.

O ministro Aloizio Mercadante apresenta o balanço final das inscrições do Enem 2013 (Foto: Elza Fiúza/ABr) 
O ministro Aloizio Mercadante apresenta o balanço final das inscrições do Enem (Foto: Elza Fiúza/ABr)
 
Balanço
Ao divulgar o resultado dos incritos no Enem, o ministro da Educação apresentou uma série de dados estatísticos sobre o teste. De acordo com Mercadante, a unidade da federação que teve o maior número proporcional de inscritos a cada 1 mil habitantes foi o Acre. O estado do norte do país registrou 58.364 inscritos, que, comparados com a sua população, equivalem a 79,6 participantes a cada mil habitantes.
O segundo estado no ranking de candidatos pela população é o Amapá. Lá, a relação de inscritos por mil habitantes ficou em 62,6 pessoas. No outro extremo da lista ficou Santa Catarina. O estado da região sul do país registrou 127.842 inscrições, que equivalem a 20,5 candidatos a cada mil habitantes.
O Ministério da Educação também divulgou as estatísticas de inscritos por idade. Os dados oficiais mostram que a faixa etária que mais se inscreveu no exame é a dos candidatos com 17 anos. Conforme o MEC, 1.048.396 estudantes com essa idade irão participar da avaliação nacional. Já outros 901.639 candidatos com 18 anos irão se submeter ao Enem.
Na avaliação de Mercadante, esses números revelam que parte significativa dos estudantes que estão concluindo o ensino médio estão realizando o teste.
"Quando fazemos a distribuição por faixa etária, percebemos que a grande concentração dos inscritos tem entre 16 e 20 anos. Eles representam em torno de 54% dos candidatos. Os concluintes do ensino médio são a grande massa do Enem hoje, o que é muito positivo. É exatamente o que a gente espera", avaliou.

Vaga na universidade
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário