English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Escola de arquitetura da USP vai destinar 30% das vagas ao Sisu

Escola de arquitetura da USP vai destinar 30% das vagas ao Sisu

Sistema do MEC seleciona a partir do desempenho no Enem. Escola de comunicação da USP também aderiu ao sistema.

Do G1, em São Paulo
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) vai destinar 30% das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017. A decisão foi deliberada pela congregação da FAU na quinta-feira (30).
Das 190 vagas (150 para o curso de arquitetura e urbanismo e 40 para design), 57 serão reservadas ao Sisu.
O Sisu é o sistema do Ministério da Educação que reúne vagas de instituições públicas de ensino superior e seleciona os candidatos a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por conta da adesão ao Sisu, a faculdade decidiu suspender, em caráter experimental, a prova de habilidades específicas para os ingressantes em 2017.

Comunicação
Na semana passada, a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) também anunciou a adesão ao Sisu. Serão destinadas 83 vagas para a seleção de 2017.
Os cursos de licenciatura em educomunicação, biblioteconomia, jornalismo, editoração, publicidade e propaganda, relações públicas e turismo oferecerão as vagas distribuídas para ampla concorrência, alunos que saíram de escolas públicas e pretos, pardos e indígenas.
Os demais cursos da unidade que possuem provas de habilidades específicas, no entanto, não participarão do Sisu. Segundo a ECA, a participação desses cursos ainda está sendo estudada.

Queda no total de alunos de escola pública
A estreia da USP no Sisu deste ano contribuiu para a diminuição do número de alunos oriundos da rede pública ingressantes nos cursos da USP e na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Neste ano, 2.855 alunos, o equivalente a 27% do total de vagas, concluíram o ensino médio exclusivamente na rede pública e foram aprovados no vestibular da Fuvest 2016. No ano passado, esse montante era de 3.520 alunos, o equivalente a 29,2%.
A assessoria de imprensa da Fuvest atribuiu à queda ao número de vagas que foram destinadas pela primeira vez ao Sisu. Foram disponibilizadas 1.489 vagas ao Sisu, só que apenas 567 delas foram preenchidas por alunos que cursaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas. No total, 45% das vagas ficaram ociosas.
Onze cursos da USP não conseguiram selecionar nenhum aluno, de acordo com levantamento do G1 . Ao todo, 10,4% das vagas terminaram sem candidatos aptos no processo.
São carreiras que exigiram, para participação no processo seletivo, de notas mínimas de 650 ou de 700 pontos em cada prova do Enem 2015. Houve ainda sete cursos que somente conseguiram preencher parcialmente as vagas oferecidas.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário