English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 22 de maio de 2011

Auschwitz


Como já discutimos em várias oportunidades em nossas aulas, a História é inútil ! E é bom que seja assim, ao menos no sentido de que ela não tem que “servir” a nada neste mundo, onde tudo aparentemente tem que virar “capital e lucro” !

Mas apesar disso, às vezes ela pode também ser considerada como útil, em um outro sentido, é claro. Isso acontece quando ele nos faz relembrar de coisas que somos capazes de fazer, coisas estas que podem ser tanto do rol dos sonhos como também dos pesadelos !
No que vou apresentar hoje, infelizmente, podemos dizer que nossos atos passados pertencem à categoria pesadelo ! Isso porque, gostaria de deixar para vocês, hoje, um LINK que poderá ajudar a complementar as discussões que temos feito em sala sobre o Nazismo e o Fascismo. Esse LINK os levará para uma visita virtual a um dos campos de concentração nazista mais famosos da história, e famoso aqui, para a nossa tristeza, não tem sinônimo de beleza ou prazer, mas sim de dor e sofrimento. Esse campo ficou conhecido na história com o nome de Auschwitz.
Antes que você acesse este site, saiba que as imagens, por serem “verdadeiras”, podem chocar aqueles mais sensíveis. Por isso, faça essa visita virtual sabendo que apesar de todo o horror praticado naquele local, é somente com a lembrança proporcionada pela História que podemos, quem sabe, evitar que tragédias como esta voltem um dia a ocorrer ! É isso ....

PS.: Aproveite e faça o nosso TESTE RÁPIDO sobre a figura que ajudou a proporcionar parte deste horror, Adolf Hitler !

Nenhum comentário:

Postar um comentário