English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saiba Como Escolher Sua Futura Faculdade


Geralmente escolher a faculdade não é tarefa fácil e antes de optar por uma ou outra, é bom lembrarmos de uma série de fatores fundamentais para a escolha da instituição onde passaremos alguns anos de nossa vida. Veja o que você deve saber, o que perguntar, o qual os passos deve tomar antes de escolher a sua futura faculdade.   
Escolher bem é o primeiro passo para uma boa formação. Cada faculdade possui um método de ensino particular e cada uma possui o seu prestígio e característica. Nem todas possuem o mesmo preço, claro. Até mesmo por que, muitas vezes o barato sai caro; porém, o valor da mensalidade não influi necessariamente na qualidade de ensino. A formação na faculdade é o trampolim para o seu sucesso profissional. Por isso, você tem que prestar atenção nesses pontos:   

A trajetória da Faculdade: é bom para levar em consideração o que nós chamaríamos de o "currículum vitae" da faculdade, isto é quando ela "nasceu", quem ou o que apóia a instituição (ela pode ser financiada por alguma entidade religiosa ou política), quais os cursos que ela possui, e se a faculdade tem parceria com algumas empresas. A avaliação desses dados são fundamentais antes da escolha da instituição onde você pretende estudar. 
Visite a Faculdade: embora todas as faculdades geralmente possuam web sites e folhetos informativos a sua disposição, não deixe que apenas a publicidade influa em sua escolha. Faça uma lista das faculdades que você tem interesse de prestar vestibular e faça uma visita a cada uma delas, mesmo que seja só para saber se tudo aquilo que você viu na propaganda é verdade.   
Avalie o curso: Quando você escolhe um curso, provavelmente você já tem em mente uma idéia de como gostaria que fosse esse curso (mais aulas teóricas, mais aulas práticas, possua estágio, seja integral, meio período...). Portanto, antes de escolher a faculdade procure saber qual curso (de qual faculdade) mais se identifica com você.
Analise os Custos da Faculdade. evidentemente todos os cursos não tem o mesmo preço, nem todas as faculdades cobram o mesmo valor pelo mesmo curso (engenharia, direito, publicidade, etc.) Lembre-se que um curso ser mais caro que outro não significa que ele é melhor. Por isto não deixa que o preço seja o fator determinate para a escolha de sua faculdade. Mesmo que um curso seja barato, procure saber se ele não possui muitos custos extras como livros, aulas extras, material didático, entre outros.
Se depois de muito pesquisar você encontrar a faculdade "perfeita" para você, mas não tiver condições de arcar com a mensalidade do curso, não desanime. Converse com seus familiares, veja se eles podem lhe ajudar durante esse período de estudos, além disso, você pode arrumar um emprego durante a faculdade ou conseguir um financiamento junto ao FIES. 
Os professores: é importante que você se informe antes de escolher quais serão seus professores: Se eles possuem uma boa formação, tem o conhecimento necessário para lecionar, se trabalham ou já trabalharam na área, se são bem conceituados, etc. Procure examinar o currículo dos professores e se possível assista algumas aulas.  
Os alunos: Ninguém melhor para falar sobre uma faculdade do que seus alunos. Procure saber se você conhece alguém que estude na faculdade que você pretende prestar, de preferência no curso de seu interesse e peça a ele um parecer sobre as aulas, os professores e a instituição. Mesmo que você não conheça ninguém, você pode obter essas informações em sites, grupos de discussão e salas de chat específicas.
Trabalham com bolsa: É importante saber se sua faculdade trabalha com bolsas de estudo e qual o procedimento para consegui-la. Mesmo que você possua condições de pagar a faculdade, você pode ter dificuldades futuramente e uma bolsa de estudos, mesmo que parcial, lhe será de grande ajuda.
Seguindo estas dicas você aumente consideravelmente as chances de escolher a faculdade certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário