English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Brasileiros vão disputar Olimpíada de Matemática em Hong Kong

Brasileiros vão disputar Olimpíada de Matemática em Hong Kong

Delegação, formada por seis alunos, faz treinamento intensivo em SP. Olimpíada Internacional de Matemática reúne alunos de 100 países.

Do G1, em São Paulo
Os “atletas” são de três estados: Andrey Jhen Shan Chen, Pedro Henrique Sacramento de Oliveira e Gabriel Toneatti, de São Paulo; Daniel Lima Braga e George Lucas Diniz Alencar, do Ceará; e João Cesar Campos Vargas, de Minas Gerais.
Os seis estudantes foram escolhidos para representar o Brasil após um rigoroso processo de seleção que considerou os resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2015 e em quatro provas realizadas este ano.
As provas da IMO 2016 serão nos dias 11 e 12 de julho, e os alunos dos cerca de 100 países participantes, terão, em cada dia, quatro horas e meia para resolver três questões (são seis questões ao todo, cada uma valendo sete pontos).
Os resultados serão divulgados no dia 15 de julho, durante a cerimônia de encerramento do evento. Em 2017, a IMO será, pela primeira vez, no Brasil. A equipe que participará da IMO 2016 terá como líder o professor Nicolau Saldanha e como vice-líder o professor Samuel Barbosa Feitosa.
Conheça um pouco mais sobre os atletas que buscarão para o Brasil medalhas na mais tradicional e competitiva olimpíada de matemática do mundo:
Andrey Jhen Shan Chen, 16 anos, de Campinas (SP), tem no currículo três medalhas de ouro na OBM e várias medalhas em olimpíadas internacionais. Depois da IMO, pretende fazer graduação em Matemática. É o aluno mais novo da equipe. Este ano, conquistou medalha de prata na Olimpíada do Cone Sul, realizada na Argentina.
Pedro Henrique Sacramento de Oliveira , 16 anos, de Vinhedo (SP), foi cinco vezes medalhista de ouro na OBM, e participou da IMO 2015, onde conquistou medalha de prata. Também participa de competições de informática e se classificou para a Olimpíada Internacional de Informática deste ano, na Rússia. Na graduação, pretende estudar matemática e informática, sendo fã da área de inteligência artificial.
Gabriel Toneatti, 18 anos, de Osasco (SP), também participou da IMO no ano passado e conquistou medalha de bronze. Pretende estudar biologia molecular e ciência da computação, e tem como referência o professor Eric Lander, que também participou da IMO e que hoje dedica boa parte de sua carreira ao Projeto Genoma.
Daniel Lima Braga, 18 anos, de Eusébio (CE), também tem várias premiações importantes, que incluem duas medalhas de prata na IMO 2014 e IMO 2015, e ouro na OBM 2015. Já está de malas prontas para, após a IMO 2016, ir para a Universidade de Princeton, nos EUA, onde foi admitido.
George Lucas Diniz Alencar, 17 anos, de Fortaleza (CE), medalhista de ouro na OBM 2015, é estreante na IMO, mas diz que está confiante de que conseguirá um bom resultado. Para isso, diz ele, tem estudado nos últimos meses de oito a dez horas por dia.
João Cesar Campos Vargas, 17 anos, de Passa Tempo (MG), foi medalhista de bronze na IMO 2015 e ouro na OBM 2015. Estudou em escolas públicas até o ano passado, e por várias vezes foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário