English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sistema do Fies é reaberto, mas apenas para contratos em andamento

Sistema do Fies é reaberto, mas apenas para contratos em andamento

Na tarde desta quarta-feira, site voltou ao ar para aditamento de contratos.
MEC ainda não deu prazo para reabertura do sistema para novos contratos.

Do G1, em São Paulo
Sistema do Fies foi reaberto nesta quarta, mas apenas para o aditamento de contratos já em andamento (Foto: Reprodução/Fies)Sistema do Fies foi reaberto nesta quarta, mas apenas para o aditamento de contratos já em andamento (Foto: Reprodução/Fies)
 
O sistema on-line do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que estava fechado desde o início do ano, foi reaberto na tarde desta quarta-feira (28) para estudantes que já têm um contrato em andamento e precisam efetuar o aditamento. Até as 19h20 desta quarta, a área de novos contratos ainda estava inativa. "O sistema está aberto inicialmente para contratos em andamento. Para novos contratos o sistema estará disponível em breve", informa o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.
O Fies paga de 50% a 100% da mensalidade, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano.
Segundo o MEC, os alunos que já têm o Fies não serão prejudicados, o dinheiro será repassado às faculdades. Mas novos financiamentos, só depois que o site voltar a funcionar.


O site estava fora do ar desde o início do ano depois que o governo estabeleceu uma nova regra para a criação de novos contratos a partir de abril. Pela nova regra, o estudante precisa ter uma pontuação mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação. Até então, não havia exigência de notas. O MEC diz que as mudanças nas regras são para melhorar a qualidade do ensino no país.
O secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, disse que o governo vai conversar com as entidades particulares de educação superior "dentro do pressuposto da qualidade". As faculdades questionam a nova exigência de uma pontuação mínima para os estudantes terem acesso ao financiamento de cursos.
No ano passado, o governo gastou R$ 9 bilhões com o Fies. Para conseguir financiamento é preciso ter renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário