English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Vestibular Unesp

A UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades paulistas públicas e de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Há, no entanto, uma peculiaridade que a distingue das demais: é a única universidade presente em praticamente todo o território paulista. Sua estrutura multicâmpus está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo, sendo 21 câmpus no Interior, um na Capital do Estado, São Paulo, e um em São Vicente – o primeiro de uma universidade pública no Litoral Paulista.
Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a UNESP tem 32 unidades, que oferecem 168 opções de cursos de graduação em 64 profissões de nível superior, que formam, por ano, 5,8 mil novos profissionais e são responsáveis por 112 programas de pós-graduação.

Infraestrutura
A Universidade possui 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com aproximadamente 860 mil livros. Além disso, à disposição de alunos e professores, há museus, hortos, biotérios, jardins botânicos e cinco fazendas experimentais, perfazendo uma área total próxima a 62 milhões de m2, sendo aproximadamente 732 mil m2 de área construída.
A UNESP tem também um importante Hospital de Clínicas, em Botucatu, com 418 leitos, e administra o Hospital Estadual Bauru, com outros 380 leitos, e o de Américo Brasiliense. Somam-se a esse conjunto três hospitais veterinários e clínicas de odontologia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

Ensino
Os quase 3,4 mil professores garantem sólida formação aos alunos. A UNESP oferece 168 opções de cursos de graduação, sendo 52 de Exatas, 71 de Humanidades e 45 de Biológicas. Na seleção para ingresso do Vestibular de 2009, mais de 100 mil candidatos disputaram 6.874 vagas.
Na graduação, os mais de 34 mil alunos podem participar de programas especiais de treinamento e realizar atividades extracurriculares. Eles têm ainda a possibilidade de atuar em empresas juniores, prestando diferentes tipos de serviços, como consultoria, assessoria, elaboração de projetos e pesquisas de opinião.
Na pós-graduação, mais de 12 mil alunos estudam em 112 programas, com 108 mestrados acadêmicos, 4 mestrados profissionais e 85 doutorados acadêmicos.

Incentivos
Os alunos da UNESP contam com uma série de estímulos para seu aprimoramento. Há diversas modalidades de auxílios, como bolsas de estudos, Programa de Apoio ao Estudante, Auxílio-Estágio e Incentivo Técnico-Acadêmico e de Extensão, totalizando aproximadamente 2,5 mil benefícios, além de restaurantes universitários e moradias que atendem a mais de mil alunos. A Universidade oferece, ainda, a perspectiva de estágio no Exterior, com bolsa concedida pela instituição anfitriã, por meio de programas de intercâmbio de estudantes, além de programas voltados à melhor formação do aluno.
t11
f1
NÚMEROS DA UNESP*


• Cidades: 23
• Unidades: 32
• Unidades Complementares: 7
• Colégios técnicos: 3 (7 cursos técnicos e 3 de nível médio)
• Carreiras: 64
São aproximadamente 5,8 mil novos graduados
e 2 mil pós-graduados por ano
CURSOS
• Graduação: 168 opções de curso
• Pós-Graduação: 112 programas, que oferecem
108 mestrados acadêmicos, 4 mestrados profissionalizantes
e 85 doutorados acadêmicos
ALUNOS
• Graduação: 34.425
• Pós-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu): 12.031
• Total: 46.456
PROFESSORES
• 3.354

FUNCIONÁRIOS
• 6.984
INFRA-ESTRUTURA
• Área total: 62.453.301,36 m2
• Área construída: 732.471,04 m2
• 30 bibliotecas (861.459 livros, 26.098 títulos de periódicos)
• 5 fazendas de ensino e pesquisa
• 1 hospital de clínicas (418 leitos)
• 3 hospitais veterinários
• Atendimento Odontológico em 3 câmpus
• Centro de Oncologia Bucal
• Centro de Assistência Odontológica a Excepcionais
• Centro Jurídico Social
• 1.900 laboratórios
ORÇAMENTO DE 2009
R$ 1.391.964.461,00

Exame: Valoriza Visão Crítica; Duas Fases e Três Dias de Provas  

vestibular

Criada em 1976, a Unesp vem se consolidando como uma das principais universidades brasileiras. Nesse processo, a seleção dos alunos é item de importância fundamental e seu vestibular para os cursos de graduação apresenta, a cada ano, modificações cujo objetivo permanente é não apenas seu aprimoramento, como também o fortalecimento do vínculo entre o vestibular e o ensino médio e o aumento do índice de inclusão universitária, preservado o princípio do mérito acadêmico. Nos vestibulares de 2007, 2008 e 2009, foram introduzidas modificações, cujo processo foi concluído com a aprovação, em março de 2009, da proposta de aprimoramento do Vestibular da Unesp para 2010.
Com a nova metodologia de avaliação, o Vestibular da UNESP dar-se-á em duas fases. A primeira, de Conhecimentos Gerais, de caráter classificatório e eliminatório, com 90 questões objetivas, visa propiciar a seleção inicial dos candidatos e, além de verificar o grau de compreensão dos conteúdos específicos do ensino médio, agregará ao processo avaliatório indicadores relativos às competências de leitura e interpretação crítica, objetividade, raciocínio lógico e maturidade nas relações multidisciplinares.
Já a segunda fase, de Conhecimentos Específicos, se caracterizará pela especificidade de cada eixo norteador, com 36 questões dissertativas e uma redação.
Na prova de Conhecimentos Específicos as questões serão mais elaboradas, para respostas discursivas também mais elaboradas. Coerente com o redirecionamento de avaliação, para que possa articular-se com uma nova concepção de formação universitária que desaconselha a especialização precoce, a segunda fase, realizada em dois dias, será concebida como uma única prova para todas as áreas do conhecimento.
Todos os acertos da Prova de Conhecimentos Gerais terão o mesmo valor. A nota da primeira fase será atribuída na escala de 0 a 100. Dar-se-á continuidade à possibilidade de aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, conforme critérios semelhantes aos adotados nos anos anteriores.
Na segunda fase, todas as questões da Prova de Conhecimentos Específicos terão o mesmo valor, e a prova toda somará 72 pontos (escala 0-72). A prova de Redação somará 28 pontos (escala 0-28). A nota da segunda fase será a soma das pontuações obtidas nas duas provas (escala 0-100).
Será desclassificado o candidato que obtiver nota zero em qualquer uma das avaliações (Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Específicos e Redação). A nota final do candidato será a média aritmética das notas obtidas nas duas fases.
Os cursos que tiverem provas de habilidades, a serem aplicadas apenas aos candidatos convocados à segunda fase, terão essa nota convertida na escala 0-100. Nestes casos, a nota final do vestibular será obtida pela média aritmética simples das três notas.
“Para a concepção da prova, a Vunesp adota como princípio que a Unesp busca os melhores alunos, aqueles que são comprometidos com o trabalho estudantil, têm interesse na pesquisa, consciência de sua responsabilidade social e, além disso, reconhecem no trabalho e esforço acadêmico o progresso indivi­dual e coletivo, cientes de que a comunidade do Estado de São Paulo, ao investir em sua formação profissional de forma gratuita e com qualidade inquestionável, deposita esperanças no desenvolvimento e melhoria das condições sociais e tecnológicas. Em síntese, a Universidade busca alunos estudiosos, críticos e participativos”, afirma Tânia Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Vunesp – Fundação para o Vestibular da UNESP, entidade responsável pelos exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário