English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 1 de maio de 2010

Atualidades 3 - BRICs

Brasil + Rússia + Índia + China
O termo BRICS significa Brasil, Rússia, Índia e China, formam os países apelidados como “Baleias” com diagnóstico analítico que ultrapassarão muitas economias desenvolvidas no futuro. Até o final de 2006 o Brasil estava em último lugar entre eles com um índice de crescimento econômico muito inferior a todos eles.
A expressão “Baleias” foi cunhada em oposição a “Tigres Asiáticos” ou NICs (Novos Países Industrializados). Os “tigres”são países de pequena extensão territoriais, desprovidos de recursos naturais, reduzida população e com dinâmica de crescimento baseada na exportação. Já as “Baleias” possuem grande extensão territorial, extenso litoral, amplos recursos naturais, grande mercado consumidor interno (em potencial) e que tendem a se mover de modo mais lento. Rússia e China optaram por uma estratégia mais agressiva de acumulação de reservas internacionais a fim de manter suas moedas desvalorizadas e reduzir a vulnerabilidade externa de suas economias. No caso chinês em particular, possuindo ainda mão de obra extremamente barata, os produtos fabricados acabem conquistando o mercado externo com facilidade e o país sendo acusado de “dumping social”.
Atualmente os países integrantes do BRICS possuem 41% da população mundial, mas apenas 8% do PIB mundial. Porém, em termos de produção industrial os países do BRICS tendem a superar o G-7 até 2040.
Juntos a BRICs teria uma
enorme força econômica 

Um comentário:

  1. Muito bom professor, com esses resumos no blog facilita o aprendizado.

    Alex Lembo 3°K

    ResponderExcluir