English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Saiba Como Encarar a Reta Final do Vestibular


É dada a largada, nesta hora, só dá para contar com as três principais palavras que fazem parte do vocabulário do vestibulando: estudo, disciplina e organização.
Professores, pedagogos e nutricionistas ouvidos , dão dicas de como o estudante deve se preparar, aumentando suas chances de ser aprovado nos processos seletivos.
"Descanso, nesta fase, é fundamental", aconselha Maria Irene Maluf, psicopedagoga e presidente da ABP (Associação Brasileira de Psicopedagogia). "É hora de tirar dúvidas, de estudar aquilo que não se sabe tanto. O vestibulando tem que se dedicar, mas tem que relaxar também. Afinal, a vida não pára por conta dos exames."
A colaboração dos pais também é importante neste período, de acordo com Ernesto Pirner, coordenador da unidade Sergipe e professor de biologia do Anglo Vestibulares. "Alguns pais são omissos, outros ameaçam o estudante, dizendo que, se ele não passar, terá que trabalhar no ano que vem. De nada adianta. Os pais têm que oferecer suporte neste momento de insegurança", afirma.
E se, mesmo com tanto esforço, o vestibulando não conseguir uma vaga na universidade? "Quando passa pela cabeça "eu poderia ter estudado um pouco mais", pode ter certeza de que o aluno não fez o que teria que ser feito", diz Ana Lúcia Araújo Zaroni Motta Parro, coordenadora do ensino médio da Escola Pueri Domus.
"Mas se ele cumpriu sua responsabilidade, que é se preparar, agregar conhecimento e buscar informações sobre o mercado em que quer atuar, tem muitas chances de ser aprovado", analisa. "Quem não passar terá que repensar a sua escolha para saber o que quer."

Dicas

Confira algumas dicas para encarar os vestibulares:
- organize seu tempo e faça um cronograma de estudo. Divida o tempo entre as aulas, a revisão e os exercícios. Isso lhe dará mais segurança para enfrentar as provas
- estude o máximo que puder, mas, quando bater o cansaço físico e mental, feche o livro e vá relaxar
- escolha lugares tranqüilos e silenciosos para estudar
- verifique nos sites das universidades as provas de anos anteriores para saber como é o estilo de cada uma
- treine o esquema de redação. Descubra argumentos e saiba como defendê-los
- leia jornais para se manter atualizado
- lembre-se: você não precisa saber de absolutamente tudo
- uma alimentação equilibrada neste momento é fundamental para fornecer energia para o corpo e cérebro. O ideal é consumir, em quantidades moderadas, alimentos fontes de carboidratos, como pães, biscoitos, cereais, arroz, batata e macarrão
- beba muita água, em média, oito copos por dia
- durma bem. Com o corpo descansado, seu estudo renderá mais. Não tome estimulantes para se manter
acordado, eles só vão adiar a sensação de cansaço
- planeje a ordem das provas. A média de tempo para cada questão costuma ser de três minutos. Leia com atenção, resolva o que sabe e deixe o conteúdo que não sabe para o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário