Voar como os pássaros tem sido um sonho da humanidade desde os tempos
mais remotos. Ele finalmente se tornou realidade no final do século
XVIII com a invenção do balão de ar quente. Porém, o sentimento de
realização parecia incompleto, já que os balões ficam completamente à
mercê dos ventos e não podem ser guiados.
Depois da invenção dos dirigíveis seguida pelas aeronaves de
asa fixa no início do século XX, a realização parecia completa. Desde
então, aeronaves de várias formas e tamanhos têm sido projetadas e
construídas sem pausa, seja para o transporte ou para a guerra. Mas a característica que mais chama atenção em algumas delas não é a velocidade com que podem voar, mas sim o seu tamanho.
Zeppelin Hindenburg
Ninguém melhor para inaugurar esta lista do que a maior de todas as
máquinas voadoras: o Hindenburg. Construído em 1936 pela Zeppelin, a
conceituada fábrica de aeronaves alemã, o dirigível que atuava como um
transatlântico voador de luxo tinha impressionantes 245 metros de
comprimento, quase o triplo do atual Antonov-255, o maior avião do
mundo.
Devido às limitações de se conseguir o hélio na época, os
engenheiros não tiveram escolha a não ser usar o hidrogênio como o gás
mais leve que o ar a sustentar o Hindenbug. A aeronave tinha capacidade
para 72 passageiros e cruzou o atlântico 17 vezes, sendo 10 para os EUA e
7 para o Brasil.
Uma falha durante um pouso em 1937 fez com que o legado majestoso do
Hidenburg acabasse em uma imensa bola de fogo. O desastre custou a vida
de 36 pessoas e significou o fim da era dos dirigíveis.
Antonov An-225 Mriya
Construído em 1988 pela extinta União Soviética, o Antonov 225 foi
uma variação do seu irmão menor, o Antonov 124, concebido não só para
ser um avião de carga de extrema capacidade, mas também tinha a missão
especial de levar o ônibus espacial Buran em suas costas.
O Mriya possui uma envergadura de asa de 88,4 metros e uma largura
total de 84 metros, fazendo dele o avião mais longo já produzido. Mas a
característica que o faz ser insuperável é a sua capacidade de carga:
250 toneladas. Para ser ter uma ideia, isso é 10 vezes mais do que o
C-130 Hercules pode carregar ou o mesmo que 20 ônibus de Londres lotados
de passageiros.
Para levantar todo esse peso, o Antonov 225 faz uso de seis motores,
cada um do tamanho de um furgão. Além disso, 32 rodas sustentam o total
de 600 toneladas, somadas pela carga e pela aeronave durante os pousos e
decolagens. Apesar de toda a majestade do Mriya, o título de maior
envergadura de asa ainda vai para o próximo da lista, o "Spruce Goose".
Hughes H-4 Hercules
Em 1942, o Departamento de Defesa Americano firmou um contrato com o
magnata e projetista de aviões Howard Hughes para produzir aquele que
seria o maior avião da história, o H-4 Hercules. Depois de pronto, o
gigante poderia transportar 750 soldados totalmente equipados ou um
tanque Sherman sem problemas, algo que só poderia ser feito com navios.
Devido à política de conservação de metal para os esforços de
guerra, o avião teria que ser feito de madeira em sua maior parte. A
falta de pistas grandes o bastante para ele também iria exigir que o
Hercules fosse um aerobarco. Mais de quatro anos depois do início
projeto, a primeira, e única, unidade do H4 ?Hercules finalmente foi
testada em voo em 1947, tarde demais para ser usado na Segunda Guerra
Mundial.
O apelido de "Spruce Goose" ("Ganso de pinheiro") foi atribuído
pelos céticos que não acreditavam que o gigante com 97 metros de
envergadura de asa e oito motores a pistão poderia voar. Atualmente, o
Hercules repousa no Museu de Aviação Evergreen, nos EUA.
