English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Veja Dicas Para Relaxar Antes Do Enem

Relaxar e fazer exercícios físicos são importantes antes de provas extensas, como as do Enem. Foto: Getty Images
Relaxar e fazer exercícios físicos são importantes antes de provas extensas, como as do Enem
Faltando poucas horas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste fim de semana em todo o País, alguns candidatos ainda acham que podem aprender tudo o que não viram durante o ano. Assim, mudam a rotina e acabam impondo ao corpo árduos testes. Atitudes como redução nas horas de sono, pesadas sessões de estudo e privação de atividades de lazer atrapalham mais do que ajudam. Veja, a seguir, o que merece um cuidado especial do estudante neste período pré-prova.
Concentração
Trabalhar a concentração é tarefa que começa antes da prova. De acordo com o psicólogo especialista em cognição humana Fernando Elias José, existem três tipos de atividades que colaboram para aumentar o foco do aluno para o exame: os exercícios físicos, os de respiração e os testes simulados, "semelhantes aos que são aplicados na prova", explica.
Segundo o psicólogo, para respirar corretamente é preciso puxar o ar pelo nariz e soltar pela boca, além de respirar mais devagar. Isso ajuda a pessoa a baixar o nível dos hormônios, fazendo com que raciocine melhor e se concentre mais. Já os exercícios físicos cooperam para um aumento da atividade cerebral e, consequentemente, da concentração. Por último, responder a questões similares às da prova auxilia o candidato a se concentrar como se estivesse realizando o exame.
Equilíbrio emocional
Além disso, todo o nervosismo que acompanha cada candidato, seja em maior ou menor intensidade, pode acarretar em um desequilíbrio emocional. "Essa situação ocorre devido a dois pontos: expectativa errada e alteração da rotina", explica o psiquiatra e professor de química Celso Lopes, do cursinho Anglo, de São Paulo.
O primeiro caso é caracterizado por aqueles alunos que acreditam que vão chegar na prova e conseguir resolver tudo, o que pode gerar frustração. Lopes tranquiliza os estudantes: "se a cada quatro questões ele não souber como resolver uma, está tudo ok, é perfeitamente normal".
O segundo caso é relacionado a alterações no cotidiano do estudante, em virtude de se preparar para a prova. "Quem estuda demais, privando o corpo de necessidades fisiológicas, como o sono, por exemplo, sofre mais com o aumento de nervosismo e irritabilidade, que acabam resultando em um desequilíbrio emocional tanto antes como durante a prova", conclui Lopes.
Se durante a prova o estudante sentir-se, por algum motivo, muito agitado ou frustrado por não conseguir resolver algumas questões, uma breve pausa para espairecer é o melhor remédio. "É melhor perder dois ou três minutos relaxando do que comprometer a prova inteira", diz Lopes.
Ansiedade
A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, presente em situações que antecedem algum tipo de perigo, seja ele real ou imaginário. É natural que muitos estudantes sintam um desconforto antes do Enem, em virtude da importância que o resultado na prova possa vir a representar. Mas é crucial lidar com a ansiedade de maneira adequada. "Não dá para ter aquele pensamento clichê de que 'o aluno não pode ser nada ansioso'. A ansiedade é muita bem vinda até um certo nível. Ele só precisa saber quando é que a ansiedade começa a atrapalhá-lo", afirma Elias.
Segundo Lopes, "existe uma sigla de origem militar chamada PAON (pare, alimente-se, oriente-se e navegue) que é útil nesses momentos. Quando o aluno se encontra em uma situação de muita aflição durante a prova, é importante parar, respirar, comer uma barrinha de cereal, beber água ou ir ao banheiro e só depois voltar à prova", recomenda.
Relaxamento
O relaxamento colabora para manter o cérebro do aluno disposto para mais um dia de estudos ou provas. Não se trata de deixar de estudar ou priorizar momentos de lazer, mas sim da conciliação de ambos para uma rotina saudável. "Ter momentos de lazer, se divertindo com pessoas que sejam importantes na vida dele, contribui para o estudante não se estressar tanto e reduz a ansiedade pré-prova", conclui Elias.
O que evitar na véspera da prova
- Bebidas alcoólicas;
- Mudanças bruscas na alimentação;
- Alteração na rotina de sono;
- Uso de medicamentos para aumentar a capacidade de memorização;
- Sessões de estudo muito longas.

Um comentário:

  1. Gostei muito das dicas para relaxar antes do Enem professor... É muito importante pois o nervosismo interfere totalmente o desempenho de uma prova, ainda mais o Enem que é muito extensa e cansativa.

    ResponderExcluir