Ekranoplan MD-160 ? O monstro do Mar Cáspio
O vídeo acima permaneceu como um segredo de estado muito bem
guardado durante todo o período da Guerra Fria. Nele, estão documentados
os voos de testes do Ekranoplan, a aeronave soviética que mais tarde
seria apelidada de "Monstro do Mar Cáspio".
A máquina não é exatamente um avião, mas sim um veículo de
efeito terra, uma aeronave que só pode voar a poucos metros da
superfície em altas velocidades.
O gigante tem 73 metros de comprimento e poderia levar a peso máximo de
100 toneladas. Além de ser ter uma boa capacidade de carga, o MD-160
também poderia servir como um lançador de mísseis.
Os soviéticos acreditavam que a alta eficiência desse tipo de
veículo poderia tornar os navios obsoletos. Inicialmente, 100 unidades
do Ekranoplan foram encomendadas, porém, o projeto foi abandonado no
início dos anos 90 com o colapso da União Soviética. O único "monstro do
Mar Cáspio" produzido está hoje abandonado em um porto na cidade de
Kaspiysk, Rússia.
Airbus A380
Concebido para ter uma capacidade de passageiros ainda maior que a
do lendário Boeing 747 "Jumbo", o Airbus A380 é hoje o maior jato
comercial em operação, com lugares para 853 pessoas em classe única ou
525 separadas em três classes.
O gigante de dois andares completos está em desenvolvimento desde
1994, fruto de um programa que duraria 12 anos. Dificuldades com o
design fora das proporções normais e com a logística de montagem fizeram
com que o primeiro A380 "vestindo" as cores de uma companhia aérea só
fosse disponibilizado em 2007.
O maior avião da empresa francesa tem 79 metros de envergadura de
asa e 72 metros de comprimento, sendo que o seu peso máximo de 571
toneladas durante a decolagem é impulsionado por quatro motores
Rolls-Royce. Atualmente, 78 unidades estão em serviço ao redor do globo.
Mi-26 Halo ? O maior dos helicópteros
Se você já fez alguma viagem aérea no Brasil, provavelmente deve ter
voado em um Boeing 737, o avião mais utilizado no país. Agora imagine
se, no lugar de asas fixas, o 737 tivesse um rotor sobre a fuselagem.
Pois saiba que o avião "Frankenstein" que você acabou de imaginar ainda
seria menor que o maior helicóptero do mundo, o Mi-26.
Assim como outros gigantes dos ares, o "Halo" nasceu de um
ambicioso projeto soviético para ser um transportador de alta capacidade
que pode cumprir missões cruciais, com a vantagem
de fazer pousos e decolagens sem a necessidade de uma pista. Ele possui
impressionantes 40 metros de comprimento do rotor até a calda e pode
levantar 20 mil quilos de carga ou 90 soldados equipados.
Basta olhar para a imagem em escala acima para perceber o quanto o
Apache e Blackhawk parecem "filhotes" perto do Halo. Um total de 276
unidades do Mi-26 foi produzido desde 1980, e muitas delas ainda operam
nas forças armadas de muitos países até hoje. Um deles até foi usado
durante as missões de contenção no desastre de Chernobyl em 1986.
Airbus Beluga
O Antonov 225 pode ser a majestade dos céus se consideramos a sua capacidade de carga, mas nem mesmo ele pode competir
com o enorme volume interno do Airbus Beluga. A aeronave foi construída
nos anos 90 para ser uma alternativa de transporte de cargas com grande
volume e pouco peso, principalmente componentes de outros aviões.
Assim como o gigante russo, o Beluga possui uma porta frontal por
onde a carga pode entrar e sair do avião. O compartimento principal
possui 7,1 metros de diâmetro. Um de seus carregamentos mais famosos foi
a pintura "Liberty Leading the People", um quadro de 2,99 por 3,62
metros transferido do museu Louvre, em Paris, até Tóquio. A obra era
grande demais para caber em um Boeing 747 e não poderia ser dobrada ou
desmontada.
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